Ver filme de terror é pecado para o jovem da igreja católica

Assistir Filme de Terror é Pecado para o Cristão Católico? 🔴 Veja Aqui!

Medalhas de São Bento Originais

Assistir filme de terror é pecado? A Igreja não tem problema com apreciação do horror, terror, como gênero de literatura e cinema.

Se as escolhas pessoais de filmes e literatura exclusivamente giram em torno do terror, e a casa é cheia de objetos assim, pode desejar considerar se esta fascinação com terror se tornou algo prejudicial.

Se precisar de orientação em discernimento, a dica é conversar com diretor espiritual, por exemplo. Para cada ação humana, há 3 partes, objeto, intenção e circunstância.

O objeto é o que a ação é, neste caso, assistir filme de terror é pecado. A intenção é a razão para cometer o ato, e as circunstâncias são as coisas ao redor do ato.

A intenção de alguém em fazer uma ação pode ser a diferença entre pecado mortal (o pecado grave que “destrói a caridade no coração do homem”, de acordo com o Catecismo da Igreja Católica), e o pecado venial (pecado que “permite a caridade subsistir, mesmo embora ofenda e traga ferimento a ela”).

Na realidade, segundo o Catecismo da Igreja Católica, há 3 exigências para que o pecado seja mortal: “Para um pecado ser mortal, 3 condições devem reunir-se, o pecado mortal é pecado, cujo objeto é questão grave e que é também cometido com conhecimento pleno e consentimento deliberado”.

Ao falar sobre pecado ou se ou não um ato é pecaminoso, deve-se sempre olhar para o motivo por trás. Se alguém assiste filme de terror porque gosta de ver pessoas morrendo, isso poderia ser considerado um pecado grave.

Mas, se alguém assiste ao filme de terror por causa do mistério, incerteza, e pulos súbitos dando uma adrenalina, isso não é um pecado.

Assistir filme de terror é pecado para o católico
Ver filmes que glorificam o mal, de terror, é mesmo pecado? Pode atrair algum mal para nossa vida?

Afinal, Católicos Podem Assistir Filmes de Terror? Ver Filme de Terror É Pecado?

Alguns acreditam que focar a atenção em coisas assustadoras como monstros e fantasmas seja errado, assim abandonam as coisas assustadoras, como filmes, escolhendo alternativas mais de família, acham que assistir filme de terror é pecado. Muitos católicos acreditam que tal entretenimento é moralmente problemático.

Pensam que estes filmes glorificam o mal, assim não devem ter lugar na vida piedosa. Outros, porém, acreditam que contanto que consigam separar as histórias da ficção da vida real, não há nada de errado com o gênero.

De maneira estranha, os filmes de terror parecem ser o último lugar no cinema americano onde a fé é levada com seriedade. Jesus afirma, “estes espíritos podem apenas ser expulsos por meio de oração e jejum, ou seja, bem espiritual.

Aprenda como formar um grupo jovem na igreja católica

Papa Francisco foi muito explícito sobre necessidade do ministério de libertação, e ao se encontrar em situação de infortúnio, não ser herói, procurar um padre.

Você pode Curtir isso:

Glorificar x Destacar

Não há nada de errado com o gênero de terror, ao menos em princípio. Claro, apenas como tudo mais, podem ser levados para extremos prejudiciais, e há certos tipos de filmes de terror que indicam problemas claramente, mas não há algo inerentemente errado com o gênero em si.

Há muito que pode ser dito em defesa dos filmes de terror, mas segue para um princípio enunciado pelo Papa São João Paulo II em sua Carta aos Artistas: “Mesmo quando eles exploram as profundezas mais escuras da alma ou aspectos mais inquietantes do mal, artistas dão voz de certa forma para desejo universal de redenção”.

Isso seria a chave para entender o motivo de católicos poderem assistir filmes de terror. Contrário à crença de alguns, o bom terror não glorifica de fato o mal. Ao invés, o bom terror destaca isso, e ao fazer, mostra pelo que exatamente o mal é.

Mostra que o mal não é uma coisa boa para ser celebrada, imitada ou buscada; ao invés, é algo que as pessoas devem lutar contra e tentar o melhor para ter sucesso e escapar.

Colocado de forma simples, o terror visto na tela deve lembrar os católicos da necessidade que têm para serem salvos do horror que vivenciam no mundo real. É o princípio geral que deve guiar como as pessoas entendem os filmes de terror.

Cristãos Católicos e o Gênero de Terror

É importante saber que nem todos os filmes de terror valem assistir. Alguns filmes, cineastas, e fãs realmente glorificam o mal, e isso nunca é bom.

O católico deve ficar longe de filmes que são sobre sangue, violência excessiva, sem valor de narrativa, e nunca deve gostar de assistir o sofrimento humano.

Apenas porque alguns filmes de terror são ruins, não significa que todos os filmes sejam. Há bons filmes que expressam a verdade sobre o mal e a necessidade dos católicos por redenção, assim os fiéis podem assistir e aproveitar do entretenimento.

Simplesmente precisam ser prudentes sobre as escolhas que fazem de entretenimento e assegurar que se decidirem ver filmes de terror, assistir aqueles que destacam o mal e mostra-lo pelo que ele realmente é, ao invés dos filmes que glorificam o mal.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico