Como Superar Dependência Química segundo a fé católica

Como Superar Dependência Química com Fé em Deus e na Igreja 🏅 É mesmo possível?

Material para catequese infantil da igreja católica

Como superar a dependência química? Pastoral da Sobriedade se caracteriza concreta ação da Igreja Católica em prevenir e recuperar dependência química.

Trata-se de ação conjunta pastoral procurando integração entre as Pastorais todas, Comunidades Terapêuticas, Movimentos, Casas de Recuperação, assim para por meio de pedagogia do Cristo Libertador, o resgate e reinserção de excluídos, a propor pela conversão a mudança de vida.

Capacita a Pastoral da Sobriedade os que de algum modo identificam-se pela causa e também querem lutar pela vida, se transformando em Agente da Pastoral da Sobriedade.

Nascia no ano de 1998 a Pastoral da Sobriedade, em 36ª Assembleia dos Bispos do Brasil, em resposta para questão delicada da utilização das drogas.

Atualmente, vai além. Portanto, trata todo tipo de dependência química ou não, manias, vícios, pecados ou compulsões.

Quais São as 5 Linhas de Ações Desta Pastoral?

São as 5 linhas de ações pertencentes à Pastoral da Sobriedade em como superar a dependência química:

  • Em prevenir utilização das drogas.
  • Intervir com quem experimentou drogas, porém, não se tornou ainda dependente delas.
  • Em recuperar dependentes químicos.
  • Em reinserir socialmente e familiarmente para dependentes na sobriedade.
  • Em atuação política em que se entende as formas todas de diálogo e articulação.

O objetivo geral é prevenção e recuperação da dependência química e mais dependências, de vivência de 12 passos pertencentes à Pastoral da Sobriedade.

Qual a Metodologia? Como Superar a Dependência Química?

Pastoral da Sobriedade 2023 se resume grupo de autoajuda seguindo metodologia de 12 passos. A cada semana vivencia ciclicamente e periódica um passo com base na citação da Bíblia, seguindo Calendário Nacional da CNBB-Coordenação Nacional, a traduzir Programa de Mudança de Vida.

No Brasil inteiro, pela semana, de modo simultâneo, este passo é então trabalhado para cada paróquia. Por meio de perseverança em reuniões que é proposto Programa de Vida Nova, entendido, por graça de Deus, aplicado de meta individual.

Leva para conversão a vivência. Com ele o indivíduo é conduzido para compromisso em atuar cristão. O indivíduo se redescobre, da autoestima, relevância de sua dignidade, de valores cristãos autênticos, morais e éticos, da própria cidadania.

No cotidiano da vida é inserida a fé, finalmente, percebe a Vida Nova em Jesus com meta da caminhada perene na sobriedade para santidade.

É anunciada argumentação pela medicina, ciência, “a vida em sobriedade continuada está diretamente ligada à espiritualidade do indivíduo”.

E de fato sem abrir-se para ação do Senhor se torna tudo efêmero. De modo especial Deus ama todos.

Ele possui aos filhos Projeto de Amor, que Jesus Cristo revelou e garantido por Espírito Santo, gerando felicidade.

Aprenda como formar um grupo jovem na igreja católica

São os 12 Passos contemplando Doutrina da Igreja Católica e também Sacramentos:

  1. Admitir.
  2. Confiar.
  3. Entregar.
  4. Arrepender-se.
  5. Confessar.
  6. Renascer.
  7. Reparar.
  8. Processar a Fé.
  9. Orar e Vigiar.
  10. Servir.
  11. Celebrar.
  12. Festejar.

São as características:

  • Trata-se de pastoral.
  • Um programa de nova vida, Terapia do Amor.
  • Trata-se de ação evangelizadora.
  • De fato não vai se limitar para dependência química.
  • Leva à reflexão pessoal.
  • Não possibilita aconselhamento na reunião.
  • Respeito para individualidade.
  • Trabalho da disciplina e respeito.
  • Em grupo de partilha, as pessoas não são separadas pela sua condição, porém, pelo parentesco.
  • Não se limita para bloqueio da utilização de drogas, no entanto, tem proposta de redescobrir dignidade e sentido real da vida.

Lista de Instituições da Igreja Católica que Ajudam Pessoas a superar a dependência química

A Comunidade Bethânia é grande destaque aqui. Partindo das experiências pessoais quando padre da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, o Padre Léo sentia inspiração no coração a fundar Comunidade Bethânia.

Foi diretor em Colégio São Luiz, em Santa Catarina, Brusque, dentre vários trabalhos que executou, onde prestou ainda espiritual atendimento para jovens da área e famílias.

Padre Léo em atendimentos percebeu que a questão das drogas se mostrava urgência para combate. Desta forma, ele sentiu necessidade para oferecer a estes indivíduos local e ambiente revelando maneira nova de viver, plena e saudável.

Com inspiração em Bethânia bíblica, a olhar aos irmãos, Maria, Lázaro e Marta, nascia a Comunidade de casa de acolhida de vários marginalizados presentes em sociedade que buscam jeito novo para viver.

Então, nessa perspectiva, não é a Comunidade Bethânia, centro da recuperação, e nem clínica em que pessoas são internadas ao tratamento. É recanto, Bethânia, que busca acolhida das pessoas que chegam como Jesus.

Respondendo para apelo do Espírito Santo para Padre Léo, o coração dele, vários abraçaram este ideal.

Na cidade de São João Batista, Santa Catarina, Léo recebeu de presente o terreno em que iniciou concretamente a Comunidade Bethânia, trabalhos de acolhida em 1995.

São os desafios motivando aparecimento de Bethânia:

  • Quantidade enorme na região de dependentes químicos.
  • Subida de número de soropositivos.
  • Quantidade grande de grávidas adolescentes, solteiras, em abandono.
  • Número crescente dos menores abandonados em periferias de cidades.
  • Ação concreta necessária para promoção social, e trabalho sério com foco em transformar a sociedade.
  • Ambiente apropriado necessário a retomar vida por meio de pregação dos retiros espirituais e cursos auxiliando em redescobrir sentido novo para vida.

Para buscar auxílio para dependência química na Igreja Católica, com a Pastoral da Sobriedade, visitar http://www.sobriedade.org.br/grupos/encontrar-grupo, a selecionar estado e cidade no site para encontrar o local mais próximo. São vários grupos de autoajuda de sobriedade no país.

Oração da Sobriedade

Senhor, admito minha dependência dos vícios e pecados, e que sozinho, não posso vencê-los. Liberta-me! Senhor, confio em Ti, ouve o meu clamor. Cura-me! Senhor, entrego minha vida, minhas dependências, em Tuas mãos. Espero em Ti. Aceita-me!
Senhor, arrependido de tudo que fiz, quero voltar para a Tua graça, para a casa do Pai. Acolhe-me! Senhor, confesso meus pecados, e publicamente, peço Teu perdão e o perdão dos meus irmãos. Absolve-me!
Senhor, renasço no Teu Espírito para a Sobriedade. O homem velho passou, eis que sou uma criatura nova. Batiza-me! Senhor, reparo financeira e moralmente a todos que, na minha dependência, eu prejudiquei. Ajuda-me a resgatar minha dignidade e a confiança dos meus. Restaura-me!
Senhor, professo que creio na Santíssima Trindade e peço a ajuda da Igreja, com a intercessão de todos os santos. Instrui-me na Tua Palavra! Senhor, orando e vigiando, para não cair em tentação, seremos perseverantes nos Teus ensinamentos. Dá-me a Tua Paz!
Senhor, servindo, a exemplo de Maria, nossa mãe e de todos, queremos, gratuitamente, fazer dos excluídos os nossos preferidos, através da Pastoral da Sobriedade. Senhor, celebrando a Eucaristia, em comunidade com os irmãos, teremos força e graça, para perseverarmos nesta caminhada. Alimenta-nos no Corpo e Sangue de Jesus!
Senhor, festejando os 12 passos para a Sobriedade Cristã, irmanados com todos, na mesma esperança, por um século sem drogas, queremos partilhar e anunciar Jesus Cristo Redentor, pelo nosso testemunho. Amém.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico