A Oficina de Oração e Vida da Igreja Católica é um método de evangelização que é totalmente baseado na Bíblia. É um serviço para aprender e aprofundar na arte da oração. Aprende-se a entrar passo a passo na relação pessoal com o Senhor, por focar a atenção afetiva e unitiva Nele, na fé e no amor.
A Oficina de Oração e Vida data de volta para 1984. Seu fundador é Padre IgnacioLarrañaga, um Padre franciscano capuchinho da Espanha.
Durante os últimos 30 anos, ele evangelizou na América Latina, América do Norte e Europa, transmitindo imagem de Jesus e o Amor de Deus com notável e poderosa clareza. Ele faleceu em 28 de outubro de 2013, no México.
Este serviço da Oficina de Oração e Vida, reconhecido e comprovado pela Santa Sé em 1997 e confirmado, segundo o Decreto de Aprovação dado pelo Pontifício Conselho para Leigos em 4 de outubro de 2002, constitui ápice e coroamento de toda atividade apostólica do Padre Larrañaga, pela forma expansiva dele, pelos frutos e pela alta apreciação para eles, manifestada pela Santa Sé e Bispos.
Com mais de 18.000 Guias atuando pelo mundo inteiro, através de TOV, estão ensinando as pessoas a rezar, de forma progressiva e experimental, as introduzindo para oração litúrgica e vida sacramental.
A missão do Guia é implantar o Deus vivo nos corações, e ao mesmo tempo abrir uma fonte de paz, força e alegria nestes mesmos corações. Por um lado, é uma tarefa eminentemente evangelizadora e, por outro lado, é uma tarefa eminentemente humanitária.
Para saber maiores informações e onde estão aplicadas as Oficinas atualmente no Brasil e saber onde estão sendo aplicados os Encontros, visitar https://www.tovbrasil.com.br/.
História das Oficinas de Oração e Vida
TOV, Talleres de Oración y Vida, Oficinas de Oração e Vida se caracteriza movimento católico eclesial, que Frei Ignácio Larrañaga criou no ano de 1984. Trata-se de serviço único, apostólico, aplicável nas nações todas, que foi aprovado por Santa Sé.
É resultado a criação deste movimento de Encontros de Experiência de Deus, que no Brasil foram iniciados em 1974.
Foi começado o serviço e então se estendeu bastante, com efeitos enormes para as pessoas, motivando o pedido da sua aprovação com Vaticano.
Santa Sé recebeu as obras todas, após a solicitação, do fundador (escritos, livros e mais), que pelos dicastérios todos passaram. A Igreja recebeu o material das Oficinas em 1996.
De início, foi colocado em dúvida o movimento. Mas, 3 mil testemunhos recebidos de bispos e sacerdotes, a favor do movimento. Em 7 meses saía a aprovação, geralmente leva de 5 a 20 anos. O decreto de aprovação com pedido do fundador em 1997 foi entregue. Em 2002 foi dada a aprovação definitiva.
Portanto, decreto de aprovação recebeu assinatura em 1997, a reconhecer TOV, Oficinas de Oração e Vida como Associação Internacional Privada de Fiéis de Direito Pontifício, tendo personalidade jurídica, e Estatutos aprovados pelos 5 anos, período “ad experimentum”.
Bento XVI, cardeal Ratzinger, participou da aprovação de TOV, em condição de Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. Papa Bento XVI comentou muitas vezes sobre “ensinar o povo a orar”.
De fato, é o que Oficinas de Oração e Vida fazem. De acordo com ele, um programa pastoral não é válido, aquele que não ensine, o povo a orar, em algum momento.
Você pode curtir isso:
- Temas atuais para abordar em retiro espiritual católico 2023
- Católico Mirim é o melhor material para catequese da igreja católica em 2023
- 16 atividades divertidas para crianças durante a catequese infantil
- Frases bíblicas motivacionais para começar com tudo em 2023
- Hallow aplicativo é bom, vale a pena baixar e assinar o Hallow Plus
- The Chosen, veja porque todo católico deveria assistir essa série
- Programa Manhã de Luz com Pe Alex Nogueira é bom mesmo
- Amorização, a cura do coração, vale a pena comprar para ler
- Ebook de louvores católicos é bom para aprender a tocar na igreja
- Livros da Minha Biblioteca Católica, veja os mais vendidos de 2023
- Bíblia em quadrinhos Kingstone, vale a pena comprar. Veja análise
- Lumine TV é um bom streaming católico, vale a pena assinar
- Minha Biblioteca Católica o que é, vale a pena assinar o pacote anual
Sobre o Carisma
Explica o fundador as Oficinas de Oração e Vida que se trata do que atualmente é denominado de nova evangelização. E quais são as características?
- Primeira Característica – ensino para rezar de modo metódico, ordenado, sistemático e principalmente de modo prático e experimental. Isso dos passos iniciais à transformadora contemplação.
- Segunda Característica – por meio da reconciliação universal existe a purificação profunda das mágoas todas, tristezas, agonias mentais e feridas. Tudo isso é lentamente eliminado com oração especial, ou seja, oração de abandono. As feridas da alma curam, com tempo, e se atinge paz bíblica, ausência de todo mal e presença de todo bem. Os indivíduos chegam à paz bíblica de forma ordenada, sistemática, metódica, eficiente.
- Terceira Característica – trata-se do processo de santificação cristificante. Coloca-se Jesus como modelo de vida, com busca de ser humilde como Cristo, dócil, paciente, amar como Cristo amou.
- Quarta Característica – insistência que amigos de Jesus se mostram apóstolos de Cristo, entregando isto para oficinistas, párocos, paróquias, assim podendo fazer trabalho concreto apostólico nas paróquias. A última conclusão de Oficinas é a dimensão apostólica.
É, em resumo, programa de conversão sincera que se estende não somente pela Oficina, porém, ao decorrer da vida.
Santuário São Judas Tadeu – Oficina de Oração e Vida
No Santuário São Judas Tadeu, Arquidiocese de Belo Horizonte, por exemplo, a Oficina é formada pelas 15 sessões, 1 a cada semana, e a duração corresponde a 2 horas. No entanto, o principal trabalho é feito pela semana, em vida cotidiana, o denominado “para casa”.
O orientador ou responsável dirige a Oficina, é o Guia responsável por ela. E à frente de guias ou orientadores existem equipes de coordenação que seguem da equipe local para internacional.
Siga o Perfil Oficial do Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!