Quilos mortais, veja o que esse programa nos ensina sobre compulsão alimentar, depressão e o pecado da gula
Quilos mortais, veja o que esse programa nos ensina sobre compulsão alimentar, depressão e o pecado da gula

Quilos mortais, veja o que ele nos ensina sobre o pecado da gula

A obesidade é assunto em alta hoje em dia, pelo mundo inteiro, como retratado no programa Quilos Mortais, por exemplo.

Se a condição de gordo fosse pecado, teria que retirar ao menos 2 Santos da lista. São Tomás de Aquino era tão corpulento que tinham que cortar um espaço para ele caber na sua mesa na sala de palestras em Paris, onde ensinava.

Ao observar fotos de São João XXIII, perceberá que ele é realmente gordo. Assim, não, automaticamente não é pecado ser gordo.

Por vezes é uma questão de genes ou metabolismo. Há pessoas magras que comem muito mais do que outras mais pesadas.

Não se pode ser responsável por isso. Mas existe o pecado capital da gula. É um difícil de detectar porque todos precisam comer, o pecado da gula. Provérbios 23:2, “E encoste a faca à sua própria garganta se estiver com grande apetite”.

Quilos Mortais, Pecado da Gula e Orgulho

A gula vem de 2 formas. A primeira é comer exageradamente, satisfazer ou comer compulsivamente. Quando alguém fica doente a partir da alimentação exagerada, é um sinal claro de gula.

A segunda forma envolve o tipo de alimento que alguém escolhe: itens ricos e saborosos ou abundância de doces.

Quando alguém sempre come nos restaurantes mais exclusivos e pede as sobremesas mais cremosas, pode estar cometendo o pecado da gula. O outro pecado capital que pode surgir aqui é o orgulho.

Se há preocupação demais com a própria aparência ou sobre o que outros podem dizer sobre ela, isso pode ser um pecado de orgulho. Se importa com o próprio corpo, porém, pelas razões erradas.

Como sempre, é necessário encontrar o equilíbrio correto. Sim, pode precisar emagrecer, mas não deve ficar anoréxico. Talvez coma muito, ou talvez coma as coisas erradas, e está ganhando peso. Precisa então mudar os hábitos alimentares de forma inteligente.

Por vezes, é prudente buscar orientação do médico. No entanto, as pessoas são responsáveis por cuidar bem do próprio corpo. O corpo é um presente de Deus e tem o Espírito Santo precioso recebido no Batismo e Confirmação.

O corpo também tem o dom precioso da Eucaristia quando os católicos recebem a Comunhão. Neste sentido é uma questão moral, até religiosa. Há um dever para cuidar do próprio corpo. Isso não quer dizer que as pessoas devam mima-lo ou ter preocupação demais com os problemas de saúde.

Significa que precisam ter cuidado sobre como usa ou abusa do corpo que Deus deu para cada um. Afinal, é com este corpo que as pessoas aprendem, amam, e honram a Deus enquanto ainda estão neste lado do céu.

Sentir a pressão do amigo é outro problema. É possível presumir que ele está fazendo isso porque se importa e deseja que vivencie os mesmos benefícios que ele está vivenciando do programa de exercício.

Neste sentido, deve ser grato que tem um amigo que se importa e confia na amizade suficiente para fazer a sugestão.

No entanto, ninguém tem o direito de impor a vontade sobre o outro, mesmo pelos melhores motivos. Se decidir seguir o conselho do amigo, deve fazer isso por vontade própria.

Papa Francisco Critica a Crueldade do Mundo Marcado pela Fome, Obesidade, e Desperdício de Alimento

Resolver as crises globais do mundo de fome e desnutrição exige uma mudança da abordagem distorcida do alimento e para estilo de vida mais saudável e apenas práticas econômicas, Papa Francisco falou.

Ele disse na mensagem dele para QuDongyu, diretor-geral de FoodandAgriculturalOrganizationdas Nações Unidas, “Nós estamos, na realidade, testemunhando como o alimento está cessando a ser um meio de subsistência e se transformando em via de destruição pessoal”.

Ele falou, “É uma realidade cruel, injusta e paradoxal que hoje, há alimento para todos, e ainda, nem todos têm acesso para isso, e que em algumas áreas do mundo, o alimento é desperdiçado, descartado e consumido em excesso, ou destinado para outros propósitos do que a nutrição”.

Assuntos católicos relacionados

Dicas para Vencer o Pecado da Gula vendo Quilos Mortais

Certamente a obesidade é um assunto sensível. Infelizmente, há uma longa história de pessoas rebaixando os obesos. Então há outros que afirmam que não devem conversar sobre os riscos de saúde da obesidade para não ofender ninguém.

O que o católico deve pensar? O valor pessoal não está ligado com o que outros pensam sobre a própria aparência. Ser obeso pode não ser saudável, mas não diminui a dignidade como filho amado de Deus.

O objetivo na vida não é agradar o mundo, mas viver a vida para Deus. Ser caridoso não significa ignorar os riscos para saúde da obesidade. A caridade chama o fiel para honrar a dignidade de todos. Mas isso não significa que não pode apontar com carinho os riscos de certas condições, especialmente se alguns estão tentando normalizar isso.

Os estudos científicos claramente demonstraram que a obesidade é associada com diabetes e outros problemas de saúde. E mesmo se a pessoa obesa é jovem e saudável, os efeitos negativos vão eventualmente comprometer.

Há maneiras para controlar o próprio peso:

  • Mudar a maneira de pensar – Não há como fugir disso. Para emagrecer, precisa comer menos e se movimentar mais. Não há pílula mágica. Disciplina, sacrifício, e mudar a mentalidade vai produzir resultados que deseja. Como diria o Dr. Now do programa Quilos Mortais: “É difícil? É claro.” Mas como católicos, sabe-se que Cristo chama os fiéis para pegar suas cruzes a cada dia. E pode ser difícil mudar a dieta, mas todo sofrimento é meritório se oferecido para Cristo.
  • Confrontar o próprio trauma – Se a obesidade está enraizada em trauma, precisa reconhecer e confrontar isso. Buscar cura através de aconselhamento, direção espiritual e oração. Problemas hormonais e alimentação desordenada podem também levar ao consumo excessivo.
  • Começar com pequenos passos – Algumas pessoas decidem que desejam ser mais saudáveis e então recorrem para práticas extremas. Um plano de longo prazo melhor é para tomar passos incrementais e ter sucesso, ao invés de algo radical e que falha.

O desejo de Deus é que os católicos sejam saudáveis. Pode ser uma luta e nem todos devem ser esperados a adotar estas práticas ao mesmo grau. Mas vale se estiver mais feliz e mais saudável no final.

A ajuda médica é fundamental no caso da obesidade, pois o médico e nutricionista orientarão e serão apoio para melhora do peso e saúde. E, assistam ao programa Quilos Mortais, é ótimo!

Foto: http://www.freepik.com/

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Isso a gente recomenda:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

O G20 e sua influência na vida dos jovens católicos e na Igreja Católica mundial: uma análise completa

O G20 no Brasil e sua influência na vida dos jovens católicos e na Igreja Católica mundial: uma análise completa

Veja uma análise completa sobre o G20 no Brasil e sua influência na vida dos jovens católicos e na igreja católica. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner para entrar no grupo dos jovens católicos no whatsapp