Planta Espada de São Jorge Tem Significado Espiritual na Religião Católica, É Superstição, É um Amuleto Contra Energias Negativas, por que Leva o Nome do Santo Católico, Quais os Significados que Ela Tem, o que Diz a Igreja Católica Sobre Essa Planta

Planta espada de São Jorge ❤️ significado, católico pode ter

Medalhas de São Bento Originais

Espada de São Jorge é planta com origem africana, planta espada de São Jorge. Era já usada nos vários rituais por lá, a marcar determinadas épocas pelo ano, de exemplo os meses de transformação, proteção e contra mau olhado.

Após o desbravamento, chegou ao Brasil, e com portugueses ao passo que procuravam escravos em continente africano. De fato, terminou por se adaptar bem com o ambiente, porque o território brasileiro tem clima muito parecido, e os negros que após, converteram-se para catolicismo foram responsáveis por apelidar tal planta como espada de São Jorge, e com a mesma, os significados todos que antes apenas eram de Ogum.

Com a religião crescendo no Brasil e como os brasileiros têm característica de ser supersticioso, a espada de São Jorge terminou por integrar muitos lares, em especial na década de 70 a 90, em especial colocadas perto da porta.

Uma planta que ainda está em alta, servindo na decoração também. Suculentas tornaram-se famosas cada vez mais, por causa da excêntrica beleza e ser prático para cuidar. Já que a espada de São Jorge do mesmo modo funciona, então novamente acabou se destacando.

Os benefícios da planta se não tiver pets e crianças por perto, é dispor ambiente mais saudável e limpo, devido ao oxigênio, o que ajuda e bastante, em especial aos que têm problemas respiratórios ou desejam conferir charme nos locais fechados ou apartamentos e não entendem como fazer.

Tipos de Espada de São Jorge e Características

Há 5 tipos, no Brasil, de planta espada de São Jorge, e as mais comuns têm nomes científicos SansevieriaTrifasciata, e DracaenaTrifasciata. É popularmente conhecida também, a espécie, como espada-de-lansã, espada-de-santa-bárbara, língua-de-sogra, espada-de-santa-rita, rabo-de-lagarto.

No entanto, não se trata de exclusividade do Brasil. Um vegetal ornamental de origem africana é muito comum ainda em lares de norte a sul dos Estados Unidos. De fato, a espada de São Jorge tem uso ornamental, e pela proteção contra o mau olhado é popular.

Mas, vale lembrar que a planta venenosa possui substâncias como saponinas tóxicas e glicosídeos que causam dificuldades para respiração e movimentação. Um dos primeiros sinais que o animal de estimação pode mostrar se caracteriza salivação intensa.

Mas a ciência aponta que a planta espada de São Jorge auxilia na purificação do ar para a casa. Libera oxigênio pela noite toda, e ainda absorve certa substâncias tóxicas, de exemplo benzeno, xileno, tolueno, tricloroetileno, e formaldeído. Planta incrível, do ponto de vista da saúde, porém, o único alerta é para animais e crianças, para não comer as folhas.

Católico pode ter Planta Espada de São Jorge em casa
Planta Espada de São Jorge

São Jorge e a Planta

Um grande Santo da fé católica. Sobre São Jorge, o Padre da Paróquia de São Jorge, Raimundo Ribeiro, em Belém, a analogia do dragão ele assim vai explicar.

“Segundo consta, em uma cidade da Líbia havia um grande lago, onde existia um dragão que aterrorizava as pessoas. São Jorge, ao ver a aflição do povo, se dispôs a enfrentar aquele animal e, assim, libertar as pessoas do perigo. Para nós, o ‘dragão’ se tornou um símbolo dos obstáculos, que temos que enfrentar no dia a dia e São Jorge, um exemplo de firmeza, que faz dele um santo procurado em situações de extrema aflição”.

No caso da jornalista Lourdinha Bezerra que é católica e também devota de São Jorge por mais de 30 anos, portanto, o “dragão” que ela enfrentou, e direcionou a fé dela no padroeiro, correspondeu à cirurgia de hérnia que fez.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

Lourdinha, diabética, teve que assinar termo cirúrgico porque o procedimento era delicado. Ela conta, “eu me apeguei a minha fé, pedi a São Jorge Guerreiro que me amparasse e me protegesse, e deu tudo certo. Cheguei a ficar abatida, emagreci bastante, mas hoje estou aqui. Venci o meu ‘dragão’ através da fé, que me tirou um aperreio de saúde, que é a coisa mais preciosa que nós temos”.

E esta fé, ela faz questão para demonstrar pela sua casa, em cada canto. Lourdinha mantém um altar que é dedicado para São Jorge, ali faz as preces, sem contar quadros, imagens, escapulários, acessórios, terços personalizados, como ainda jardim cheio da planta espada de São Jorge.

E organiza também evento a cada ano, para homenagear este Santo, Samba de São Jorge. Lourdinha diz que a devoção surgiu em viagem para o Rio de Janeiro, pois o Santo é padroeiro desta cidade.

Lourdinha veio de lá encantada e conta que ia se tornar devota devido a ser um santo inspirador. Trata-se de exemplo de fé inabalável para ela, que deseja ter, por ser mulher guerreira como ele, ela fala não desistir, persistir e acreditar neste Santo que enfrentou com lança e espada o dragão.

Você pode curtir isso:

Católico pode ter planta em casa

Para católicos, a referência dessa planta a São Jorge é única. Jorge da Capadócia foi um santo casca-grossa, pois alcançou altas patentes no exército romano, no século III.

Durante a Perseguição de Diocleciano, a mais sangrenta do Império Romano, não renunciou ao cristianismo e, por isso, foi degolado, no ano de 303.

No século V, já havia várias igrejas dedicadas a São Jorge, o santo combatente. A lenda de seu embate com o dragão o popularizou ainda mais. Em todas as imagens, Jorge está com uma espada ou uma lança.

O santo que aparece no nome científico da planta, no entanto, é outro. Sansevieria foi cunhado em 1789 pelo naturalista sueco Carl Peter Thunberg, um discípulo de Lineu, que esteve na África do Sul durante 3 anos. Lá, conheceu e descreveu a espécie. Thunberg homenageou o cientista italiano Raimondo di Sangro, o príncipe de Sansevero.

Sansevero é uma comuna italiana com nome referente a São Severino.

São Severino, São Jorge, Ogum… Não sei quem enfrenta os maus espíritos que a Sansevieria trifasciata afugenta. Fato mesmo, é que, comprovadamente, a espécie limpa do ar, benzeno, formol, tricloroetileno, xileno e tolueno; e só isso já é uma baita proteção.

Siga o Perfil Oficial do Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp