Embora a indústria do casamento promova o período de noivado como um tempo para noiva e noivo prepararem os detalhes do casamento e lua de mel, a Igreja encoraja os casais a usar esta fase para se preparar a um casamento para vida toda.
O noivado é um tempo de preparação espiritual.
Para casais católicos, o período de noivado é um tempo para aprofundar a fé, especialmente a espiritualidade pessoal e interpessoal.
A maioria das dioceses católicas exige que os casais completem um programa de preparação do casamento formal para este propósito.
Mas a Igreja encoraja os casais a se preparar para o casamento de outras formas também.
Importância da Preparação Espiritual da noiva (o)
Por que a preparação espiritual é tão importante ao casamento? Simplesmente porque o amor pelo outro se tornará mais forte, mais profundo e mais duradouro quando estiver enraizado Naquele que é a fonte do amor.
Quando os casais entram no Sacramento do Matrimônio, o amor deles um pelo outro é “envolvido no” amor divino; reflete e se torna parte do amor de Cristo pela humanidade.
Preparar-se para o casamento espiritualmente ajuda os casais a se tornarem mais abertos e receptivos para esta dimensão espiritual do matrimônio.
Aprender a amar e ser amado por Deus ajuda os cônjuges cristãos a amar um ao outro mais e mais profundamente, e isso faz do casamento mais forte e mais feliz.
Bênção do Noivado
Abençoar o noivado é uma boa forma de começar. “O noivado de um jovem casal cristão é uma especial ocasião para família deles, que deve celebrar juntos com oração e rito especial”, diz o Livro das Bênçãos oficial da Igreja.
Esse livro contém a Bênção de um Casal Noivos, que pode ser conduzida por um padre, diácono, ministro leigo, ou um dos pais. A paróquia vai ter uma cópia do Livro das Bênçãos, ou pode encontrar uma bênção online, na Ordem da Celebração do Matrimônio ou em Bênçãos e Orações Domésticas Católicas.
Você pode curtir isso:
- Significado da aliança de casamento para os católicos
- Significado da aliança de namoro para os católicos
- Curso de noivos católico é obrigatório
- Namoro Cristão católico, 12 coisas que você precisa saber
- Usar o Tinder para encontrar namorado(a) é pecado
- O que precisa casar na Igreja Católica
- Valor do casamento para Igreja Católica
- Como sair de um relacionamento abusivo com ajuda da fé católica
- Casamento não é brincadeira para os católicos
- Como superar o fim de um namoro católico
- Maneiras de vencer a solidão segundo a fé católica
Rito de Noivado na Igreja Católica para noiva (o)
O rito do noivado oficial na Igreja está ganhando popularidade. Ficar noivo na Igreja Católica é um comprometimento mais formal do que apenas um noivado. Enquanto o noivado indica intenção para casar, o noivado na Igreja é uma promessa contratual para casar.
Antigamente, isso seria quando famílias negociaram os detalhes do contrato de casamento, como troca de terras e propriedade. Quebrar o noivado é então mais grave do que cancelar um engajamento, e sua estrutura reflete o futuro casamento.
Os casais estão realmente tomando o passo juntos, são os que estão se comprometendo um com outro diante de Deus. E desta forma, muito reflete o rito real do casamento, em que o casal vai trocar votos.
No rito de noivado da Igreja, o casal faz algo similar, onde se colocam diante do ministro da igreja e dizem, “Eu prometo me casar com você”.
Como Acontece o Rito noiva (o)?
O rito em si é curto e pode acontecer na celebração da missa. E começa com a recitação do Salmo 126, depois do qual o padre descreve o significado e bênçãos associadas com este noivado especial.
Ele começa: “É a dispensação da Providência divina que vocês sejam chamados para santa vocação do matrimônio. Por esta razão, vocês se apresentam hoje diante de Cristo e da Igreja Dele, diante do ministro Dele sagrado e povo devoto de Deus, para ratificar de maneira solene o compromisso firmado entre vocês”.
Depois da alocução do padre, o casal une as mãos e faz votos para um dia ser unido no casamento. O padre então coloca as pontas de sua estola em forma de cruz sobre as mãos deles e testemunha seus votos, os declara oficialmente noiva (o) e abençoa o anel de noivado.
Se a missa não segue, então as Escrituras de Tobias 7:8 e João 15:4-12 podem ser lidas. O casal pode também assinar um contrato de noivado.
Mais importante, a cerimônia centra a relação do casal em torno de Deus, vendo a vocação deles como manifestação da vontade de Deus no mundo.
Aqueles que escolhem formalizar seu compromisso com o noivado na Igreja estão muitas vezes buscando forma de começar a preparação do casamento de maneira que diferencia isso da visão secular do noivado.
Mesmo entre católicos, a alta taxa de divórcio e porcentagem baixa de casais recém-casados e noivas (os) na Igreja indica que há algo errado com a quantidade de pessoas que se preparam para casar.
Este noivado na Igreja ajuda a comunicar uma visão sacramental do casamento a partir do início, e quando pareado com comunidade que apoia. Há muitas formas de incorporar o rito de noivado no período de compromisso.
No geral, um noivado oficial na Igreja é ótimo para as pessoas, porque faz seu amor oficial aos olhos de Deus.
Mensagens para noiva (o)
- É fácil amar as pessoas que estão longe. Não é sempre fácil amar os próximos de nós. É mais fácil dar uma xícara de arroz para aliviar a forme do que aliviar a solidão e dor de alguém não amado na nossa casa. Trazer amor para sua casa por isso é onde nosso amor pelo outro deve começar. – Santa Teresa de Calcutá.
- Quando um homem ama uma mulher, ele tem que se tornar digno dela. Quanto maior a virtude dela, mais nobre o caráter dela, e mais devota ela é para verdade, justiça, bondade, mais o homem tem que desejar ser digno dela. A história da civilização poderia realmente ser escrita em termos do nível de suas mulheres. – Venerável Fulton Sheen.
Oração para Casais Noivos Católicos
Pai Celestial, conforme nós nos preparamos para Sacramento do Matrimônio, pedimos Tua bênção. Nós agradecemos a Ti por nos unir e nos guiar tão longe. Abra nossos corações para conhecer mais plenamente Teu desejo para nós e guie aqueles que estão nos formando.
Que possamos olhar para Cristo como modelo para nosso amor, estimando e respeitando um ao outro conforme Ele nos ensinou. E que o Teu Espírito Santo nos leve a uma intimidade mais profunda junto a Ti e um com outro, que possamos abordar o dia do nosso casamento com confiança e graça. Amém.
Foto de Chiến Phạm na Unsplash
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Perfil Oficial dos Jovens Católicos no Instagram
- Acesse a loja oficial dos Jovens Católicos
- Adquira nosso livro digital “Como Formar um Grupo Jovem Católico” do zero