Os filmes Invocação do Mal são adaptados livremente dos arquivos dos casos de Lorraine e Ed Warren, os investigadores paranormais católicos, o casal, interpretados nos filmes por Vera Farmiga e Patrick Wilson. Os Warrens são mais conhecidos por sua associação com o caso que inspirou The Amityville Horror, fazendo de Invocação do Mal um tipo de prequela não oficial de Amityville.
Seria possível pensar que seria suficiente para James Wan, cineasta (Aquaman) ter suas 2 franquias de terror de enorme sucesso, com Saw e Insidious. Mas então, ele também criou Invocação do Mal, que desde suaestreia em 2013 produziu vários filmes, arrecadando mais de 2 bilhões de dólares de bilheteria.
Começando como uma série de fantasmas da década de 1970, com base nas investigações da vida real do casal paranormal Lorraine e Ed Warren, o universo de Invocação do Mal se expandiu em uma franquia que não apenas acompanha as aventuras de destruição de demônios dos Warrens, mas também se aprofunda nas histórias assombradas destes casos com episódios anteriores ambientados décadas antes dos Warrens aparecerem.
Ordem Cronológica dos Filmes Invocação do Mal
Há 9 filmes totais ambientados no universo Invocação do Mal, 3 filmes Invocação do Mal, 3 filmes Annabelle, A Freira e A Freira 2, e A Maldição da Chorona. Os 2 filmes futuros foram confirmados, Invocação do Mal 4, e The Crooked Man. A ordem cronológica dos filmes Invocação do Mal:
- A Freira (2018).
- Annabelle 2: A Criação do Mal (2017).
- A Freira 2 (2023).
- Annabelle (2014).
- Invocação do Mal (2013).
- Annabelle 3: De Volta para Casa (2019).
- A Maldição da Chorona (2019).
- Invocação do Mal 2 (2016).
- Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio (2021).
O que o Católico Aprende Assistindo os Filmes Invocação do Mal?
Por décadas, O Exorcista foi considerado o porta-estandarte dos filmes de terror, uma viagem a todo vapor pelo lado obscuro que foi indicado a 10 Oscars e se tornou o filme de terror de maior bilheteria de todos os tempos.
Mas em 2013, um filme chamado Invocação do Mal estourou no cenário cinematográfico de verão para se tornar uma sensação assustadora por si, provocando controvérsia sobre sua classificação MPAA até quase 150 milhões de dólares (sendo segundo apenas para O Exorcista no gênero), apesar do fato que não tinha grandes estrelas no elenco.
A razão explicando Invocação do Mal atrair tanta atenção era o fato que recebeu uma classificação R sem ter qualquer linguagem chula ou sexo, e nenhuma violência gráfica. Ao invés, foi rotulado de forma tão dura por “sequências de violência e terror perturbadores”, refletindo o tom incrivelmente tenso e cheio de suspense que Wan conseguiu determinar ao detalhar a verdadeira história do casal católico famoso, Ed e Lorraine Warren.
Os Warrens foram os principais exorcistas não clericais no planeta, tendo ajudado a erradicar dezenas de casos de possessões supostas e ataques de demônio entre as pessoas pelo mundo. No primeiro Invocação do Mal, eles ajudaram a salvar a família dos ataques demoníacos em fazenda rural em RhodeIsland e no outro filme, eles ajudaram uma mãe solteira britânica e seus 3 filhos que acreditavam que estavam sob cerco de espíritos malignos.
Ambos os filmes são assustadores demais, como o primeiro amplamente considerado perdendo apenas para O Exorcista como o filme mais assustador já feito, e a sequência aumenta a aposta em escala e quase em sua capacidade de aterrorizar quem assiste.
Desde que a diversão destes filmes está nas surpresas chocantes, poupa-se detalhes além do fato que estes filmes vão assustar completamente, e atingem mistura única de fé e medo.
Trailer dos filmes em ordem cronológica
Assista os trailers da sequência Invocação do Mal em ordem cronológica aqui:
Invocação do Mal – 2013
Vale a Pena Assistir?
Apesar do fato que tem linguagem totalmente limpa, e novamente, sem sexo ou nudez, é um filme intensamente assustador.
Se puder lidar com uma mistura verdadeiramente perturbadora de fé e medo que vai fixar e oferecer muito a pensar e conversar sobre, depois que o filme acabar, então vale sim assistir!
Há pouca ou nenhuma violência gráfica, mas verá um demônio horrível em um hábito de freira em pontos pelo filme, assim como crucifixos giratórios e todos os tipos de outros usos assustadores de iconografia católica, mas, para ser claro, é tudo no serviço do bem.
A habilidade destes filmes de alcançar uma audiência de terror que normalmente evitaria qualquer coisa religiosa faz deles muito valiosos para vir de Hollywood atualmente.
Assuntos católicos relacionados
- Jovem católico pode ou não assistir filme de terror, é pecado
- O exorcista, o devoto, é uma história que vale a pena assistir
- Nefarious é bom, é o melhor filme sobre possessão demoníaca
- Teorias da conspiração, quais as maiores que envolvem a igreja católica
- Novelas da Globo, qual impacto negativo para o jovem católico em assisti-las
- Católico pode ver os filmes do Harry Potter, qual a relação com a bruxaria
- Brincar com tabuleiro Ouija é realmente perigoso, é pecado para os católicos
- Padre Gabriele Amorth, biografia completa do exorcista do Vaticano
- Lista dos principais pecados mortais para igreja católica apostólica romana
- Assistir “A Fazenda” da Record é pecado, esse programa passa algo de bom
Como com o primeiro, o diretor James Wan, e equipe de irmãos co-roteiristas de Chad e Carey Hayes, que são autoproclamados devotos católicos, surpreendem os espectadores ao transcender o fator usual de choque de tais filmes de possessão demoníaca com uma batalha existencial estimulante centrada no conceito do bem versus mal.
“Estes filmes não são diretamente filmes cristãos, mas a fé é integrada neles”, diz Chad Hayes, falando do dia de imprensa do filme em Four Seasons Hotel em Beverly Hills.
“A ideia por trás de tudo isso é que quando as pessoas boas fazem nada, Satanás prevalece. Ed e Lorraine apenas literalmente tinham sua fé como arma, sem celulares e gadgets. Nós aprendemos muito mais sobre eles e sua fé porque nós não temos que explicar tudo sobre eles como da primeira vez, e nós poderíamos mostrar o que os levou para vocação deles”.
“Eu acredito que as pessoas identificam com isso porque é uma história real que elas podem olhar e ver que aconteceu”, adiciona David Leslie Johnson, que se uniu aos irmãos Hayes para escrever a sequência.
“Porque os personagens têm esta fé forte e você sabe que eles vão encontrar um caminho para um final feliz, isso se torna algo muito raro: um filme de terror positivo. Assim, há um sentido de esperança com eles. Não é tanto a qualidade da morte e desespero, mas da esperança que você tem no final”.
Foto: http://www.freepik.com/
Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!
Isso a gente recomenda:
- Compre os sacramentais católicos mais irados na loja oficial jovens católicos!
- Saiba como criar, estruturar e desenvolver um Grupo Jovem Católico passo a passo!