Como tratar o Estresse, Ansiedade e Angústia na juventude

Ansiedade e Depressão tem Cura SIM🥇SAIBA COMO!

“Se comporte! Tenha boas notas! Não tem namorado? Quando irão se casar? Ainda não tem filhos? Seja bem sucedido! Trabalhe mais! Precisa trabalhar menos! Tem que dar atenção à sua família! Cuide da casa , dos filhos, encontre seus amigos, seja boa esposa, a filha perfeita e a mãe exemplar! Está saindo demais! Precisa se distrair!…” Some tudo isso e tenha uma ansiedade exacerbada e, em casos mais grave, uma depressão no “modo hard”.

Ufa! São muitas cobranças que sofremos ao longo da vida, um verdadeiro bombardeio de perguntas e expectativas que são depositados em nós desde a infância.

Você tem que ser bonito, bem sucedido, desejável, mais tranquilo, mais proativo. São tantas imposições e contradições para se estar entre os melhores que, por vezes, não nos permitimos falhas e limitações.

Cada vez mais, parece haver uma pressão social para que se faça o impossível, atendendo a todas as demandas que nos são impostas.

Ficamos tão impregnados disso, que o corpo começa a dar sinais de esgotamento, produzindo por vezes, sintomas físicos e doenças psicossomáticas, como um meio para pedir ajuda. Estresse, ansiedade e angústia estão entre as principais queixas dos atendimentos terapêuticos.

CLIQUE AQUI para tratar o Estresse, Ansiedade e Angústia na juventude
Como tratar o Estresse, Ansiedade e Angústia na juventude

Nota-se que, hoje vivemos no mundo do imediatismo. Precisamos a todo tempo sermos, seres produtivos, felizes e bem resolvidos.


Recomendamos



Nas redes sociais, o que se percebe, é uma enxurrada de pessoas que parecem viver de bem com a vida a todo instante e caso alguém ouse discordar de uma ideia que postou, rapidamente se “resolve”, bloqueia-se ou se exclui .

A busca pelo diálogo e a escuta compreensiva dos dois lados, simplesmente fica esquecida!

No entanto, se o problema for de outra natureza como , o término de um namoro ou a perda de um ente querido, as “soluções” oferecidas são inúmeras, o que se ouve é, “ Não chore!”, “ Arrume outro!” ou “ Tome um remedinho e tudo ficará bem!”

Por todos esses aspectos, essa busca de alívio imediato, com rápidos substitutivos para a dor, remetem à frase: “ O que a boca não fala, o corpo padece!”.

Acumular emoções, prorrogar a resolução de problemas, atender as expectativas dos outros a todo tempo e se manter em relacionamentos conturbados, podem converter em sintomas físicos, quando não resolvidos.

De repente, você começa a se perceber tendo sensações estranhas no corpo, certa rigidez física, preocupações excessivas, dores de cabeça, pensamento acelerado, insônia, respiração incompleta e quando procura um diagnóstico médico cardiologista, nenhuma causa aparente é encontrada. Então, vem a suspeita, você pode estar sofrendo de Estresse!

É importante entender que, o estresse se dá de forma gradativa, com pequenos sinais que surgem e se acumulam, até que se tornam muitas vezes, insuportáveis.


Entre Para Nosso Grupo de Notícias no Whatsapp



Qual a relação entre a Ansiedade e o Estresse?

O estresse pode vir de qualquer evento ou pensamento, fazendo com que se sinta frustrado, zangado ou nervoso.

Já a ansiedade, é um sentimento de medo, desconforto e preocupação. A origem destes sintomas nem sempre são conhecidas.

Os sintomas de ansiedade e estresse produzem a mesma reação química.

Nota-se que, o estresse é um tipo de resposta para uma situação ameaçadora e a ansiedade é em grande parte, causada pela preocupação.

Acredita-se ainda que, pessoas com rigidez de pensamento, inflexíveis ou que não se permitem externar o que sentem, podem vir a sofrer mais com esses sintomas.

Isso porque, a tomada de decisões está diretamente ligada à emoção e esta, vem acompanhada de respostas autônomas, endócrinas e motoras, as quais preparam o corpo para a ação.

Portanto, negar esses sentimentos, pode desencadear em uma doença psicossomática.


Recomendamos



CLIQUE AQUI para tratar Ansiedade e Angústia na Juventude
Ansiedade e Angústia na Juventude: Sintomas e Como tratar

O que é a Angústia?

A angústia, por sua vez, é o sentimento do nada.

Muitas vezes, percebe-se que as pessoas têm dificuldades para descrevê-la, dada a sensação de vazio que produz e ao mesmo tempo causa aflição.

Essa manifestação típica da atualidade, se alimenta de nossos pensamentos mal adaptados, nossas fragilidades e da cobrança tirana do “Deveria” (Eu deveria ter feito isso , ou aquilo!).

Preocupar-se excessivamente em agradar os outros, ou ser aquilo que esperam, contribui muito para esse mal estar.

Informação: Qual a posição da Igreja Católica sobre a Doação de Órgãos?

O que fazer com o Estresse, Ansiedade e a Angústia?

Em suma, apesar de vivermos num mundo de facilidades, relações efêmeras, onde objetos e pessoas podem ser descartados com muita rapidez, isso não se aplica aos sentimentos.

Entrar em contato com as próprias emoções, não é tarefa fácil.

Investigar o que pode estar relacionado ao estresse, ansiedade ou a angústia, requer paciência e disponibilidade para aprofundar-se em si mesmo e saborear ‘a dor e a delícia de ser quem é’.

É preciso coragem para mudar aquilo que está descobrindo a seu respeito e saber a hora de avaliar e agir sob as situações cotidianas, sem perder sua própria essência e ainda, entrar em contato com os medos.

É importante filtrar as ações irrelevantes e selecionar as que merecem permanecer, para enfim, obter uma postura de encorajamento diante da vida e seguir adiante.

Por: Ana Carolina de Paiva Lima
Fan Page: https://www.facebook.com/psicologacarollima/
Revisão: Ludmilla Furtado


Recomendamos



❤️ Nos Ajude! ❤️

Seja apoiador dos Jovens Católicos

Clique Aqui e Saiba Como!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Recomendamos



Entre Para Nosso Grupo de Notícias no Whatsapp