6 exemplos de santos jovens católicos para os dias de hoje

Santos jovens católicos: 6 exemplos de santidade para juventude

Você já se perguntou quem são os jovens santos católicos que podem servir como exemplos inspiradores para a juventude de hoje? São pessoas que viveram em diferentes épocas, enfrentaram desafios e adversidades, mas encontraram um caminho para a santidade. Neste artigo, exploraremos a vida de alguns Santos Jovens Católicos notáveis, cujas histórias continuam a impactar e motivar os jovens de hoje a buscar a santidade em suas vidas.

Papa Francisco reconhece esses jovens no segundo capítulo do Christus vivit, a exortação apostólica pós-sinodal aos jovens e a todo o povo de Deus. De acordo com o Santo Padre, “eram
 belos reflexos do jovem Cristo que brilhavam para nos estimular e nos tirar da sonolência”. Conheça 6 santos jovens católicos e beatos que ainda na juventude “viviam a santidade cada um à sua maneira”, que “não conheciam a vida adulta e nos deixaram o testemunho de outra maneira de viver a juventude”, segundo reconhece o Pontífice.

Esses jovens santos católicos nos mostram que é possível viver uma vida de santidade mesmo em um mundo cheio de desafios e distrações. Suas histórias nos inspiram a buscar a virtude, o serviço aos outros e a profunda conexão com Deus. Embora possam ter vivido séculos atrás, seu legado continua vivo e nos desafia a levar uma vida cristã autêntica hoje.

A importância da santidade na juventude através dos Santos Jovens Católicos

A juventude é uma fase da vida marcada por descobertas, desafios e influências externas. Nesse período, os jovens estão em busca de identidade e muitas vezes são influenciados por valores e padrões que não condizem com a fé católica. Por isso, é fundamental mostrar aos jovens a importância da santidade em suas vidas. A santidade não é apenas para os mais velhos, mas também para os jovens, que têm o potencial de serem verdadeiros modelos de virtude e inspiração para os outros.

“Hoje precisamos de jovens que sejam verdadeiramente transgressivos, inconformistas, que não sejam escravos de seus celulares, mas que mude o mundo como Maria, levando Jesus aos outros, cuidando dos outros, construindo comunidades fraternas com os outros, realizando sonhos de paz”. Papa Francisco

Santos jovens católicos famosos

Conheça abaixo a nossa seleção dos Santos Jovens Católicos da Igreja Católica que você deve conhecer e se inspirar para buscar a santidade no seu dia a dia.

Beato Carlo Acutis

Beato Carlo Acutis é santo da geração millenials
Beato Carlo Acutis vai ser santo jovem católico da igreja

Carlo Acutis nasceu no Reino Unido e se tornou conhecido por documentar milagres eucarísticos ao redor do mundo e catalogá-los em um site que ele mesmo criou nos meses anteriores à sua morte por leucemia. Os relatos sobre o jovem evidenciam a alegria eucarística, o desejo de conhecer cada vez mais sobre a Igreja. O jovem conseguia ensinar a família e motivava a viver no ordinário uma vida de santidade.

O Papa Francisco declarou que ele era Venerável em 5 de julho de 2018. Em 21 de fevereiro de 2020,  foi autorizado na Congregação para as Causas dos Santos a promulgar os Decretos que aprovam novas beatificações e canonizações, assim como novos Servos de Deus, e entre eles o jovem italiano Carlo Acutis. Sua beatificação aconteceu no dia 10 de outubro de 2020 em Assis, na Itália.

Serva de Deus Chiara Corbella Petrillo

Chiara Corbella Petrillo nasceu em Roma, em 09 de janeiro de 1984. Teve uma família católica e ela, à medida que ia crescendo, mostrava ser uma jovem serena, alegre e que gostava de ajudar ao próximo. Logo se interessou e participou da Renovação Carismática e, pode-se dizer que a fé e a devoção mariana pautavam sua vida. Amava viajar, gostava de tocar violino, amava a natureza e os animais.

Após uma viagem peregrina a Medjugorje, conheceu Enrico Petrillo, seu futuro namorado e marido. O jovem casal queria muito ter filhos, e tiveram dois com má formações. Com a intervenção divina na terceira gestação o bebê nasceu saudável, porém Chiara descobriu que estava com câncer na língua e teve que se submeter a uma cirurgia para extirpar o tumor, em março de 2011. Com o tempo, a doença se espalhou pelos pulmões, ao fígado, ao olho direito (que ela cobria com um adesivo) e aos nódulos linfáticos.

Com o avanço da enfermidade, Chiara se recolheu à casa da família. Faleceu em 13 de junho de 2012, com apenas 28 anos. É um exemplo de fé inabalável comoveu a todos que a conheceram. Pouco tempo depois, em 02 de julho de 2018, a diocese de Roma deu abertura a sua causa de beatificação e canonização. Desta forma, ela se tornou Serva de Deus.

Servo de Deus Guido Schäffer, 34 anos (o Santo Surfista)

Quiosque Guido Schäffer é inaugurado na praia do Recreio dos Bandeirantes - RJ
Venerável Guido Schäffer, o Santo Surfista da Igreja Católica

Guido Vidal França Schäffer, levava uma vida normal. Namorou, viajou, se formou em medicina e quase se casou, porém, segundo relatos, sentia que sua vocação era mais do que ser médico e uma pessoa dedicada aos irmãos.
Pessoas próximas testemunham que ele aproveitava as oportunidades para evangelizar, tanto no meio dos jovens como exercendo a medicina. Como médico atuou em obras de caridade, oferecia ajuda aos mais pobres assistidos pelas Irmãs Missionárias da Caridade e, muito especialmente após a leitura do livro “O irmão de Assis”, decidiu largar tudo para seguir o forte chamado ao Sacerdócio.

Morreu em maio de 2009, com 34 anos, durante o último ano do seminário, vítima de uma contusão na nuca que gerou desmaio e afogamento enquanto surfava, na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). Conhecido popularmente como o Surfista Santo, é, atualmente, um Servo de Deus e postulante à beatificação. Em vida, foi seminarista, médico e praticante de Surf; e foi neste esporte que morreu. O processo de beatificação do seminarista Guido Schäffer tramita no Vaticano. A arquidiocese do Rio de Janeiro abriu o processo de beatificação em 17 de janeiro de 2015 e terminou no dia 8 de outubro de 2017.

Sandra Sabattini

No dia 24 de outubro de 2021, Sandra Sabattini se tornará a primeira noiva beatificada na história da Igreja. A jovem leiga italiana estava se preparando para o sacramento do matrimônio com Guido Rossi quando, aos 23 anos, sofreu um atropelamento e, infelizmente, não resistiu. Ela e o futuro esposo pretendiam mudar-se para a África a fim de fundar uma comunidade católica a serviço dos “últimos entre os últimos”.
Sandra cursava Medicina e, como voluntária, atendia pessoas doentes. Além disso, todos os dias rezava o terço e meditava sobre a Palavra de Deus, alimentando uma profunda vida espiritual. Na virada de cada ano, costumava fazer oração da meia-noite à 1h da manhã perante o Santíssimo Sacramento.

A jovem tinha 20 anos quando conheceu Guido Rossi, que tinha os mesmos propósitos de Sandra. Guido e ela noivaram. Em 29 de abril de 1984, os noivos se dirigiam a mais um encontro da Comunidade Papa João XXIII. Quando Sandra desceu do carro e aguardava para atravessar a rua, um veículo que vinha na direção contrária a atropelou. Ela foi rapidamente socorrida e levada a um hospital de Bolonha, mas não pôde resistir às consequências do impacto brutal e entregou a alma a Deus no dia 2 de maio.

“Eu vivo por um milagre
Em 19 de julho de 2007, um homem italiano de 41 anos, Stefano Vitali, viu-se curado inexplicavelmente de um câncer em metástase, após ter rezado por intercessão de Sandra. Ele relatou a sua história no livro “Eu vivo por um milagre”, publicado em italiano e ainda sem tradução oficial para o português.

O testemunho de Stefano foi bastante divulgado. Em uma das entrevistas, ele afirmou que a sua cura não foi somente física, mas principalmente espiritual, já que o exemplo de vida de Sandra lhe apontou “o caminho para alcançar a serenidade e realizar a minha vocação”. E completou: “se ela conseguiu isto comigo, que sou teimoso, mais ainda conseguirá com tantos que vierem a encontrá-la no futuro”.

Beata Chiara Luce, 19 anos

Chiara Luce nasceu a 29 de Outubro de 1971, em Sassello, uma pequena cidade nos Apeninos. Não teve uma vida marcada por feitos extraordinários, mas soube amar. Sempre se preocupou com os mais necessitados e procurou viver como Jesus ensinou. Aos 9 anos participa num encontro das “Gen 3” do movimento Focolares. Aí conhece o ideal da unidade. O Evangelho passa a ser algo dinâmico na sua vida. E decide dizer sempre Sim a Jesus. Torna-se a amiga dos últimos. Deseja partir um dia em missão para África.

Aos 17 anos, descobriu um tumor nos ossos. Suportou o sofrimento com alegria e entregou-o a Jesus. Inclusive, chegou até rejeitar morfina para poder oferecer cada uma das dores como sacrifício a Deus. Pouco antes de morrer, deixou uma mensagem aos jovens: “Os jovens são o futuro. Eu não posso mais correr, mas quero passar a tocha para eles, como nas Olimpíadas. Os jovens têm uma única vida e vale a pena usá-la bem”. Foi beatificada em 25 de setembro de 2010, em Roma pelo Papa Bento XVI. A festa é celebrada em 29 de outubro.

Santa Teresinha das Rosas, 24 anos – Santos Jovens Católicos

Maria Francisca, que viria a tornar-se Teresa, a pequena francesa tinha o sonho de entrar para o Carmelo. Destacava-se pelo coração dócil e apaixonado por Deus. Com 15 anos, conseguiu a permissão de Papa Leão XIII para ser carmelita. Santa Teresinha não só descobriu que no coração da Igreja sua vocação era o amor, como também sabia que o seu coração – e o de todos nós – foi feito para amar.

Firmou a vida de santidade dentro do Carmelo, com as provações, perseguições e penitências. Sofreu uma grave tuberculose, mas nunca deixou de estar alegremente na presença de Deus. Ele viveu o caminho da total confiança no amor do Senhor e propôs nutrir com a sua oração o fogo do amor que move a Igreja. No conhecido livro, “História de uma alma”, publicado em 1898, afirmou que “o amor de Nosso Senhor se manifesta tanto na alma mais simples, que não coloca nenhuma resistência a sua graça, quanto na alma mais sublime”.

Após 24 anos de idade, morreu na cidade de Lisieux em 30 de setembro de 1897. Em 17 de maio de 1925, foi canonizada pelo papa Pio XI, o mesmo que dois anos mais tarde a declarou Patrona Universal das Missões Católicas. Foi declarada Doutora da Igreja em 19 de outubro de 1997 pelo papa João Paulo II.

Beato Pier Giorgio Frassati – Santos Jovens Católicos

Pier Giorgio nasceu em Turim, em 1901, no seio de uma família da alta burguesia. Porém, não se sentia à vontade na classe social onde vivia, nem na sua vida no lar, onde a fé era um elemento mais formal do que essencial. Estudou Engenharia mecânica, com especialização em mineração, porém não conseguiu concluir o curso de graduação, em vida, mas obteve o título “honoris causa“, em 2002. A prioridade dele não eram os estudos, mas a oração, a Eucaristia e a caridade.

Pier Giorgio fundou a “Sociedade de Tipos Estranhos”, cujos membros, “desonestos e vigaristas”. O grupo fazia excursões, contavam piadas, mas, acima de tudo, aspiravam à amizade mais profunda, fundada no vínculo sagrado da oração e da fé. Era uma verdadeira amizade cristã, em certos aspectos, profética para a maioria da associatividade leiga da Igreja, que haveria de vir.

Faleceu no dia 4 de julho de 1925 vítima de poliomelite, com apenas 24 anos, na véspera de concluir o curso de Engenharia Industrial Mecânica na Escola Real Politécnica. Pretendia dedicar-se integralmente aos mineiros devido às más condições a que eram submetidos. O jovem italiano foi beatificado por João Paulo II em 1990, o qual, ao assistir muitos jovens e membros da Ação Católica.

Exemplos inspiradores de santidade para os jovens

Os santos jovens católicos nos mostram que é possível viver uma vida de santidade mesmo em um mundo cheio de desafios e distrações. Eles nos ensinam a importância da oração, da virtude e do serviço aos outros. Suas vidas nos inspiram a buscar uma relação mais profunda com Deus e a viver de acordo com seus ensinamentos.

Esses jovens santos não eram perfeitos, mas buscavam constantemente a santidade em suas vidas. Eles enfrentaram desafios, tentações e até mesmo a morte, mas nunca desistiram de sua fé e de seu compromisso com Deus. Eles nos mostram que a santidade não é um caminho fácil, mas é possível se estivermos dispostos a nos esforçar e confiar na graça de Deus.

“Queridos jovens, precisamos de vocês! Precisamos de sua criatividade, de seus sonhos e de sua coragem, de sua simpatia e de seus sorrisos, de sua alegria contagiante e também daquela pitada de loucura que vocês sabem trazer para cada situação e que ajuda a sair do torpor da rotina e dos esquemas repetitivos, em que às vezes classificamos a vida”
, disse o Papa durante a sua viagem Apostólica ao Bahrein, país no Oriente Médio.

Testemunhos de jovens que se tornaram santos

Além dos jovens santos conhecidos, existem muitos outros jovens que também alcançaram a santidade e se tornaram modelos de inspiração para os outros. Eles podem não ser tão famosos quanto os santos canonizados pela Igreja, mas suas vidas são igualmente inspiradoras e nos mostram que a santidade não é reservada apenas a alguns escolhidos, mas está ao alcance de todos.

Um exemplo é o Beato Carlo Acutis, um jovem italiano que faleceu aos quinze anos de idade e que foi beatificado recentemente pela Igreja Católica. Carlo era um jovem comum, mas tinha uma profunda devoção à Eucaristia e ao Rosário. Ele utilizou suas habilidades em programação de computadores para criar um website que catalogava milagres eucarísticos em todo o mundo. Sua vida de santidade e amor a Deus é um exemplo inspirador para os jovens de hoje, mostrando-lhes que a santidade pode ser vivida em qualquer idade e em qualquer contexto.

Outro exemplo é o jovem brasileiro, o Servo de Deus Guido Schäffer, um estudante de medicina que morreu aos 34 anos enquanto surfava. Guido era um jovem alegre, dedicado aos estudos e ao serviço aos outros. Sua vida de santidade e seu amor pela medicina são exemplos inspiradores para os jovens de hoje, mostrando-lhes a importância de buscar a santidade em todas as áreas de suas vidas.

“Jovens com asas para voar, sonhar e criar e com raízes para receber dos mais idosos a sabedoria que eles dão. Então perguntem-se: ‘como estão as minhas asas?’”
, disse o Papa Francisco em 6 de agosto de 2023 em seu discurso promulgado na Sala Clementina do Palácio Apostólico.

Você pode curtir isso:

Recursos e materiais disponíveis para os jovens interessados em viver uma vida santa

Para os jovens interessados em viver uma vida santa, existem diversos recursos e materiais disponíveis que podem auxiliá-los nessa jornada. Além dos livros, vídeos e podcasts mencionados anteriormente, existem também aplicativos de oração e de formação católica que podem ser baixados em dispositivos móveis. Esses aplicativos oferecem uma variedade de conteúdos, como leituras diárias da Bíblia, meditações, orações e reflexões sobre a vida dos santos.

Além disso, é importante buscar o acompanhamento espiritual de um padre, religioso ou religiosa que possa orientá-lo em sua caminhada de fé. Eles podem ajudá-lo a compreender melhor os ensinamentos da Igreja, a superar desafios e a crescer em seu relacionamento com Deus.

“Se não vos ouvirem, gritar e ainda mais forte”. Este foi o conselho que o Papa deu aos jovens que participaram da Conferência Juvenil da União Europeia em julho passado. Ele também disse que “os jovens têm todo o direito de dar a vossa opinião sobre o que diz respeito ao vosso futuro. Encorajo-vos a serem empreendedores criativos e críticos”.

Conclusão e incentivo aos jovens a buscarem a santidade

Em conclusão, os jovens santos católicos são exemplos inspiradores de santidade para a juventude. Suas vidas nos mostram que é possível viver uma vida de virtude, serviço aos outros e profunda conexão com Deus, mesmo diante dos desafios e distrações do mundo atual. O movimento Santos Jovens Católicos busca motivar e inspirar os jovens a buscar a santidade em suas vidas, proporcionando-lhes oportunidades de crescimento espiritual, formação humana e vivência da fé.

Através dos exemplos desses jovens santos, os jovens de hoje são desafiados a buscar a santidade em todas as áreas de suas vidas. Eles nos mostram que a santidade não é algo distante ou inatingível, mas sim algo que pode ser vivido por qualquer pessoa, independentemente da idade. Portanto, convido todos os jovens a se inspirarem nesses exemplos de santidade e a buscar a santidade em suas próprias vidas, vivendo de acordo com os ensinamentos de Cristo e seguindo o exemplo dos jovens santos católicos.

No encontro com milhares de jovens na Praça de São Pedro no dia 18 de Abril, o Papa disse “às vezes a vida põe-nos à prova, faz-nos ver as nossas fraquezas em primeira mão, faz-nos sentir nus, indefesos, sozinhos. Não tenhais vergonha de dizer ‘estou com medo’, a escuridão assusta a todos nós”, disse o Papa.
“A escuridão nos põe em crise, principalmente quando levantamos as redes e elas estão vazias, então a gente não entende, a gente se pergunta o porquê, mas depois da noite vem o dia, sempre. Não tenhas medo da vida, por favor! Tem medo da morte, da morte da alma, da morte do futuro, do fechamento do coração. Tem medo disto, mas não da vida, a vida é bela, a vida deve ser vivida e doada ao próximo, a vida deve ser partilhada com os outros, não fechada em si mesma”, disse.

Fonte: Comunidade Shalom
Foto: Canção Nova

Isso a gente recomenda:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico