Dispersão na Missa É Pecado, por que o Diabo Adora a Dispersão Nesses Momentos com Deus, Como Manter a Mente e o Coração Focados na Missa Católica

Dispersão na missa é pecado ❤️ veja porque o Diabo adora isso

Material para catequese infantil da igreja católica

Se alguém não presta atenção total durante a missa e recebe a Comunhão, isso é um pecado mortal? Isso dependeria do motivo de a pessoa não estar prestando atenção, dispersão na missa.

Por vezes as pessoas simplesmente têm dificuldades em se concentrar devido ao momento do dia, quão cansadas estão, o que está acontecendo em suas vidas, e mais.

Este desvio de atenção, dispersão na missa, não é necessariamente pecaminoso, muito menos um pecado mortal. Porém, se alguém realmente desprezasse a missa e sacrifício da Eucaristia, então seria pecaminoso e poderia aventurar-se no território do pecado mortal.

Em tal situação, não é o ato simples de não prestar atenção que é pecaminoso, mas ao invés, o desdém pelas ações sagradas ocorrendo.

Dicas para evitar a Dispersão na Missa a Permanecer Focado na Missa

Combater a distração durante a missa é uma tarefa difícil para todos. Afinal, todos são humanos. O mundo hoje está acelerado. Há tantas coisas na mente das pessoas que estas levam para missa, não incluindo as distrações que surgem após sentar-se no banco.

E se tiver crianças, multiplicar as distrações por 10. Exige quase um esforço heroico para prevenir as mentes de desviarem da coisa mais importante acontecendo no mundo naquele momento, portanto, Jesus Cristo vindo para os fiéis na Carne.

Mas é possível limitar algumas das distrações na missa. Tudo que os católicos precisam é um pouco de preparação cuidadosa. Aqui estão algumas dicas práticas e simples contra dispersão na missa:

  • Desligar a música no carro no caminho para missa.
  • Chegar à missa ao menos 10 minutos antes.
  • Sentar-se mais para frente.
  • Manter as mãos cruzadas em oração.
  • Participar plenamente da missa.
  • Trazer a mente de volta dos pensamentos errantes.
  • Adicionar intencionalmente as próprias intenções e sacrifícios às orações da missa.
  • Memorizar a oração de Anima Christi.
  • Pedir por ajuda – ao anjo da guarda!

Desligar a Música no Carro no Caminho para Missa

Uma das melhores maneiras para mentalmente se preparar para missa é começar antes de chegar. Começar eliminando as distrações com antecedência por passar o tempo dirigindo para igreja em silêncio.

Desligar o rádio do carro, silenciar o celular, e evitar conversa supérflua se tiver família ou amigos no carro. Deixar qualquer conversa importante para depois da missa. Conscientemente fazer a transição do secular para o sagrado. Permitir que o silêncio penetre.

Chegar à Missa ao Menos 10 Minutos Antes

É muito importante ir à missa um pouco antes, ao invés de correr e procurar por um banco enquanto a missa já está começando. Por limpar a mente no caminho para missa e deixando espaço para o silêncio, já tomou os passos para se preparar para oração.

Aprofundar esta preparação por passar ao menos alguns minutos em oração silenciosa antes da missa começar. Lembrar-se que está agora na presença de Deus e que está prestes a receber Jesus no Santíssimo Sacramento, e agradecê-Lo por este dom de graça. Isso vai ajudar a acalmar e manter atento. Mais tempo, melhor, mas alguns minutos, melhor que nada. Isso pode levar prática, mas ao longo do tempo, pode desenvolver o hábito.

Banner Terço de São Bento Original

Sentar-se Mais para Frente

Outra boa razão para ir à missa um pouco antes é ter banco livre na frente. Se tudo que estiver pela frente for o altar, é muito mais fácil ficar focado no que está acontecendo ali. Vai ficar também menos distraído pelo que está acontecendo nos bancos ao redor.

Manter as Mãos Cruzadas em Oração

A postura é muito importante para oração. Permitir que o corpo lembre do que o coração e mente devem estar fazendo por manter as mãos cruzadas em reverência. Há uma razão que isso é ensinado para as crianças. Tentar, e vai provavelmente notar que ajuda a reduzir as distrações.

Participar Plenamente da Missa

A missa não é um evento para espectadores. Participar! Recitar todas as orações e cantar todas as canções. Se ajudar, seguir com cada parte da missa usando um missal.

Onde este domingo cai no calendário litúrgico? Como está a leitura do Antigo Testamento conectada com a leitura do Novo Testamento? Como o Salmo Responsorial conecta ambos?

Se estiver engajado em tudo isso, é uma ocupação recompensadora para a mente, e Deus sem dúvida vai auxiliar a melhor compreender as verdades sagradas Dele.

Você pode curtir isso:

Trazer de Volta a Mente dos Pensamentos Errantes para evitar Dispersão na Missa

A missa é o lugar onde o céu encontra a Terra. Cada vez que ficar distraído, trazer a mente de volta para onde está, mesmo se tiver que fazer isso 100 vezes do início ao fim. Como instruído por São Francisco de Sales:
Se o coração divagar ou estiver distraído, traze-lo de volta ao assunto com bastante delicadeza e recoloca-lo com ternura na presença do Mestre. E mesmo se não fez nada durante a hora inteira, mas trouxe o coração de volta e colocou novamente na presença do Senhor, embora ele desaparecesse toda vez que o trouxe de volta, a hora seria muito bem aproveitada.

Adicionar Intencionalmente as Próprias Intenções e Sacrifícios às Orações da Missa

2 coisas que pode trazer para cada missa são as intenções especiais que está rezando, e os sacrifícios pessoais que o fiel está unindo com o grande sacrifício de Cristo. Ambos se unem conforme o fiel “oferece” na missa. No momento antes da Consagração, quando o padre diz, “Rogai, irmãos, para que o meu sacrifício e o seu sejam aceitáveis a Deus, o Pai Todo-Poderoso”, pensar conscientemente no que estas coisas significam para si.

Memorizar a Oração de Anima Christi

Anima Christi é uma linda oração de Comunhão datando de volta para a Idade Média. Rezar estas palavras vagarosamente como uma meditação para manter a mente focada no que Cristo está fazendo na própria alma ao receber cada Sagrada Comunhão. Fazer isso vezes suficientes e vai ter isso memorizado.

Alma de Cristo santifique-me. Corpo de Cristo salve-me. Sangue de Cristo embriague-me. Água do lado de Cristo lave-me. Paixão de Cristo fortaleça-me. Ó bom Jesus ouça-me. Dentro de Tuas feridas esconda-me. Não permita que eu me separe de Ti. Do inimigo maligno proteja-me. Na hora da minha morte chame-me. E me peça para ir até Ti, para louvar a Ti com todos os Teus santos para sempre. Amém.

Pedir por Ajuda para evitar a Dispersão na Missa – Ao Anjo da Guarda!

Se desejar ajuda para superar a dispersão na missa, simplesmente pedir! O anjo da guarda está ali para ajudar com coisas assim. Humildemente pedir ao anjo da guarda, que está adorando Cristo junto do fiel, a ajuda-lo em permanecer atento e rezando bem.

Siga o Perfil Oficial do Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico