Impacto das Novelas da Globo em Nossa Sociedade, é pecado assistir

Novelas da Globo ❤️ Qual impacto negativo em assistir

Medalhas de São Bento Originais

Alguns versículos do Apóstolo Paulo que descrevem as novelas da Globo em detalhes requintados:
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. – Gálatas 5:19-21.

Novelas da Globo – Péssimas Mensagens

Ninguém que afirma ser cristão admitiria que a maneira da vida retratada pelas novelas seja uma que deva seguir.

Adultério sem sentido, fornicação, ódio, engano e assassinato permeiam cada episódio. Tais “obras da carne” são até lamentadas por alguns críticos da televisão, e estas são as pessoas que muitas vezes não afirmam seguir Cristo.

De fato, as mensagens ruins que as novelas da Globo trazem são maldade, vingança, golpe, adultério, prostituição, riqueza e mais. É claro, é errado fisicamente participar de tais atos como Paulo descreveu.

Mas, Mateus 5:27-28 alerta que os fiéis não devem participar deles mentalmente por assisti-los ocorrerem. As novelas e outros programas parecidos são de zero valor para o cristão de mente espiritual.

Deus deseja que os católicos vivam vidas abundantes, “Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo corra bem, assim como vai bem a sua alma”, 3 João 1:2.

Não há maneira em que se pode prosperar por assistir novelas. Elas não vão ajudar o fiel a “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.”, 2 Pedro 3:18, como o Apóstolo Pedro admoestou.

É claro, as orientações aplicando às novelas da Globo, aplicam para todas as formas de entretenimento. Um cristão deve exercitar sabedoria e discrição quando fazendo tais escolhas.

Atividades como música, exercício, ler um livro, jardinagem são todas excelentes e substitutos construtivos para televisão e filmes cheios de violência, fantasia e nudez.

Ao assistir televisão, com cuidado então evitar programação contendo as “obras da carne” que Paulo alertou. Lembrar-se que os que as praticam não estarão no reino de Deus.

Bispo Fala que Globo É “um Demônio Dentro de Casa”

Além disso, o bispo pediu aos fiéis para que não assistam novelasda Globo. Bispo dom Celso Antonio Marchiori de 59 anos, em 2017, na missa no Dia de Aparecida, fez pedido para os católicos acompanhando o sermão no Paraná, Diocese de Apucarana, a se unir contra “espírito diabólico que a rede Globo está espalhando contra a família e a religião”.

O Bispo então aconselhou os católicos para não assistirem novelas da Globo como também programação da Globo, a chamando de “diabólica”. Ele falou, “Não devemos mais ver a Globo porque ela é um demônio dentro de nossas casas”. CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil não se posicionou acerca das declarações do bispo.

Você pode curtir isso:

É Pecado assistir as novelas da globo?

Muitos cristãos acreditam que contanto que não são os ativos no pecado, não estão pecando. Mas assistir novelas e outros programas imorais ou filmes pode ser cometer pecado no próprio coração.

Em Mateus 5:27-30, Jesus fala sobre não apenas cometer adultério, mas ter pensamentos lascivos no coração, e explica que é um pecado.

Além disso, por se permitir ver o ato do pecado (real ou ficção), está fazendo de si vulnerável para pecado atual, que poderia ter consequências de longo termo.

Hebreus 3:13, “Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;”.

É comum muitos ficarem em casa, sem pais, comendo e assistindo televisão. Se o fiel segue o que Deus ordenou, com esperança vai exercitar a habilidade de escolha ao que assiste e vai seguir os exemplos bíblicos de pureza enquanto exercitando o dedo no controle remoto.

Tentar permanecer puro é um processo contínuo e nunca é fácil; no entanto, com oração, persistência, e ajuda dos cristãos, a caminhada com Jesus vai ser mais satisfatória do que já imaginou. Afinal, pode ou não assistir novela?

Existem opiniões de que a maior parte das novelas, não somente da Globo, não é de merecimento para ser assistida pelos cristãos.

Não é possível falar sobre todas as novelas e a todos os cristãos, assim, o discernimento é individual.

O indivíduo deve decidir se a novela é prejudicial ou não, sendo necessário consultar a própria consciência, auxiliar mais cristãos em discernimento; porém, não se deve impor o ponto de vista que tem.

Sobre a dúvida se é pecado mortal, o pecado mortal é algo sério, portanto, é ser contra Deus decididamente e contra o amor.

Não se pode imaginar que aqueles participando da vida da Igreja, Eucaristia, que auxiliam de modo eficiente o próximo se encontrem em pecado mortal, devido a estar assistindo uma novela, ou seja, é exagero.

Banner Terço de São Bento Original

Assim, para se lembrar, é importante recordar o que São Paulo Apóstolo orientou na carta para Tessalonicenses, 1 Tessalonicenses 5,21, “examinai tudo e ficai com o que é bom”.

Papa Francisco Fala Sobre Novela e Fofoca

Em um discurso amplo e improvisado para padres e religiosos em Nápoles, o Papa Francisco abordou vários desafios da vida consagrada, enfatizando acima de tudo a importância da pobreza e resistir à fofoca.

“Para mim há um sinal que não há fraternidade no presbitério ou nas comunidades religiosas. O sinal é fofoca… o terrorismo da fofoca”, o Papa falou aos padres, religiosos e seminaristas de Nápoles durante sua excursão. “A pessoa que fofoca é um terrorista que joga uma bomba, destrói, e eles estão do lado de fora, pelo menos eles fizeram um kamikaze… eles destroem os outros”.

Embora vivendo em comunidade “não é fácil”, ao invés de fofocar sobre alguém que não gosta ou se dá bem, dizer para a pessoa “face a face” se houver um problema, ir ao bispo ou autoridade que pode mediar na situação, o Papa falou.

A dura condenação do Papa Francisco contra a fofoca veio nos comentários feitos sobre os perigos da vida fraternal entre padres e comunidades religiosas, que ele notou ser o aspecto chave da vida consagrada.

O encontro dele com padres de Nápoles, seminaristas e religiosos, ocorreu na catedral da cidade seguindo um encontro com pessoas de várias classes sociais, incluindo imigrantes e trabalhadores, e uma missa durante a qual ele condenou a atividade da máfia na área e instou criminosos a se converterem.

Além dos desafios da vivência fraterna, Francisco também falou para padres e religiosos da necessidade de praticar as obras de misericórdia. “Nós nos esquecemos das obras de misericórdia”, ele disse, e perguntou para os presentes quantos deles se esqueceram de colocar obras corporais e espirituais de misericórdia em prática.

As obras de misericórdia não são apenas as ações que “as velhinhas dos bairros fazem”, o Papa continuou, e deu exemplo de alguém que conhece uma pessoa doente na sua área e deseja ajuda-la, mas é momento da novela, e “entre a novela e a obra de misericórdia, eu escolho a novela”.

Francisco disse que este exemplo o lembrava de algumas irmãs que ele conhecia na primeira diocese que ele foi designado, que eram boas e trabalhavam muito, mas viviam em uma casa que era velha e necessitava de reparos.

No entanto, quando as irmãs refizeram a casa, não apenas o fizeram bem, mas “fizeram tão bem, até luxuosa, porque colocavam uma televisão em cada sala”.

E quando era hora da novela, “você não poderia encontrar uma única irmã no convento!”, ele falou, explicando que “estas são as coisas que trazem o espírito do mundanismo”.

Para viver com um espírito mundano não é o que Jesus desejava, Francisco falou, e lembrou como na oração para Deus o Pai antes da prisão, Jesus disse “Eu não peço a Ti para me tirar do mundo, mas para me defender do espírito do mundo”.

Espírito da Oração

Quando uma pessoa consagrada vive no “espírito da oração”, oferece um testemunho que as pessoas podem ver, o Papa disse, explicando que mesmo com falta de vocações, este testemunho é suficiente para fazer uma pessoa falar “eu quero ser como aquele padre, ou eu quero ser como esta irmã”.

Papa Francisco também falou da importância das pessoas consagradas para viver o “espírito da pobreza”, mesmo para os que não fizeram um voto para fazer isso.

Quando a Igreja não está vivendo este espírito e quando o desejo de lucro se insinua nos corações dos padres e religiosos, “é feio”, ele falou, e recordou a história de outra mulher religiosa que ele conhecia, que era uma boa pessoa e era “econômica” no seu trabalho, mas era muito apegada ao dinheiro.

Mesmo embora esta irmã não soubesse disso e fizesse o trabalho dela bem, “seu coração era tão apegado ao dinheiro e (ela selecionava as pessoas) com base no dinheiro que tinham”.

A “humilhação final” desta mulher veio quando ela tinha em torno de 70 anos e subitamente perdeu consciência e colapsou em uma sala cheia de professores enquanto em pausa para café entre classes na escola dela, o Papa disse.

Francisco recordou que enquanto as pessoas estavam batendo no rosto dela para revivê-la, um professor veio e disse “mas coloque uma nota de 100 pesos na frente dela e vamos ver se ela responde então”.

Ele falou “a pobre já estava morta, mas esta foi a última palavra que foi dita quando eles ainda não sabiam se ela estava morta ou não. É um testemunho terrível”. “Homens ou mulheres religiosas consagradas que são de negócios, não! O espírito de pobreza não é o espírito de miséria!”, Francisco disse, explicando que aqueles padres que não fizeram voto de pobreza podem ainda ter suas economias, mas de “forma honesta e razoável”.

A pobreza é a primeira bem-aventurança, ele contou, e pediu para cada pessoa presente a fazer um exame de consciência, se perguntando “como é minha vida de pobreza?”.

Papa Francisco também tocou na importância de rezar e confiar em Maria como Mãe, que traz Jesus a cada um, assim como alegria que a vida consagrada deve emitir.

Ele concluiu por sublinhar a importância de não apenas rezar para o Senhor, mas adora-Lo, de amar a esposa de Jesus, a Igreja, e ter zelo apostólico para sair de si e testemunhar o Evangelho e revelação de Jesus.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp