Existe “Revelações” na Igreja Católica, o que É, para que Serve o “Dom da Revelação”, o que É uma Revelação de Deus

Revelações na Igreja Católica ❤️ existe, o que é, para que serve

Medalhas de São Bento Originais

Sobre as revelações na Igreja Católica, o Catecismo da Igreja Católica:

  • 66 – “A economia cristã, assim, por ser a nova e definitiva Aliança, nunca passará; e nenhuma nova pública revelação deve ser esperada antes da manifestação gloriosa do nosso Senhor Jesus Cristo”. Ainda, mesmo se a Revelação já está completa, não foi feita completamente explícita; resta à fé cristã compreender gradualmente o seu pleno significado ao longo dos séculos.
  • 67 – Ao longo dos tempos, houve as assim chamadas revelações “privadas”, algumas das quais foram reconhecidas pela autoridade da Igreja. Elas não pertencem, porém, ao depósito de fé. Não é seu papel melhorar ou completar a Revelação definitiva de Cristo, mas para ajudar a viver mais plenamente em determinado período da história. Guiado pelo Magistério da Igreja, o sensos fidelium sabe como discernir e acolher nestas revelações o que constitui um chamado autêntico de Cristo dos santos dele para Igreja. A fé cristã não pode aceitar “revelações” que clamam superar ou corrigir a Revelação da qual Cristo é o cumprimento, como é o caso em certas religiões não cristãs e também em certas seitas recentes que se baseiam em tais “revelações”.

Revelações na Igreja Católica

As revelações privadas, o tipo que Deus ainda oferece hoje, são fascinantes infinitamente. Mas onde se pode obter informação confiável sobre elas e como elas funcionam? São apresentadas as informações sobre revelações privadas, com base em fontes católicas confiáveis.

O termo privado é amplamente conhecido a ser confuso, e algumas fontes usam outros termos. O Concílio de Trento, por exemplo, usou o termo “revelação especial”.

Seja qual for o termo que alguém prefira, a ideia é distinguir estas revelações do corpo da revelação encontrado na Sagrada Escritura e Tradição.

Esta revelação é obrigatória para toda a Igreja ao longo de toda a sua história. É então por vezes chamada de revelação pública, porque é direcionada para todos na Igreja.

A revelação privada em contraste é direcionada para um público mais restrito.

E pode ser direcionada para uma única pessoa, um grupo de pessoas, ou até para a Igreja inteira em época particular, mas não é direcionada para toda Igreja ao longo da história.

Há Revelações Privadas na Bíblia?

Depende do significado. Ao menos hoje, tudo na Bíblia é parte da revelação pública. Porém, isso não era necessariamente o caso no começo.

Por exemplo, quando Jesus apareceu para São Paulo na estrada de Damasco, Atos 9, não foi uma revelação direcionada para a Igreja inteira na época.

Foi uma revelação dada para Paulo e em alguma extensão, foi também percebida por aqueles ao redor dele, Atos 22:9.

Como resultado, alguns autores classificam este tipo de experiência pessoal como uma revelação privada, mesmo embora seja encontrada na Bíblia.

O registro deste evento então se tornou parte da revelação pública quando São Lucas escreveu o livro de Atos.

Quem Pode Aparecer na Aparição?

Hipoteticamente, qualquer um. Deus poderia dar a uma pessoa uma visão de qualquer um que Ele escolha, mesmo as pessoas que não existem pessoalmente.

E quem mais comumente aparece em aparições? Na Bíblia e na história da Igreja, as figuras mais comuns são Deus, os anjos Dele, e os santos.

Na Bíblia, Deus aparece para os profetas do Antigo Testamento, como Moisés, Êxodo 33:18-34:7, Isaías 6:1, Ezequiel 1:1,26-28, e Daniel 7:9.

Você pode curtir isso:

Autenticidade das Revelações na Igreja Católica

Se alguém recebe uma revelação genuína, isso quer dizer que cada detalhe que ele vê é autêntico? Não. Comentando sobre Santa Brígida, João Paulo II notou, “Mesmo as experiências dos grandes santos não são livres daquelas limitações que sempre acompanham a recepção humana da voz de Deus”.

Isso quer dizer que a própria consciência do profeta pode escorregar nos detalhes.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

As Normas de CDF dizem que, embora uma revelação genuína não vai conter erro doutrinário, deve-se levar em conta “a possibilidade que o sujeito tenha acrescentado, mesmo inconscientemente, elementos puramente humanos ou algum erro da ordem natural para uma revelação sobrenatural autêntica”.

Bento XIV adiciona que “pode parecer que um santo possa pensar, a partir de opiniões pré concebidas e a partir de ideias fixas na imaginação, que certas coisas são reveladas para ele por Deus, que ainda Deus não revela… Arrebatamentos podem estar acima da natureza, e na sua divina substância, mas em suas circunstâncias conformadas para ideias naturalmente recebidas, que Deus deixa no estado em que se encontram, uma vez que não era importante para o fim que Ele tinha em vista”.

Como exemplos, Bento menciona “revelações das mulheres santas em que Cristo apareceu pregado com 3 pregos na Cruz, por vezes com 4 e também aquelas em que São Jerônimo está de pé com um leão ou São Tiago aparece vestido de peregrino”.

Bento segue para sugerir que o real propósito de Deus em mostrar as visões para pessoas de Jesus sendo crucificado é para ajuda-las a amar Cristo e meditar no que Ele fez por elas, não para ensina-las a precisar o número de pregos que foram usados, a imaginação do profeta fornecendo cada detalhe.

Similarmente, São Jerônimo é muitas vezes retratado na arte com um leão, e São Tiago é muitas vezes retratado na arte como um peregrino.

Bento diz que Jerônimo não tinha realmente um leão, e Tiago é retratado como peregrino porque as pessoas muitas vezes fazem peregrinações em honra dele na França.

Mas estas imagens são como as pessoas se acostumaram a visualizar estes santos, assim é como por vezes aparecem em visões.

Os fiéis então precisam ser cuidadosos em discernir as revelações da igreja católica privadas e atender ao ditado de São Paulo, 1 Tessalonicenses 5:19-21, “Não apaguem o Espírito. Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.”.

Por que Isso Acontece na RCC – Renovação Carismática Católica?

Aqueles envolvidos na Renovação Carismática Católica começaram desde cedo a falar do movimento como um cumprimento da oração do Papa João XXIII para “novo Pentecoste”.

A oração dele, eles acreditavam, tinha sido respondida em um estilo direto e dramático; Deus de fato estava derramando o Espíritio Santo Dele “como em um novo Pentecostes”.

Houve orações antes assim como pioneiros do pentecostalismo clássico, implorando a Deus por reavivar entre o povo Dele.

Houve “revelações proféticas” que falaram sobre a renovação e propósito de Deus para isso.

São Paulo escreve sobre as reuniões de oração em 1 Coríntios 14:26, “Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.”.

A reunião acontece em atmosfera relaxada onde a alegria e amor de Deus é enfatizado, e onde todos são bem-vindos. Deus é louvado com entusiasmo.

A Palavra de Deus é ouvida, e ensinamento regular instrui e ajuda as pessoas a crescerem em sua vida no Espírito.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico