Ouvir Músicas Católicas

Ouvir Músicas Católicas 🏅 Como Encontrar Inspiração por Meio da Música Católica

Como formar um grupo jovem na igreja católica

A música, ouvir músicas católicas, desempenha um papel importante na adoração do católico para Deus porque os fiéis são corpo e alma.

A oração vem das profundezas do coração. Palavras apenas não são suficientes para expressar tudo que é desejado a dizer.

Mas ouvir músicas católicas tem o poder de comunicar as mensagens e emoções que as palavras não podem capturar.

Música é uma ponte entre o mundo da matéria e o reino do espírito. E transforma o caminho da vida em um caminho espiritual consciente.

A música tira cada um de si e abre para Deus. A música litúrgica boa, assim, nunca centra na comunidade. A liturgia não é sobre o que as pessoas desejam.

A liturgia é, antes de tudo, oração e adoração para Deus e entrada dos fiéis no que Deus deseja para os mesmos.

Muitos grandes compositores, como Beethoven, Bach, Mozart e Brahms reconheceram que seu talento musical não era suficiente para produzir boa música.

Eles precisavam da inspiração divina. Deus ama música! Afinal, o Livro dos Salmos é um livro de canções. A música vem de Deus, e quando os católicos participam nela, por escrever, executar ou mesmo apenas ouvir, estão recebendo um dom de Deus.

Papa João Paulo II e a música católica

Em qualquer escola há muitas razões explicando a importância da música. Vários estudos ao longo dos anos demonstraram que o envolvimento com a música pode ter vários e diversos efeitos positivos como desenvolver senso de comunidade, melhora da memória, do desempenho em tarefas cognitivas, permitindo melhora da saúde mental, e até fortalecimento do sistema imunológico.

Então para qualquer escola, e para sociedade, música é importante e pode ser ferramenta muito eficiente na educação dos estudantes.

Mas, para uma escola católica há outras razões mais profundas explicando a música importar tanto. Lá razões são baseadas na missão que existe nas escolas católicas, não apenas educar os estudantes, mas também para leva-los a uma consciência da realidade além do mundo físico.

Um conhecimento e, tanto quanto possível, amor da Pessoa, vida e ensinamentos de Cristo e do Deus Trinitário de Amor. Palavras podem apenas ir tão longe a oferecer esta consciência.

Papa São João Paulo II em sua carta de 1999 para artistas e músicos disse, “Para comunicar mensagem que lhe foi confiada por Cristo, a Igreja precisa da arte. A arte deve ser perceptível, e tão quanto possível atrativa, o mundo do espírito, do invisível, de Deus”.

Católico Mirim, material para catequese católica infantil

Música é uma ferramenta indispensável na comunicação do Evangelho, por causa de sua habilidade de apresentar o ensinamento em aspectos particulares da fé de modo que seja atrativo, acessível e memorável, e por causa da maneira poderosa em que simplesmente atrai as pessoas para experiência de beleza, as leva também para consciência e encontro com Deus.

Você pode Curtir isso:

Verdades do Céu na Linguagem da Terra

Ouvir músicas católicas, a música sempre desempenhou um papel forte no ensinamento da fé. Dos Salmos dos israelitas para Cânticos dos primeiros cristãos, dos cantos da Idade Média para hinos contemporâneos de hoje, pela história toda, a Igreja dependeu bastante da música para levar as verdades do Céu e transmiti-las na linguagem da Terra.

É porque “Arte tem uma capacidade única de pegar uma ou outra faceta da mensagem e traduzir em cores, formas, e sons que nutrem a intuição dos que olham ou ouvem”.

Um dos benefícios chaves de usar a música para ensinar as verdades da fé é a habilidade da boa música para fixar na mente das pessoas. Uma verdade falada, não importa quão profundo, pode muitas vezes ir de um ouvido e outro sem muito fixar no caminho.

Uma verdade cantada com melodia que fica na mente das pessoas permanece na mente muito após a escuta inicial, permitindo o impacto da verdade a aprofundar com o tempo.

Ouvir Músicas Católicas = Mensagem Sem Barreiras

Outra razão que a música tem grande importância no ensino da fé é que permite ensinar através de meio que é prontamente aceito pelas pessoas, pelos estudantes, minimizando as barreiras que a mensagem tem que passar para engajar o ouvinte.

A boa música católica pode engajar os fiéis na linguagem deles e cultura. Usando música católica contemporânea de qualidade, bem produzida, oferece os benefícios duplos de permitir que a mensagem seja mais eficiente no ouvinte inicial, mas ainda tornando possível para estudantes literalmente levar para casa a mensagem.

Ao longo dos anos, houve crescente número de artistas católicos criando e produzindo música de alta qualidade que é acessível e atraente aos jovens, mas também profundamente com base na fé católica.

Papa Francisco sobre Ouvir Músicas Católicas

Na missa, há vezes quando os fiéis podem escolher simplesmente ouvir música e deixar o coração subir em adoração para Deus. Mas, momentos de silenciosamente ouvir a música e canção na missa devem ser raros. Não participar das canções da congregação limita e diminui a participação na liturgia.

As paredes das igrejas devem reverberar com o som do canto dos católicos na liturgia. Nas palavras da Carta aos Efésios, os fiéis devem “Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor”, Efésios 5:18-19.

Papa Francisco claramente definiu o propósito da música na missa. Ele disse que é “primeiro de tudo uma questão de participar intensamente no mistério de Deus, na teofania que ocorre em cada celebração eucarística, em que o Senhor faz Dele presente entre o povo Dele, que são chamados realmente a participar na salvação realizada por Cristo crucificado e ressuscitado”.

O Concílio Vaticano II apelou por participação plena, ativa e consciente dos leigos na missa. Como a introdução do vernáculo na liturgia, a música destina-se a promover esta participação.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico