Soberba Significado na Bíblia Sagrada, o que É uma Pessoa Soberba, Sintomas, Tipos de Soberba, o que a Soberba Faz com as Pessoas, a Soberba É Pecado Grave, o que É Soberba Espiritual, Existe Diferença para Arrogância, Frases de uma Pessoa Soberba, o que a Bíblia Sagrada, o Papa Francisco e Padres Famosos Falam Sobre a Soberba

Soberba ❤️ significado na bíblia, sintomas, ser soberbo é pecado

Banner dos Santos Terços Católicos

Não há nada de errado em ter orgulho do que conquistou. Por exemplo, um bom pai tem orgulho de seu filho quando vai bem na escola ou vence uma competição esportiva. Da mesma forma, pode ficar muito orgulhoso da casa, trabalho, e com direito, todas são conquistas que merecem ser comemoradas, elogiadas. Mas o orgulho pode se tornar um pecado quando se transforma em arrogância, soberba.

O Apóstolo Paulo, que escreveu a maioria do Novo Testamento, foi um homem incrível. Ele ajudou a mudar o mundo com sua escrita e pregação e até mesmo plantou igrejas em alguns dos lugares mais difíceis como Corinto e Roma.

Ainda, ele escreve para Timóteo, “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.”, 2 Timóteo 4:7, este é um dizer humilde de alguém que fez tanto para o reino de Deus. O orgulho causa que as pessoas pensem que são melhores do que os outros ou que aquilo que fazem é mais importante do que outros.

E faz com que acredite que as conquistas são inteiramente de si ao invés de reconhecer a mão de Deus no caminho. O orgulho interrompe que agradeçam a Ele pela graça Dele. Quando tem orgulho das conquistas, fica difícil aceitar a crítica ou feedback negativo porque não acha que precisa de qualquer ajuda.

Orgulho Impede a Boa Ação

O orgulho impede de servir aos outros. Quando alguém é arrogante, acha que é melhor do que todos mais, assim por que servir os outros? O soberbo vai desprezar o outro por realizar tarefas servis, enquanto se for humilde, serviria os outros e faria tarefas servis por obediência.

O orgulho, a soberba, pode ser de fato um pecado quando a pessoa está orgulhosa de suas conquistas, mas pode também ser um pecado quando está orgulhoso sobre o que é ao invés do que faz.

Tudo bem dizer, “eu sou bom em matemática”, ou “eu canto muito bem”, mas se isso se torna mais importante do que dizer, “Jesus sacrificou a vida Dele por mim, e eu vim para ama-Lo profundamente”, então o orgulho, a soberba se instalou.

O orgulho, a soberba, interrompe as pessoas de serem gratas pela graça incrível que Deus deu para humanidade. Quando alguém é arrogante, soberba, acha que não deve agradecer nada a Jesus, porque considera a si tão grande.

Mas se realmente for humilde, estaria grato por cada bênção que surge pelo caminho, seja algo tão pequeno quanto um copo de água, ou algo grandioso como a vida de Jesus.

Você pode curtir isso:

Soberba significado, é considerado pecado grave
Soberba é considerado pecado grave

O que a Igreja Católica Ensina Sobre Arrogância?

Primeiro, é importante entender que “arrogância” é sinônimo de “orgulho”. Os dicionários ingleses definem arrogância como uma “demonstração ofensiva de superioridade ou auto importância; orgulho autoritário”. Arrogância é o oposto de humildade ou modéstia”.

Em 2007, The Times of India relatou a notícia seguinte, Papa Bento advertiu teólogos católicos romanos contra se tornar arrogante e esquecer de Deus em ataque após relatos de que o Vaticano está investigando os escritos de um padre nos Estados Unidos”. “Em um sermão em missa privada no domingo, Bento disse que teólogos poderiam saber tudo sobre história das Escrituras, e como explica-las, mas sabem nada sobre Deus”.

Em muitos locais, arrogância, soberba é prevalente em posições de administração e liderança. O que lidera acha que é melhor do que todos os outros. Infelizmente quando cair, isso será de grande altura.

São as características de uma pessoa soberba, orgulhosa:

  • Ser ingrato.
  • Ser egoísta e arrogante.
  • Ficar na defensiva.
  • Recusar-se a perdoar os outros.
  • Reagir emocionalmente exagerado.
  • Expressar preconceito.
  • Ciúme.
  • Bullying.
  • Atitude de superioridade.

7 Pecados Capitais: Soberba

O orgulho, a soberba, por vezes chamado de vaidade ou arrogância, é considerado o pecado fundamental e a mãe de todos os vícios. O primeiro pecado cometido foi um ato de soberba, orgulho, quando Satanás recusou reconhecer Deus como Senhor dele.

Da mesma forma, o orgulho foi armadilha que seduziu toda a humanidade em Adão e Eva à medida que se voltavam para suas ambições para buscar uma vida sem Deus. Agora, sabe-se o motivo de a soberba ser o vício mais horrível.

E contradiz inerentemente a natureza humana. Ser egoísta é anti humano, é a atividade mais desumana que alguém pode cometer. Do mesmo modo, isso alimenta todos os outros pecados. São gananciosos, lascivos, preguiçoso, guloso, irado e invejoso, porque são egoístas.

O orgulho e egoísmo cegam as pessoas para realidade e voltam o olhar para dentro ao custo da bondade do mundo e dignidade dos outros seres humanos.

Se desejar crescer na santidade, então deve começar arrancando o orgulho. O fiel deve pedir para Jesus para desviar os olhos dos desejos de si, para olhar para cruz. Só então a jornada da santidade pode realmente começar.

Aprenda como formar um grupo jovem na igreja católica

São Gregório lista 4 tipos de orgulho:

  • Pensar que o bem vem de si mesmo.
  • Pensar que o bem vem de Deus, mas é como consequência dos méritos de si.
  • Vangloriar-se de excelência que não possui.
  • Desprezar os outros e desejar parecer o único possuidor do que se tem (isso está relacionado com o pecado da inveja).

Quais São os Perigos da Soberba?

O efeito central do orgulho, soberba, é empurrar Deus para periferia da própria existência moral, espiritual e temporal.

Deus é evitado diretamente ou se torna cada vez mais irrelevante para as pessoas. O homem necessariamente move para o centro, e até mais egoísta.

Se Deus existe para a pessoa soberba, é apenas para satisfazer os prazeres dela e confirmar as noções preconcebidas dela.

Ao mover Deus para a periferia, o soberba foca mais no poder dele e noções exageradas de controle. Dinheiro, prestígio, poder, acesso e posses, torna-se seu foco. É nele que confia, não em Deus.

É claro que isso é o cúmulo da tolice, porque nenhum ser humano pode se salvar. Relegar Deus às margens da própria vida é o perigo principal do orgulho, porque Deus apenas pode salvar a humanidade.

Diz-se que o orgulho olha para baixo, mas ninguém pode ver Deus exceto olhando para cima. O orgulho leva a pessoa para dentro e para baixo.

Porque a soberba envolve entreter a ilusão de auto suficiência e omite ou minimiza Deus, pode ser um pecado grave ou mortal.

Porém, frequentemente não é mortal, já que exigiria um desprezo consciente e totalmente voluntário de Deus. A maioria dos atos individuais de orgulho é venial por razão desta deficiência de consciência ou pleno consentimento de vontade.

Mesmo embora a culpabilidade possa ser menos do que o mortal, o dano causado por marginalizar Deus não pode ser exagerado. O dano cresce individualmente e coletivamente até que as coisas mais tolas se tornem algo diário.

Além disso, uma cultura dominada por pessoas que “esquecem” que Deus vê tudo e que terão que prestar conta para Ele, vai sofrer cada vez mais com comportamentos tirânicos, cruéis e destrutivos.

Tal cultura é dominada em medida crescente por aqueles que exercitam pouca ou nenhuma restrição sobre seu comportamento, e aqueles que agem de forma imperiosa, mesmo despótica. Orgulho pode ficar muito sombrio, muito rapidamente, porque a soberba envolve um afastamento direto de Deus. Neste sentido, o orgulho é o primeiro e pior de todos os pecados.

Tão séria é a soberba que, como remédio, Deus permite que as pessoas caiam em outros pecados, especialmente aqueles da carne. Então, embora Deus não cause atos de fornicação, bebedeira, ou gula nas pessoas, Ele muitas vezes permite sua presença teimosa para salvar as pessoas do orgulho, que é um pecado mais grave.

Pecados da carne, especialmente aqueles relacionados à sexualidade, muitas vezes carregam grande vergonha, que é relacionada com humildade. E embora seja remédio forte, Deus permite isso para salvar as pessoas do pecado do orgulho, que é ainda mais mortal.

Versículos da Bíblia Sagrada que são Chaves

Se desejar engajar em mais estudo, aqui estão versículos chaves sobre como Deus é contrário ao orgulho:

  • Deus detesta olhos arrogantes, Provérbios 6:16-17.
  • Deus detesta olhar orgulhoso, Provérbios 6:16-17.
  • Deus detesta orgulhosos de coração, Provérbios 16:5, 8:13.
  • Orgulho é ateísmo prático, Salmo 10:4.
  • Cristo é modelo de humildade, Filipenses 2:6-11.
  • Deus humilha aqueles que se exaltam, Isaías 10:12, Daniel 4:20.
  • Deus exalta os humildes, Tiago 4:10.

O que os Padres Famosos Falam Sobre Soberba?

  • Quer ser feliz? Desça do salto da arrogância. O arrogante não pode ser feliz de maneira cristã. Você pode até alcançar uma felicidade, mas pagã. Não se iluda. Se você alimenta arrogâncias dentro do seu coração, você ainda não está experimentando a felicidade cristã que a humildade pode trazer. – Padre Fábio de Melo.
  • O orgulho é a fonte de todas as fraquezas e nos destrói. – Frei Gilson.
  • Contrapondo-se à arrogância da serpente maligna, cujo escândalo revela-se na face humana de Deus, resta ao ser humano dobrar seus joelhos e aprender a amar mais. – Padre Paulo Ricardo.
  • Senhor, eu Te peço o dom da humildade. Eu não quero ser arrogante, não quero ser maior do que os meus irmãos. Eu Te peço o dom da humildade. Quero me lembrar sempre de que sou pó e ao pó haverei de voltar. Eu Te peço o dom da humildade. Quero servir com amor sem esperar nada em troca. Eu Te peço o dom da humildade. Quero viver cada dia lembrando-me de Teus ensinamentos. Eu Te peço o dom da humildade. Quero cuidar e permitir que cuidem de mim sem nenhuma arrogância. Eu Te peço o dom da humildade. Quero ser um servidor. Eu Te peço o dom da humildade. Amém – Padre Marcelo Rossi.

Papa Francisco Fala Sobre Soberba

O Papa disse que orgulho é “a atitude mais perigosa de toda vida cristã”, alertando que a arrogância pode “também infectar pessoas que vivem uma vida religiosa intensa”. “Há pecados flagrantes que fazem barulho, e há também pecados tortuosos, que se escondem no coração sem nós sequer percebe-los. O pior destes é o orgulho”, Francisco disse.

O pecado da soberba divide as pessoas e com que presumam serem melhores do que os outros, ele explicou, “Continuamos sempre filhos que devem tudo ao Pai”. Papa Francisco disse que quando as pessoas passam por dificuldade, devem sempre se lembrar que a vida é um milagre que Deus criou do nada.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp