Saiba o tema da JMJ 2024, Jornada Mundial da Juventude, escolhido pelo Papa Francisco
Saiba o tema da JMJ 2024, Jornada Mundial da Juventude, escolhido pelo Papa Francisco

JMJ 2024, saiba o tema diocesano escolhido pelo Papa Francisco

Qual tema da JMJ 2024? A Igreja Católica celebra as vidas e presença da sua juventude anualmente. Esta celebração acontece em vários níveis, muitas vezes a nível local em cidades, paróquias e dioceses, conduzindo à celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude que ocorre a cada 2-4 anos, normalmente nos meses de verão e em grande escala.

O Jubileu da Juventude e Jovens Adultos em 2025 é uma chance para peregrinos ao redor do mundo se reunirem com a juventude de cada continente para rezar, adorar, e celebrar a fé católica.

Celebração Anual de Cristo Rei dos Jovens

A Celebração Anual dos Jovens, que acontece todo ano na Festa de Cristo Rei, é uma celebração anual da juventude e jovens adultos que se realiza a nível local da Igreja, como escolas, paróquias, e capelanias. Estas celebrações fortalecem as comunidades, e através do uso de temas bíblicos partilhados, ajudam a preparar a Igreja para seus principais encontros internacionais, o próximo será o Jubileu dos Jovens.

O Santo Padre deu um guia de 2 anos para marcar o caminho para este encontro. Sob o tema da esperança, uma virtude que o mundo necessita e que brilha particularmente nos jovens, foram selecionadas citações bíblicas para a festa de Cristo Rei em 2023 e 2024.

Os temas devem ser vistos como uma unidade que emergiu de Christus Vivit do Papa Francisco e chamado dele para infundir nos ministérios da Igreja com a juventude, tema da JMJ 2024, e perspectiva vocacional que obrigue as pessoas a colocar sua fé em ação.

  • 38ª Jornada Mundial da Juventude, 2023-2024 –“Alegres na esperança”, Romanos 12:12, tema da JMJ 2024.
  • 39ª Jornada Mundial da Juventude, 2024-2025 – “Aqueles que esperam no Senhor caminham sem se cansar”, Isaías 40:31.

Ano Jubilar em Roma – O Jubileu dos Jovens

O Santo Padre Papa Francisco declarou 2025 a ser um ano jubilar, um momento de alegria em que diferentes aspectos da vida da Igreja e diferentes pessoas na Igreja são celebradas. Incluindo nisso está uma celebração da juventude e jovens adultos, seu papel na Igreja, e o que a Igreja pode aprender deles.

O Jubileu dos Jovens terá lugar no dia 28 de julho de 2025, formando uma celebração intermediária entre a JMJ Lisboa em 2023, e JMJ Seul em 2027. Com base no ciclo de 2 anos de temas bíblicos para a Celebração Global da Juventude, o tema para o próximo jubileu é “Peregrinos da Esperança”, focando na esperança distinta dos jovens e efeito único que sua esperança pode ter nas vidas dos outros. Esta celebração jubilar será o culminar dos temas bíblicos e discernimento que são parte da comemoração da Celebração Anual dos Jovens.

A Jornada Mundial da Juventude Seul é o próximo encontro internacional da Jornada Mundial da Juventude. Ocorrendo em 2027, será a primeira JMJ a ocorrer na Ásia continental.

Mensagem Diocesana da JMJ do Papa – Em Tempos Sombrios, Esperança

Em uma carta antes da 38ª Jornada Mundial da Juventude diocesana, o Papa Francisco descreve a juventude como um tempo de “esperanças e sonhos”, e pergunta como este otimismo pode ser sustentado em um mundo cada vez mais assolado pela crise.

Papa Francisco divulgou uma mensagem na terça-feira antes da 38ª Jornada Mundial da Juventude diocesana, que será celebrada em 26 de novembro de 2023. Na carta dele, intitulada “Alegrar-se na Esperança”, Papa diz que a esperança cristã não é “otimismo fácil”, mas ao invés, conhecimento certo da presença de Deus entre as pessoas, e propõe estratégias para manter e compartilhar esta positividade em momentos sombrios.

Tema da JMJ 2024 Contra a Desesperança

Alegrai-vos na Esperança, o tema da carta da JMJ do Papa Francisco, é uma citação da Carta de São Paulo aos Romanos. Refletindo sobre as palavras do Santo, Francisco diz que a “juventude é momento cheio de esperanças e sonhos, agitado por tantas coisas belas que enriquecem nossas vidas: o esplendor da criação de Deus, nossas relações com amigos e amados… e tantas outras coisas.”.

Porém, ele nota, as pessoas estão vivendo em período de crise, de guerra, quando “para muitas pessoas, incluindo os jovens, a esperança parece ausente”. Muitos, ele diz, “sentem como se estivessem em uma prisão escura, onde a luz do sol não pode entrar”.

Em tais situações, pede Papa Francisco, “Como nós podemos vivenciar a alegria e esperança da qual São Paulo fala? Quando nós pensamos nas tragédias humanas, especialmente o sofrimento dos inocentes, nós podemos também ecoar alguns dos Salmos e perguntar ao Senhor, ‘por quê?’”.

Caminhos para Esperança

É de grande importância o tema da JMJ 2024 para os jovens. Na carta dele, Papa Francisco sugere 2 formas de manter a esperança cristã em momentos tão difíceis. A primeira, ele fala, é reconhecer que esperança não é “um produto dos nossos esforços humanos, planos ou habilidades”. É, ao invés, “nascida de um encontro com Cristo. A alegria cristã vem de Deus, do nosso conhecimento do amor Dele por nós”.

“Esperança cristã”, o Papa explica, “não é otimismo fácil, nenhum placebo para os crédulos: é a certeza, enraizada em amor e fé, que Deus nunca nos abandona e permanece fiel à promessa Dele, ‘Mesmo que eu atravesse no vale mais escuro, não temo mal algum, pois você está comigo’”.

Um segundo método de manter a esperança no meio do sofrimento, ele diz, é reconhecer que “nós podemos também ser parte da resposta de Deus para o problema”. “Criados por Ele e à imagem Dele, nós podemos ser sinais do amor Dele, que suscita alegria e esperança mesmo nas situações que parecem desesperadoras”, ele comenta.

Você pode curtir isso:

Esperança Cresce Quando Compartilhada – Tema da JMJ 2024

Tendo recebido esta alegria e esperança, Papa Francisco fala, as pessoas não podem manter isso para si. “Alimente a centelha que se acendeu em você”, ele insiste, “mas ao mesmo tempo compartilhe isso. Você perceberá que isso cresce por ser dado!”.

Em particular, ele pede, “Fique próximo dos amigos que podem estar sorrindo por fora, mas chorando por dentro, pela falta de esperança. Não se permitam ser infectados pela indiferença e individualismo”. As pessoas não podem manter a sua esperança cristã para elas, “como um sentimento caloroso”, Papa Francisco exorta. “É para todos”.

Isaías 40:31 – Cuidado de Deus

Isaías 40:31 contém uma grande promessa de força para os cansados, “mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam”.

Isso promete uma força sobrenatural renovada, uma força que se compararia a subir como uma águia ou correr sem fadiga. Mas o que isso significa e como as pessoas recebem isso? O contexto deste versículo ajuda.

Os israelitas que primeiro receberam esta promessa exaustos pelas dificuldades. E tinham vivido no exílio na Babilônia por várias décadas. Sua perspectiva estava obscurecida pelos pensamentos desesperadores, Isaías 40:27. Eles achavam que Deus ou não poderia ajudar ou não ligava.

Isaías usa um par de palavras, fraco e cansado, 3 vezes no espaço de alguns versículos aqui, Isaías 40:27-31. E estavam exaustos e sobrecarregados das circunstâncias da vida. Eles não estavam apenas fracos no corpo, mas fracos no espírito. Como poderiam suportar as duras circunstâncias da vida por mais tempo?

Isaías respondeu a estas questões com as suas: “Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável.”, Isaías 40:28.

Esta é uma boa palavra para os cansados, Isaías 40:29, “Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças”. Isso é quem Ele é. Aquele forte e incansável que ama ajudar os fracos e cansados. Aqui está o que isso mostra, se as pessoas pensarem que Deus é muito grande para estar preocupado sobre elas, realmente não acreditam que Ele é grande suficiente.

A grandeza de Deus não é apenas que Ele é forte, mas que Ele é forte para os fiéis. A glória de Deus não é apenas que Ele tem poder, mas que Ele ama usar isso para ajudar aqueles que precisam.

Força de Deus na JMJ 2024

Em meio ao cansaço todo, como obter esta força? Os fiéis podem esperar que Isaías compartilhasse a sabedoria de descanso físico, exercício, e dieta, assim por diante. Mas enquanto aquelas são todas fontes dadas por Deus de força, não podem dar para as pessoas a maior força que precisam quando chegam ao fim de si.

Isaías reconhece isso, Isaías 40:30, “Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem”. Em outras palavras, mesmo aqueles em seu auge com perfeita saúde têm limites. As pessoas precisam de uma força maior para corresponder aos seus profundos desânimos.

Então como obter isso? Há apenas uma resposta, e aqui segue a grande promessa deste texto, “Aqueles que esperam no Senhor renovarão as suas forças”. Não aqueles que trabalham para o Senhor, mas aqueles que esperam Nele. Isso não é sobre fazer a própria parte e pedir a Deus para fazer o resto.

Não é sobre mostrar para Deus quão forte são e pedir a Ele para dar um pouco mais. Não, aqui o fiel admite que não tem a força que precisa. Reconhece que precisa da força apenas que Ele pode dar. E espera por Ele, que é mais do que apenas passar o tempo.

Em hebraico, esta palavra carrega um sentido de expectativa de esperança. No meio da dificuldade, o fiel olha para Ele como Aquele que trabalha todas as coisas juntas para o bem das pessoas. Como cristãos, olham para Jesus, que veio e disse, “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.”, Mateus 11:28.

Ele carregou sobre si o fardo do pecado das pessoas e julgamento na cruz. Ele ressuscitou e enviou o Espírito Dele para capacitar os fiéis e fortalecer em toda fraqueza dos mesmos. E agora cada um olha para Ele e espera para Ele trabalhar, em última análise, olhando para o dia em que Jesus retorna para consertar todas as coisas e fazer novas todas as coisas.

Foto: http://www.freepik.com/

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Isso a gente recomenda:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

É apresentado pela Santa Sé o modelo digital da Basílica de São Pedro

Modelo digital da Basílica de São Pedro é lançado pela Santa Sé

Apresentado o projeto de modelo digital da Basílica de São Pedro no Vaticano, uma parceria da Microsoft e a Santa Sé. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner para entrar no grupo dos jovens católicos no whatsapp