Tipos de Cruz, Segundo a Igreja Católica, foi escolhido o caminho da Cruz por Jesus para salvação da humanidade e para manifestar o amor pelos homens da Santíssima Trindade.
Com foco em recordação da relevância da cruz e venerar a mesma, foi instituída pela Igreja a festa de Exaltação da Santa Cruz, com celebração em 14 de setembro.
Para católicos, a cruz representa princípio de salvação do homem, como lugar do sacrifício do Cristo. Assim, segundo o Catecismo Católico, referente ao parágrafo 617, a Igreja venera a mesma a professar nela sua esperança, em “Salve, ó Cruz, única esperança”.
A cruz se caracteriza comum emblema para tantas religiões e culturas. Porém, a representação dela de maior importância é ao cristianismo, pois Jesus Cristo morreu na cruz.
E de símbolo universal para o cristão, possui suas variações, de acordo com diversas culturas e comunidades cristãs e fatos históricos. Alguns dos tipos de cruz certamente já notados:
- Cruz Latina.
- Cruz Bizantina.
- Cruz Celta.
- Cruz de Santo André.
- Cruz de Santiago.
- Cruz de São Jorge.
- Cruz de Malta.
- Cruz de Jerusalém.
- Cruz Tau.
- Cruz Batismal.
- Cruz Papal.
- Cruz Mariana.
- Cruz Armênia ou Jachkar.
- Cruz Copta.
- Cruz Chi Rho.
- Cruz de São Pedro.
- Cruz Grega.
- Cruz Ancorada.
- Cruz de São Bento
- Medalha das Duas Cruzes
– Tipos de Cruz: Cruz Latina
A cruz latina é também denominada como “crux ordinaria” no latim, representando Crucificação de Jesus Cristo.
Trata-se do símbolo mais utilizado por várias confissões do cristianismo, sendo a forma mais comum ao lado da cruz grega.
– Tipos de Cruz: Cruz Bizantina
Uma cruz composta por 3 braços, com o superior como “crucis”, e o inferior posicionado obliquamente aludindo para “suppedaneum”. Esta cruz se tornou símbolo para Igreja Ortodoxa Russa.
– Tipos de Cruz e Significados: Cruz Celta
Esta cruz apresentando anel circular, bastante ornamentada. Na Irlanda e Escócia, grandes cruzes como essa são responsáveis por adornar paisagens. E são ligadas com evangelização destas terras.
– Tipos de Cruz: Cruz de Santo André
Cruz grega girada em formato do X, relacionada com apóstolo Santo André, este martirizado na cruz desta forma, na Grécia.
– Cruz de Santiago
Trata-se da cruz que diferencia cavaleiros pertencentes à Ordem de Santiago de Compostela.
Sendo vermelha, em forma de cruz latina, porém sendo as pontas a simular espada, no formato de flor de lis. Por vezes tem acompanhamento da concha, ou seja, símbolo de peregrino.
– Tipos de Cruz e Significados: Cruz de São Jorge
Esta cruz se mostra vermelha, e bastante usada em heráldica, na atualidade integra várias bandeiras.
– Diferentes Tipos de Cruz: Cruz de Malta
Outra denominação para esta cruz é Cruz de São João. Possui forma de cruz grega, porém com braços na forma da flecha a apontar ao centro.
Símbolo para cavaleiros que serviam em hospital localizado em Jerusalém. E posteriormente como Cavaleiros de São João.
– Cruz de Jerusalém
Tem composição pelas 5 cruzes gregas, uma cruz grande e 4 cruzes inferiores no interior de seus ângulos. Acredita-se que simbolizem as 5 chagas de Cristo, ou também Jesus e 4 Evangelhos.
– Cruz Tau
Possui forma de letra T, trata-se da última letra para alfabeto hebraico. Foi usada por São Francisco de Assis de símbolo a sua Ordem.
– Cruz Batismal
É a cruz grega com união ao X, a letra inicial para palavra Cristo. A cruz simboliza regeneração, sendo o Batismo regeneração para vida nova no Cristo.
– Diferentes Tipos de Cruz: Cruz Papal
A Cruz Papal tem 3 braços de diferentes dimensões, que fazem representação dos 3 papéis determinados ao papa, ou seja, bispo de Roma, patriarca para Ocidente, e ainda sucessor de São Pedro.
– Cruz Mariana
Uma cruz elaborada ao escudo papal referente ao João Paulo II e faz representação da sua enorme devoção em relação para Nossa Senhora.
– Cruz Armênia ou Jachkar
Em cada uma das pontas existe um trevo, que é símbolo da Trindade. Bastante popular pela Armênia, onde geralmente são vistas as cruzes populares de pedra ou ainda jachkar.
– Cruz Copta
Cruz Copta é a mais utilizada pela Igreja Católica Copta e Igreja Copta de Alexandria.
– Cruz Chi Rho
Também denominado como Monograma de Cristo trata-se de um dos principais e símbolos mais antigos para o cristianismo. É composto por letras X e P combinadas, ou seja, siglas do Cristo sobrepostas.
– Cruz de São Pedro
Sendo cruz latina invertida, relacionada com martírio de São Pedro, apóstolo, que devido à humildade, não desejou morrer do mesmo modo que Jesus, e fez pedido para inverter sua cruz.
– Cruz Grega
Uma cruz composta pelos 4 braços de medida igual. A cruz grega foi a do cristianismo primitivo ao Renascimento, momento em que se iniciou uso da cruz latina em Roma.
E são ainda bastante usadas em parte da Igreja Ortodoxa e na Europa Oriental.
– Cruz Ancorada
Esta cruz termina no formato de âncora. É conhecida também como Cruz de São Clemente, referindo-se à maneira do martírio do santo, pela ordem de Trajano, imperador.
Ele mandou o lançamento do santo ao mar com âncora de ferro. Simboliza a âncora ao cristão um começo novo ou simboliza esperança na vida eterna.
Siga o Jovens Católicos no Instagram Oficial Acessando Aqui!
Atualização dos Tipos de Cruzes Católicas e seus Significados
A cruz e o crucifixo são 2 dos símbolos mais identificáveis do cristianismo. Não importa o cenário, país, construção, uma cruz ou crucifixo marca esse lugar como cristão. Observar alguém usando uma cruz ou crucifixo também identifica este com fé.
Abaixo está um guia para crucifixos e cruzes, alguns dos tipos comuns de crucifixos e cruzes com uma breve explicação de seu significado. A ideia é encontrar o que mais se identifica. A maioria é disponível para ser pendurada na parede, com suportes para exibição, em correntes para colares ou como parte de rosário.
Você pode curtir isso:
- Quem foi São João da Cruz
- Como rezar o terço da medalha das Duas Cruzes
- Como usar a cruz de São Bento contra o mal
- 12 benefícios de rezar o santo terço todos os dias
- Real significado do crucifixo católico
- Como rezar o santo rosário passo a passo
- Importância dos sacramentais para igreja católica
Cruz Latina ou Cristã
Esta é a cruz ou crucifixo básico. O termo “latina” e “cristã” diferencia das cruzes simétricas usadas como símbolos em imagem não cristã: as vigas cruzadas são deslocadas mais altas como nas cruzes usadas pelos romanos para crucificações, e nas quais Jesus morreu.
Cruz com a Medalha de São Bento
Estes crucifixos têm a medalha simbólica de São Bento embutida. A medalha é inscrita com uma oração de exorcismo em latim que afasta o diabo. É também dado para quem está à beira da morte para trazer paz e felicidade em suas horas finais.
Cruz de São Damião
É a cruz para qual São Francisco de Assis estava rezando quando o Senhor lhe disse para reconstruir a Igreja. Franciscanos usam esta cruz como símbolo de sua missão. O original pode ser visto na Basílica de Santa Clara em Assis, Itália.
Tipos de Cruzes – Conforto
Estas cruzes e crucifixos foram elaborados para ficar em mãos, segurados durante uma oração ou meditação. Geralmente é feito de madeira de olivas que crescem na Terra Santa.
Cruz Tau
Esta cruz particular é nomeada por causa da letra grega que forma. É muitas vezes atribuída a São Francisco de Assis, que comparou sua forma com o hábito monástico deles. Fora do cristianismo, este símbolo é associado com sacrifício e ressureição.
Outros Termos
Mais termos para conhecer:
- Corpus: o corpo de Jesus na cruz.
- Oriental: um floreio nas 4 bordas da cruz, cada ornamentação de 3 peças representa a Trindade e os Apóstolos originais.
- Nó: padrão de treliça geralmente visto na cruz céltica.
- Cruz habitada: quando alguém que não seja Jesus é retratado dentro da imagem da cruz, como na Cruz de São Damião.
- Cruz relíquia: uma cruz com objeto sagrado, como relíquias tocadas no túmulo de Jesus.
- Crucifixo do Perdão: instituído pelo Papa Pio X, concede indulgências para quem o carrega.
- Rosário e cruz penais: especificamente elaborado com vigas cruzadas menores para ser mais fácil de esconder, como usado pelos católicos irlandeses perseguidos.
Diferenças Entre Tipos Cruz e Crucifixo para Católicos
Há diferenças entre uma cruz e um crucifixo, algumas tão distintas que até uma criança pode apontá-las. Até mais distinto, um crucifixo é geralmente identificado com as tradições católicas e ortodoxas, e uma cruz com protestantes. Assim, qual a razão para a diferença?
Para não cristãos, estes símbolos podem parecer estranhos. A cruz é um instrumento da morte. E parece, para quem não acredita, o mesmo como usar algo na corrente em pescoço. Até a comunidade cristã inicial preferia não usar a cruz como símbolo de fé, porque estava ainda sendo usada na tortura e morte das pessoas. Com a passagem do tempo, embora, a cruz é instrumento da salvação das pessoas. É o começo do final do domínio eterno da morte sobre as pessoas.
Eventualmente, a comunidade cristã enfrentou a cruz, mas inicialmente apenas como um símbolo de triunfo. Nesta forma a cruz não tinha corpo, a figura de Cristo, mas era decorada de modo elaborado, e muitas vezes até cravejada para representar a vitória de Jesus sobre a morte que fez de um objeto de vergonha, algo bonito. Este tipo de cruz é chamado de cruxgemmata, e foi a primeira forma difundida da cruz no cristianismo.
A diferença mais marcante entre uma cruz e crucifixo é o corpo de Cristo em um crucifixo. Alguns se opõem ao crucifixo, por causa da crença que Cristo ressuscitou, não ainda na cruz e assim, alguns acreditam, que Ele não deve ser retratado dessa maneira. Outros acham que o uso católico do crucifixo nas igrejas e lares beira a idolatria.
Uso dos Tipos de Cruz pelos Católicos
É claro, católicos usam ambos os símbolos com frequência. Enquanto o crucifixo detém lugar proeminente na maioria das igrejas, é provável ver uma simples cruz em uso dos católicos. Por exemplo, muitos bispos optam por usar a cruz, ao invés do crucifixo, como sua cruz peitoral.
Muitos católicos escolhem usar a cruz como símbolo de sua fé. E deve também ser notado que a maioria dos crucifixos inclui o sinal INRI na parte superior. INRI é a abreviação latina para IesusNazarenus, RexIudaeorum, ou Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus.
Santa Rosa de Lima disse, “Além da cruz, não há outra escada pela qual nós podemos chegar ao céu”. Católicos entendem que a simples cruz e o crucifixo são símbolos da fé, ajudando a relembrar o grande sacrifício de Jesus pelas pessoas.
Ambos oferecem lembrete visual profundo de Sua Morte e Ressurreição, Seu Sacrifício e Sua triunfante aniquilação do pecado e morte. Sim, há diferenças, mas os católicos devem ter ambos os sinais em alta estima, reconhecendo ambos como lembretes poderosos da Verdade que é Cristo de fato.
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o Perfil Oficial dos Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!
- Conheça a loja oficial dos jovens católicos. Além de nos ajudar nessa obra de evangelização você adquire os mais lindos e descolados produtos católicos. Acesse a Loja Católica Aqui!
- Adquira noss Ebook (Livro Digital) de “Como Formar um Grupo Jovem Católico Completo”. Comprando esse livro digital, além de nos ajudar na obra de evangelização dos Jovens Católicos, você aprende como fundar, gerir e desenvolver um Grupo Jovem Católico na sua Paróquia. Clique Aqui e Adquira o Seu!