Em 11 de fevereiro a Igreja Católica celebra a festa de Nossa Senhora de Lourdes. Em Lourdes, França, em 1858 a garota de 13 anos, BernadetteSoubirous estava coletando lenha como parte de suas tarefas diárias quando percebeu um vento surpreendente e som de sussurro.
O barulho vinha de uma gruta próxima. Quando ela olhou para isso, viu preenchido com uma luz dourada, e uma linda senhora.
Foi nesta gruta que Nossa Senhora de Lourdes apareceu para Bernadette 18 vezes e onde milhões de peregrinos católicos visitam as águas curativas do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.
Em Lourdes, França, em 1844, uma bebê chamada BernadetteSoubirous nascia. A família dela era muito pobre, e Bernadetteera responsável por cuidar dos irmãos e irmãs dela. Bernadette era uma garota de natureza boa com olhos escuros e rosto redondo.
A única educação que ela recebeu foi os ensinamentos católicos que estudou fielmente nas noites. Aos 13 anos de idade, Bernadette estava preparando-se para a Primeira Comunhão.
Bernadette e a Gruta com Nossa Senhora de Lourdes
Uma das tarefas dela era coletar lenha para o fogo. Em um dia frio de fevereiro de 1858, ela e 2 companheiras se dirigiam ao rio Gavepara coletar pedaços de lenha. As 2 companheiras correram e deixaram Bernadette lutando para acompanhar.
Conforme ela tirava os sapatos para atravessar o rio, se assustou com um vento peculiar e som de sussurro. E então olhou para gruta e cavernas na margem do rio. Próximo da abertura da gruta, Bernadette olhou e notou que a caverna subitamente se encheu de luz dourada.
Levantando seus olhos, ela viu uma senhora de grande beleza, vestida com um manto puro branco com uma faixa azul, um véu sobre a cabeça, um rosário preso nas mãos e rosas amarelas nos seus pés.
Bernadette esfregou os olhos. Que linda senhora! Mas de onde ela veio? E o que estava fazendo ali? A linda senhora sorriu para Bernadette e pediu a ela para rezar o rosário. Assim, ela o fez, e quando acabou, olhou para cima, a senhora tinha desaparecido.
Então encontrou as 2 amigas dela e descobriu que elas estavam chateadas com ela. O que você estava fazendo? Brincando no rio, enquanto nós estamos aqui coletando madeira? Bernadette disse a eles sobre a visão que ela teve.
As garotas disseram que ela era boba e provavelmente estava só vendo coisas. Ela sentiu-se atraída pela gruta e voltou lá no próximo domingo.
Novamente, Bernadette viu a linda senhora. A terceira vez que foi para gruta, a senhora falou com ela. E pediu para que viesse ali a cada dia, durante 15 dias. Ela disse que desejava que Bernadette dissesse aos padres para construir uma capela ali.
Ela falou para ela beber água do riacho. A senhora também disse para ela rezar pela conversão dos pecadores. E Bernadette seguiu os pedidos.
No dia 25 de março, a Senhora finalmente disse quem ela era para Bernadette, Maria, a mãe de Jesus, e que o propósito dela em aparecer para ela era para alerta-la a rezar e fazer sacrifícios pelos pecadores.
Os milagres de corpo e alma realizados em Lourdes são a prova de que essa mensagem era aviso verdadeiro da rainha do céu para seus filhos e que ela estava profundamente interessada no bem-estar deles.
As visitas diárias de Bernadette para a gruta causaram grande alvoroço no campo. Multidões de pessoas começaram a se reunir e assistir Bernadette conforme ela examinava a caverna e com obediência fazia as coisas que a senhora pediu, Nossa Senhora de Lourdes.
Eles assistiam Bernadette raspar a terra ao lado da gruta até que uma fonte de água começou a jorrar. Esta fonte ainda fornece 27.000 galões de água a cada dia.
Água Benta que Cura
Esta é a água sagrada de Lourdes que cura tudo! De início, os padres, as pessoas da cidade, e as famílias duvidaram das visões de Bernadette e o propósito nas atividades dela. Mas ela era teimosa e determinada a seguir os planos de Maria para ela.
Eventualmente todos acreditaram nela e a gruta em Lourdes se tornou um lugar de louvor e a água benta de Lourdes foi sagrada por realizar milagres.
Aos 22 anos, Bernadette se tornou uma freira e devotou a vida dela para Maria, para rezar pela conversão dos pecadores e para serviço de Deus. Bernadette morreu em 16 de abril, 1879, aos 35 anos.
Ela será lembrada por acreditar na glória maior de Deus já que foi fiel para sua missão, e foi humilde na glória e foi valente em seus sofrimentos.
Hoje, Lourdes permanece um dos santuários cristãos mais frequentados do mundo. Mais de 3 milhões de visitantes, peregrinos e turistas chegam a cada ano para Gruta de Massabielle, onde a Virgem Maria apareceu para Bernadette, 18 vezes, em 1858.
Bernadette nunca se esqueceu de levar uma vela acesa para gruta desde que ouviu para fazer assim pela Senhora. Durante a décima sétima aparição, em 7 de abril de 1858, Bernadette inconscientemente colocou uma das mãos sobre a flama queimando.
Testemunhas viram a chama queimando seus dedos, e ainda assim ela foi capaz de rezar por 15 minutos com a flama queimando a mão. Conforme ela emergiu da sua oração, estava ilesa e nem percebeu os gritos de horror das pessoas na multidão.
Dr. Dozous, um médico conhecido de Lourdes, pegou outra vela acesa, e sem aviso, colocou a chama na mão dela. Bernadette imediatamente gritou de dor.
Bernadette Após as Aparições de Nossa Senhora de Lourdes
Bernadette se juntou à ordem das Irmãs da Caridade. Pela vida toda ela permaneceu doente, mas cumpriu com paciência seus deveres como enfermeira e sacristã. Ela teve morte santa em 16 de abril, 1879. E tinha 35 anos de idade.
Foi enterrada no solo do convento em Nevers, França. O corpo dela foi exumado 30 anos depois em 22 de setembro de 1909, na presença de 2 médicos, vários oficiais nomeados, e freiras do convento local.
Quando o caixão de Bernadette foi aberto, não havia odor, e o corpo dela estava completamente intocado pelas leis da natureza.
Uma segunda exumação ocorreu em 3 de abril de 1919. O corpo da então declarada Venerável foi encontrado no mesmo estado de preservação como 10 anos antes, exceto que o rosto estava um pouco descolorido, devido à lavagem que passou durante a primeira exumação.
Um trabalhador de cera foi confiado com a tarefa de revestir o rosto da Santa que estava morta por 40 anos.
A relíquia sagrada, o corpo de Bernadette, foi colocado em um caixão de ouro e vidro e pode ser visto até hoje na Capela da Santa Bernadette na casa da mãe em Nevers, França.
Lourdes como Santuário e Lugar Milagroso
Hoje, ao redor da gruta, foi construída uma basílica de 3 níveis, neobizantina. Embaixo está outra basílica, que suporta 7000 pessoas e tem uma rampa para cadeira de roda.
Os banhos, o verdadeiro ponto focal do santuário, são pequenos cubículos cheios de água gelada da nascente, em que doentes, alguns doentes terminais, se imergem em esperança de ser curado. 2 hospitais, que cuidam, mas não tratam os doentes, são parte do complexo.
Dos 3 milhões de indivíduos que vão para Lourdes a cada ano, 500.000 são pessoas doentes esperando ser curadas milagrosamente.
Dados recentes de Lourdes Bureau Médical, 66 casos foram oficialmente reconhecidos como milagrosos, de 1858 para atualmente; do primeiro caso ocorrendo alguns dias após a primeira aparição em Massabielle, para o último caso, relativo ao Sr. Jean-Pierre Bély, reconhecido em 1999, contra um número geral de 7000 recuperações reivindicadas.
Alegações de milagre devem seguir através do estudo de um dos grupos mais rigorosos de médicos. Na realidade, Lourdes National Medical Committee foi estabelecido em 1947, composto por especialistas de universidade, para um controle mais rigoroso e independente para garantir a autenticidade dos milagres possíveis.
Este comitê se tornou internacional em 1954, assim adquirindo ainda maior autoridade e dimensões universais. No presente, Lourdes International Medical Committee, LIMC, com base em Paris, é composto por 25 membros, incluindo médicos de renome internacional, professores universitários e médicos experientes e qualificados, de diferentes países do mundo.
Deve haver prova médica que o doente estava de fato doente para começar, que os sintomas desapareceram em horas, e que a cura durou por vários anos.
O paciente é examinado no lugar por um departamento médico, que envia suas conclusões para LIMC. Se a comissão considera a cura como autêntica, o relatório vai para uma comissão canônica na diocese da qual a pessoa curada veio, e o bispo faz um pronunciamento sobre isso. Apenas então a recuperação é oficialmente proclamada um milagre.
Assuntos católicos relacionados
- Santo Antônio oração, história de vida, conversão, dia, milagres…
- Dia dos Santos Católicos – Calendário do Catolicismo Completo!
- Santo Agostinho oração, história, frases, milagres….
- Santo Expedito oração, dia, por que ele é considerado o Santo das Causas Urgentes…
- São Jorge Guerreiro oração, dia, história de vida e conversão, milagres…
Orações para Alcançar uma Graça de Nossa Senhora de Lourdes
Oração para Nossa Senhora de Lourdes
Ó sempre Virgem Imaculada, Mãe de misericórdia, saúde dos enfermos, refúgio dos pecadores, conforto dos aflitos, vós sabeis meus desejos, meus problemas e meus sofrimentos. Olhe para mim com misericórdia. Quando vós aparecestes na gruta de Lourdes, fizestes dela um santuário privilegiado onde dispensas vossos favores, e onde muitos sofredores obtiveram a cura para enfermidades deles, espirituais e corporais. Eu venho assim, com confiança ilimitada, implorar vossa intercessão maternal. Minha Mãe amada atenda meu pedido. Eu tentarei imitar vossas virtudes assim eu posso um dia compartilhar da vossa companhia e vos abençoar na eternidade. Amém.
Oração para Nossa Senhora de Lourdes por Uma Graça
Ó Gloriosa Mãe de Deus, tão poderosa sob o vosso título especial de Nossa Senhora de Lourdes, para vós nós levantamos nossos corações e mãos para implorar por vossa intercessão poderosa em obter do coração gracioso de Jesus toda ajuda e graça necessária para nossa vida espiritual e temporal, e para o favor especial que nós buscamos tanto.
Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós.
Santa Bernadette, rogai por nós.
Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!
Isso a gente recomenda:
- Compre os sacramentais católicos mais irados na loja oficial jovens católicos!
- E-book ensina como fundar e desenvolver um Grupo de Jovens Católicos Completo.