nomes de anjos masculino e feminino e seus significados
Lista completa com nomes de anjos masculino e feminino

São Miguel Arcanjo: oração, história, intercessão e milagres

São Miguel Arcanjo é referenciado no Antigo Testamento e tem sido parte dos ensinamentos cristãos desde os tempos antigos.

Nas escritas católicas e tradições, ele age como o defensor da Igreja, e chefe oponente de Satanás, e ajuda as almas na hora da morte.

Uma “Oração a São Miguel Arcanjo” muito usada foi trazida em uso oficial pelo Papa Leão XIII em 1886, e foi recomendada pelo Papa João Paulo II em 1994. O dia da festa dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael é 29 de setembro.

O Catecismo da Igreja Católica diz que “A vida toda da igreja se beneficia da ajuda misteriosa e poderosa dos anjos… De seu começo até a morte, a vida humana é cercada pelo seu cuidado atencioso e intercessão”.

“Cristo é o centro do mundo angélico. Eles são Seus anjos… Eles pertencem a Ele porque foram criados através Dele e para Ele”.

A tradição católica chama Miguel, Gabriel e Rafael de arcanjos. A palavra arcanjo vem das palavras gregas “arche”, príncipe, e “angelos”, mensageiro.

Miguel quer dizer “Quem é como Deus?”, uma questão retórica, Gabriel quer dizer “Poder de Deus” ou “Forte de Deus”, e Rafael representa “Deus curou”.

Miguel, Gabriel e Rafael são nomeados na Bíblia como anjos. Apenas Miguel é chamado de arcanjo na Bíblia.

Dentro da hierarquia dos anjos, no nível mais alto, São Miguel é um serafim principesco, um anjo do poder supremo e o líder do exército de Deus. A arte cristã muitas vezes retrata os arcanjos juntos.

Falando em Anjos, leia nosso Artigo Completo sobre os Anjos da Guarda Oração, Significado, Importância…

São Miguel Arcanjo Oração contra o mal
São Miguel Arcanjo é o defensor da Igreja e chefe oponente de Satanás

São Miguel Arcanjo Oração Poderosa Completa

A oração para São Miguel Arcanjo para que seja alcançada libertação, uma poderosa oração de libertação:

“Glorioso São Miguel Arcanjo,
poderoso vencedor das batalhas espirituais,
vinde em auxílio das minhas necessidades
espirituais e temporais.
Afugentai de minha presença todo mal
e todo ataque e ciladas do inimigo.
Com sua poderosa espada de luz,
derrotai todas as forças malignas
e iluminai meus caminhos
com a luz de tua proteção.
Arcanjo Miguel,
do mal: libertai-me;
do inimigo: livrai-me;
das tempestades: socorrei-me;
dos perigos: protegei-me;
das perseguições: salvai-me!
Glorioso São Miguel Arcanjo,
pelo poder celeste a vós conferido,
sê para mim o guerreiro valente
e conduzi-me nos caminhos da paz.
Amém!”

São Miguel Arcanjo oração
São Miguel Arcanjo oração Completa

Oração a São Miguel por proteção contra inimigos espirituais

“Glorioso São Miguel, príncipe das hostes celestiais, que estás sempre pronto a dar assistência ao povo de Deus. Tu que lutaste contra o dragão e a velha serpente, expulsando-os dos Céus. Agora defendes valentemente a Igreja de Deus para que as portas do inferno nunca prevaleçam contra ela. Assim, eu imploro sinceramente que tu me ajudes também, no difícil e perigoso conflito que eu tenho enfrentado contra o inimigo.
Esteja comigo ó poderoso Príncipe São Miguel! Para que eu possa lutar corajosamente e derrotar totalmente aquele espírito orgulhoso. Esse inimigo que tu, pelo poder divino, derrotaste tão gloriosamente. E a quem nosso poderoso Rei, Jesus Cristo, em nossa natureza, superou completamente. Isso a fim de que, tendo triunfado sobre o inimigo da minha salvação, eu possa contigo e com os santos anjos louvar a clemência de Deus que, tendo recusado a misericórdia aos anjos rebeldes após sua queda, concedeu arrependimento e perdão ao homem caído. Amém!”

História, São Miguel Arcanjo como Protetor e Guardião

No Catolicismo Romano, São Miguel tem 4 papéis diferentes. Primeiro, ele é o Inimigo de Satanás e dos anjos caídos.

Ele derrotou Satanás e o expulsou do Paraíso e alcançará vitória na hora da batalha final com Satanás.

Segundo, ele é o anjo cristão da morte, na hora da morte, São Miguel desce e dá a cada alma a chance de se redimir antes de morrer.

O terceiro papel de São Miguel é pesar as almas, por isso o santo é muitas vezes retratado segurando escalas, no Dia do Julgamento. E finalmente, São Miguel é o Guardião da Igreja.

Você pode curtir isso:

– Derrotar Satanás e os Anjos Caídos

São Miguel Arcanjo oração é visto como o comandante do Exército de Deus. Do tempo dos apóstolos, ele foi invocado e honrado como protetor da Igreja.

A escritura o descreve como “um dos príncipes chefes” e o líder das forças do céu em seu triunfo sobre os poderes do inferno.

São Miguel derrota Satanás 2 vezes, primeiro quando ele expulsa Satanás do Paraíso, e então na batalha final dos últimos tempos quando o Anticristo vai ser derrotado por ele.

O renomado hagiógrafo Alban Butler, definiu o papel de São Miguel, “Quem é como Deus”, foi o choro do Arcanjo Miguel quando ele feriu Lúcifer rebelde no conflito dos anfitriões celestiais.

E quando o Anticristo deve determinar seu reino na Terra, é São Miguel que vai desfraldar uma vez mais o estandarte da cruz.

Soará a última trombeta, unirá o falso profeta e a besta, e os lançará para toda eternidade no poço ardente. São Miguel é o protótipo tradicional do guerreiro espiritual, um paradigma estendido para outros santos guerreiros.

São Miguel Arcanjo vence Satanás
São Miguel Arcanjo derrota Satanás e os Anjos Caídos

Este conflito contra o mal, pode por vezes ser visto como uma batalha interior. O conceito de santo guerreiro se estendeu para outros santos católicos.

– Na Hora da Morte

São Miguel é um dos anjos presumidos presentes na hora da morte. Tradicionalmente, ele está em cargo de ajudar a morrer e acompanhar suas almas para seu julgamento particular, onde ele serve como um defensor.

As capelas de cemitério são muitas vezes dedicadas a ele, onde as massas são oferecidas em sua honra em favor do morto.

– Pesando Almas no Dia do Julgamento

Na tradição católica, no Dia do Julgamento, São Miguel pesa as almas com base em seus atos durante sua vida na Terra. São Miguel é muitas vezes retratado na arte com escalas.

Este papel de São Miguel foi retratado por Michelangelo no teto da Capela Sistina.

No retrato, anjos seguram 2 livros, o livro menor segurado por São Miguel registra os nomes dos abençoados, enquanto o livro maior é uma lista dos condenados.

– São Miguel Arcanjo Guardião da Igreja

A tradição de Miguel como um príncipe protetor do povo judaico foi adotada pela Igreja Cristã.

São Miguel tem sido reconhecido como protetor e guardião da Igreja e o anjo do Sacramento Abençoado.

Em um discurso de 2007, o Papa Benedito XVI, exortou os bispos que estava ordenando a tomar Miguel como modelo em fazer espaço no mundo para Deus, combatendo negações dele e assim defendendo a grandeza do homem, e em agir como “anjos guardiões verdadeiros” da Igreja.

São Miguel é também o anjo guardião do Papa e foi invocado como anjo patrono e guardião de muitos países, como profissões específicas.

Música, Milagres, Devoção

Pelos séculos, as devoções católicas para São Miguel Arcanjo cidade resultaram em vários poemas e hinos.

Miguel Arcanjo é o santo patrono de mercadores, marinheiros, pára-quedistas, policiais e militares.

Um grande número de igrejas católicas romanas ao redor do globo é dedicado a São Miguel, de Hammerfest, Noruega para Oeste Catarinense no Brasil.

O dia da festa de São Miguel de 29 de setembro tem sido solenemente celebrado em muitos lugares desde o quinto século.

E muitas igrejas que honram São Miguel são dedicadas no dia 29 de setembro, por exemplo, Papa Bonifácio IV dedicou a Igreja de São Miguel em Roma, naquele dia em 610.

As devoções para São Miguel têm grande número de seguidores católicos, e igrejas são dedicadas a ele pelo mundo todo.

As devoções católicas romanas para São Miguel têm sido expressadas de várias formas, incluindo chapelim e escapulário. Várias orações, novenas e hinos são dirigidos a ele.

O primeiro milagre é retratado com praga em Roma terminada milagrosamente, a Virgem Maria e São Miguel aparecem para o Papa Gregório I.

E o segundo milagre, com a praga em Tlaxcala, México, 1631, São Miguel aparece novamente durante a Procissão “Litanias Maiores” de 25 de abril.

Como é a Novena de São Miguel Arcanjo?

Guiada pelo Espírito Santo, a Igreja Católica herdou do Antigo Testamento, devoção para São Miguel Arcanjo cidade, que é intercessor e protetor.

Vindo do céu para o encontro das pessoas, já que como São Paulo, vive-se em combate bom constante.

São 9 dias de novena e as orações, em detalhe, são conferidas em https://pelavida.redevida.com.br/espiritualidade/novenas/novena-a-sao-miguel-arcanjo/.

Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

A Festa dos Arcanjos, um momento para refletir sobre estes muitas vezes misteriosos mensageiros de Deus, e a ajuda que nunca cessam de oferecer para as pessoas na dificuldade espiritual.

Enquanto haja inúmeros poderes imateriais no céu, a Igreja celebra 3 em particular pelos papéis integrais que desempenharam pela história toda do povo de Deus.

Alguns fatos interessantes abaixo, sobre Miguel, Gabriel e Rafael, que são celebrados a cada ano no dia 29 de setembro.

– São Miguel Arcanjo

Os cristãos antigos consideravam São Miguel um curador. Enquanto São Miguel tenha reputação como guerreiro, comandante, protetor, os antigos cristãos o consideravam um curador.

Como mártir de soldado, ganhava popularidade, a Igreja emergente rezou para São Miguel pelos doentes e feridos.

Isso começou a mudar no início do século quando uma pintura retratando o arcanjo derrotando um dragão se tornou popular após uma das vitórias militares do Imperador Constantino.

E este tema permanece uma das imagens mais conhecidas de São Miguel até hoje. São Miguel protege as pessoas na hora da morte.

A tradição da Igreja ensina que Miguel não é apenas protetor das pessoas nesta vida, mas na próxima também. Ele mais especialmente protege a alma na hora da morte, e resgata almas do Purgatório.

– Rafael

São Rafael é considerado o mais acessível de todos os arcanjos. Rafael desempenha um papel fundamental no Livro do Antigo Testamento de Tobias.

Chamando ele de Azarias, Rafael guia o cego Tobias e seu filho, Tobiah, através do deserto, combate um demônio, e restaura a visão de Tobias.

Ele também liberta a noiva de Tobiah, Sarah, da maldição de um demônio.

Muitas representações de São Rafael retratam o anjo segurando a mão de Tobiah como um amigo querido, e por esta razão, ele tem uma reputação como sendo o mais acessível arcanjo.

– Gabriel

Gabriel anunciou mais que um nascimento na Bíblia. Talvez a aparição mais famosa do Gabriel fosse na Anunciação, mas ele também anunciou outro nascimento muito importante no Novo Testamento.

Ele foi o anjo que apareceu para o pai de João Batista, Zacarias, e disse a ele que sua esposa estéril, Isabel, teria um filho.

Quando Zacarias não acreditou nele, Gabriel o deixou mudo até o nascimento de seu filho. São Gabriel primeiro aparece no livro de Daniel.

Como Miguel, Gabriel também tem detalhe no Livro de Daniel. Ele explica, interpreta, e revela os significados escondidos das visões de Daniel.

As visões e explicações de Gabriel delas são tão opressivas que Daniel ficou doente por muitos dias depois.

Nestas passagens, Gabriel funciona não apenas como um mensageiro, mas como um revelador e portador da sabedoria arcana.

A poderosa intercessão e Consagração de São Miguel Arcanjo

Ontem começamos a Quaresma de São Miguel Arcanjo, Padre Paulo Ricardo nos lembra nesta matéria a importância de pedir a intercessão do Príncipe da Milícia Celeste, a intercessão de São Miguel Arcanjo, não só neste período de quaresma, mas sempre!

Não esqueçam de rezar a oração de São Miguel Arcanjo, todos os dias!

Ainda que não seja mais recitada ao final das Missas, como acontecia antigamente, a oração a São Miguel Arcanjo continua sendo um auxílio poderoso “na batalha contra as forças das trevas e contra o espírito deste mundo”.

Depois de receber em 1884 uma visão terrível de forças diabólicas prestes a serem soltas na Terra, o Papa Leão XIII escreveu de próprio punho a oração a São Miguel, ordenando que ela fosse recitada logo em seguida a todas as Missas rezadas no rito latino.

A oração ao Arcanjo tornou-se parte das chamadas “orações leoninas”, as quais foram deixadas de lado pela reforma litúrgica da década de 1960.

Em 1994, porém, o Papa São João Paulo II fez notar a ausência dessa oração e pediu que ela fosse novamente recitada pelos fiéis. Foi no dia 24 de abril, no Vaticano, depois da tradicional oração do Regina Caeli:
“Que a oração nos fortaleça para aquela batalha espiritual de que fala a Carta aos Efésios: ‘Fortalecei-vos no Senhor e no poder da sua virtude’ ( Ef 6, 10). É a essa mesma batalha que se refere o Livro do Apocalipse, colocando diante de nossos olhos a imagem de São Miguel Arcanjo (cf. Ap 12, 7).”

Tinha certamente bem presente diante de si essa cena o Papa Leão XIII, quando, no final do século passado, introduziu em toda a Igreja uma oração especial a São Miguel.

A oração a São Miguel foi composta pelo Papa Leão XIII no dia 13 de outubro de 1884, exatamente 33 anos antes do Milagre do Sol, em Fátima. Seguem a versão latina original da oração e a sua tradução portuguesa:

Sancte Michael Archangele, defende nos in proelio, contra nequitiam et insidias diaboli esto praesidium. Imperet illi Deus, supplices deprecamur: tuque, Princeps militiae caelestis, Satanam aliosque spiritus malignos, qui ad perditionem animarum pervagantur in mundo, divina virtute, in infernum detrude. Amen.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio.

Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós príncipe da milícia celeste, pelo Divino Poder, precipitai no inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

Via Padre Paulo Ricardo
São Miguel Arcanjo defendei-nos no combate! ⚔️

Dia de São Miguel, São Gabriel e São Rafael

O mês de setembro tornou-se o mais festivo para os cristãos, pois a Igreja unificou a celebração dos três arcanjos mais famosos da história do catolicismo e das religiões – Miguel, Gabriel e Rafael – para o dia 29 de setembro, data em que se comemorava apenas o primeiro.

Esses três arcanjos representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são seus “mensageiros dos decretos divinos” aqui na terra.

São Miguel Arcanjo

Miguel , que significa “ninguém é como Deus”, ou “semelhança de Deus”, é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus.

Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas.

É citado três vezes na Sagrada Escritura, que narramos na sua página. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja.

São Gabriel

Gabriel significa “Deus é meu protetor” ou “homem de Deus”. É o arcanjo anunciador, por excelência, das revelações de Deus e é, talvez, aquele que esteve perto de Jesus na agonia entre as oliveiras.

Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones, comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias. Além da missão mais importante e jamais dada a uma criatura, que o Senhor confiou a ele: *_o anúncio da encarnação do Filho de Deus._* Motivo que o fez ser venerado, até mesmo no islamismo.

São Rafael

Rafael , cujo significado é “Deus te cura” ou “cura de Deus”, teve a função de acompanhar o jovem Tobias, personagem central do livro Tobit, no Antigo Testamento, em sua viagem, como seu segurança e guia. Foi o único que habitou entre nós.

Guardião da saúde e da cura física e espiritual, é considerado, também, o chefe da ordem das virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escoteiros.

A Igreja Católica considera esses três arcanjos poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo.

Durante as atribulações do cotidiano, eles costumam aconselhar-nos e auxiliar, além, é claro, de levar as nossas orações ao Senhor, trazendo as mensagens da Providência Divina. Preste atenção, ouça e não deixe de rezar para eles.

Celebrar a festa dos Arcanjos não é simplesmente uma devoção, nem mesmo uma crença em seres espirituais e de luz, como outras denominações religiosas os entendem.

A propósito, São Gregório Magno nos lembra que a palavra anjo não indica a natureza, mas a função, o ofício, o serviço de anunciar.

Assim, anjos são aqueles que anunciam fatos menores e arcanjos são os portadores das grandes notícias da história da Salvação.

Os nomes que os arcanjos recebem – Miguel, Gabriel e Rafael – expressam, pois, uma dimensão da ação poderosa e salvadora de Deus ao longo da história.

Assim, celebrar os arcanjos é reconhecer a bondade, o cuidado e o carinho que Deus tem para com seu povo.

  • Arcanjo Miguel (Quem como Deus?) é o defensor dos amigos de Deus. É aquele que acompanha os justos e os defende em todas as adversidades e momentos de tentação.
  • Arcanjo Gabriel (Força de Deus) é aquele que, dentre outras missões, foi o encarregado de anunciar a vinda do Messias e seu nascimento.
  • Arcanjo Rafael (Deus cura), por sua vez, acompanhou e protegeu o jovem Tobias ao longo de sua viagem, trazendo também a cura ao seu pai”.

São Miguel, Gabriel e Rafael são os poderosos ministros de Deus que têm a missão de nos defender na luta contra o mal e de nos ajudar na perseverança na fé e na santidade.

Peçamos, hoje, amanhã e sempre, que estes ministros de Deus nos obtenham a graça de corresponder sempre mais, com generosidade e zelo, à vontade do Senhor em nossas vidas.

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, rogai por nós!

Recomendado pelos Jovens Católicos:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, saiba o significado e importância disso para os jovens católicos no dia a dia

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, veja o significado

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, saiba o significado e importância disso para os jovens católicos no dia a dia. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço da Medalha de São Bento Original com medalha de São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora de Fátima