O grupo de jovens católicos pode ser uma parte importante da vida paroquial, seu propósito sendo nutrir a juventude de uma forma que é explícito para fé católica. As razões para começar um grupo de jovens católicos podem ser muito variadas, como são as razões que as pessoas desejam se juntar.
Começar um grupo de jovem é um processo desafiador. A maioria dos especialistas diz que vai levar um período para ficar bem estabelecido e seguindo na direção correta.
Um grupo de jovens católicos pode ser uma forma especial de formar a comunidade, comunhão cristã e criar um bom trampolim para eventos maiores, viagens, missões, serviço na comunidade e paróquia, e mais.
Quais Objetivos Dentro de uma Paróquia
Um grupo de jovens católicos é uma iniciativa fantástica para começar na própria paróquia porque pode trazer tantas adições positivas para vida paroquial pré-existente. Em 2009, A Conferência dos Bispos Católicos Australianos, por exemplo, produziu um recurso para Ministros da Juventude chamado Ungidos e Enviados, este documento destaca 3 objetivos no Ministério da Juventude.
Os bispos definiram “Por que Começar um Grupo de Jovem?”, com o seguinte:
- Objetivo 1: Promover o crescimento espiritual e pessoal total de cada jovem.
- Objetivo 2: Atrair os jovens em participação responsável na vida, missão e trabalho da comunidade da fé católica.
- Objetivo 3: Capacitar os jovens a viver como discípulos de Jesus Cristo no mundo de hoje.
Assim, o que tudo isso significa? Os objetivos apontam para pontos simples do ministério jovem: encorajar a fé, construir uma comunidade segura e inspirar os jovens para viver uma vida seguindo os ensinamentos de Jesus. As áreas onde estes objetivos podem ser desenvolvidos e explorados foram identificadas pelos bispos como: Oração e Adoração, Evangelização, Catequese, Pastoral, Vida Comunitária, Justiça e Serviço, Liderança e Desenvolvimento e Advocacia.
Assim, para responder a questão do motivo de começar um grupo de jovens católicos, poderia quase dizer: para construir a fé, comunidade e estilo de vida.
Como Fazer e Organizar um Grupo de Jovens Católicos
O próximo passo na criação de um grupo é convocar uma reunião. Ao começar este grupo, haverá 2 fases. A primeira é quando na iniciação do grupo de jovens católicos, pode não ter todas as respostas ou mesmo uma direção clara para onde o grupo está direcionado, mas tudo bem.
Nesta reunião inicial, é importante que os membros potenciais tenham suas opiniões ouvidas, assim dando a eles alguma “propriedade” do grupo quando este inicia. Este grupo central precisa ter um plano forte em mente.
O líder do grupo deve considerar ter uma proposta pronta para o primeiro encontro. Os membros principais vão ajudar a tomar muitas decisões chaves, mas lembrar que realmente precisa encontrar mais de 10 pessoas para começar a tomar estas decisões.
Muitas decisões podem dificultar no encontro e seguir, certificar-se que o comitê de planejamento seja um número comprometido, diverso e administrável para que variedade de opiniões seja ouvida e que estejam realmente comprometidos com o sucesso do grupo.
Agora, fazer uma chamada para executar a primeira seção. Deve ter um plano em lugar a partir das reuniões iniciais, vai levar um tempo para se situar, embora aqui estão algumas dicas para ajudar.
As dicas para um primeiro encontro, sessão, de sucesso:
- Esta é a primeira impressão que as pessoas terão do grupo, assim definir o tom de como deseja que o grupo de jovens católicos seja.
- Deseja que as pessoas se divirtam, seja através de jogos, com um convidado orador, oferecendo alimentos, fazendo uma atividade de construção de time, ou o que achar interessante. Chances são que se as pessoas se divertirem, elas vão voltar.
- Marcar uma data e hora para o próximo encontro, ou escolher durante o primeiro encontro, para capturar o entusiasmo das pessoas ali e as atrair para o próximo encontro.
- Ter uma folha de papel onde todos possam colocar suas informações, por exemplo, telefone, email.
- Escolher um local para a reunião, e fixar. Isso deve ser um lugar comum, a maioria dos grupos geralmente se encontra na sala da paróquia.
- Não tem que chamar o encontro de reunião, poderia ser chamado de muitas coisas como sessão de informação, conversa em grupo, ser criativo!
- Rezar! Lembrar-se de pedir ao Espírito Santo para guiar este grupo e trazer novos membros. Ter fé e continuar esta importante caminhada com a juventude, sem desistir diante das dificuldades.
Regras para um Grupo de Jovens Católicos
É importante estabelecer um bom equilíbrio dos elementos seguintes para assegurar que o grupo de jovens católicos não se torne muito focado em uma área enquanto negligenciando outras.
São identificados os 5 elementos de um grupo de jovens católicos de sucesso:
- Oração.
- Serviço.
- Estudo.
- Social.
- Sacramentos.
Oração e Serviço
A oração é importante para rezar como um grupo certificando que encontra tempo quando o grupo se encontra para rezar. Isso poderia ser uma oração espontânea, refletir sobre uma passagem bíblica ou mesmo uma oração formal como o Santo Rosário. Poderia ter um membro do grupo a preparar uma reflexão para cada encontro.
O serviço é a maneira que o grupo de jovens católicos pode ajudar a retribuir para a paróquia e comunidade mais ampla. Na paróquia poderia ajudar com trabalho de abelhas, limpeza da igreja, ou ajudar na loja de devoção depois da missa.
Na comunidade mais ampla, pode visitar os paroquianos idosos em asilos, arrecadar dinheiro para paróquias locais ou fazer campanha para abrigo para sem-teto. Pode ser capaz de associar com outros grupos na paróquia que estão também envolvidos em oportunidades de serviço.
Estudo, Social e Sacramentos
Cada grupo de jovem católico deve reservar tempo para estudar e se educarem na fé católica. As sessões de estudo regulares onde olha para Bíblia e Catecismo são importantes.
Seria aconselhado falar com o padre da paróquia sobre como melhor fazer isso. Organizar com um orador convidado para falar sobre diferentes aspectos da fé católica pode também enriquecer o grupo.
As atividades sociais regulares devem ser organizadas. De sair para jantar como um grupo para um dia de cinema, é sempre benéfico passar tempo juntos fora do momento e local usual do grupo de jovem. Estas atividades sociais são também uma boa maneira de receber as pessoas novas no grupo.
Muitos grupos vão incorporar tempo social em suas sessões, isso poderia ser tão simples como jantar e bate-papo antes ou após. No coração da fé estão os sacramentos.
Assim, ir à missa como grupo é importante para fortalecer e apoiar os membros do grupo de jovem católico espiritualmente. Muitos grupos se encontram após uma missa da paróquia de final de semana, ou organizam uma missa jovem regular.
As missas jovens são um bom testemunho para o resto da paróquia do trabalho que os jovens estão fazendo.
Você pode curtir isso:
- Como formar um grupo jovem católico na sua paróquia do zero
- Como se preparar para ser um líder jovem na sua igreja católica
- Ações da igreja católica para atrair as gerações x y z para Deus
- Versículos sobre amizade para usar no grupo jovem
- Versículos de motivação da bíblia para usar no grupo jovem
- Melhores dinâmicas para usar no grupo jovem católico
- Nomes para grupo jovem católico, melhores sugestões
- Temas para abordar nas reuniões do seu grupo jovem
- Vocações da igreja católica, quais são, significado e importância
- EJC, o que é, para que serve, missão e trabalho
- Guido Schaffer, o Santo Surfista, biografia completa
Benefícios para os Jovens e a Igreja
Grupos de jovens católicos não especificamente “fazem” uma coisa, e é improvável que vai encontrar 2 que são o mesmo.
Um grupo de jovem geralmente se encontra em local e horário regular. Neste local e horário, podem ter discussões sobre a Bíblia, fazer uma sessão de catequese, compartilhar uma sessão de oração, dirigir coral de jovens ou ministério de música para a missa.
E podem jogar boliche para atividade social, ajudar em loja local ou noite de sopa aos necessitados, ajudar os paroquianos locais ou organizar retiro espiritual.
Ao começar, é sempre uma boa ideia visitar outro grupo de jovem na área. Conferir o que eles fazem e conversar com eles sobre quais foram alguns de seus desafios. E podem até ajudar enquanto estabelece o grupo de jovem católico com atividade conjunta. Há todos os tipos de grupos que já existem, assim não precisa reinventar nada.
O papel de um grupo de jovens católicos é dar testemunho de Deus. Se a paróquia vê este grupo rezando juntos, fazendo liturgia infantil, cantando na missa ou mesmo arrecadando fundos para escola infantil, podem ver o amor de Cristo em ação e o grupo ficará surpreso com o apoio e orações que serão oferecidos.
Temas para Grupo de Jovens Católicos
São diversos os temas para grupo de jovens católicos em 2023, como:
- Integridade – É uma palavra muito usada, porém o que significa? Pesquisar em Provérbios 11:3, o oposto de integridade é duplicidade, Provérbios 12:22 (o papel da honestidade), e Hebreus 13:18 (ter consciência limpa), com o grupo pequeno. Discutir como é integridade na escola, em casa, através de atividades e nas relações com os outros.
- Guerra Espiritual – Este tema para estudo não precisa instilar medo, mas ao invés, pode ensinar os jovens a enganar o pai das mentiras (João 8:44), por lembra-los que eles têm o poder do Espírito Santo vivendo dentro deles (Romanos 8:11). Isso, junto com estudo de armas disponíveis para alavancar contra o inimigo (Efésios 6:10-18), vai fortalecer o grupo de jovem católico para combater a tentação e fortalezas espirituais.
- Identidade em Cristo – A identidade das pessoas como novas criações não significa que precisam de um adesivo especial, por exemplo. Significa até coisas melhores como graça não merecida, liberdade da condenação e uma casa com Cristo no céu como parte da família de Deus.
- Parábolas – Nunca é muito tarde para tirar o pó das velhas lições gráficas que ilustram as parábolas que Jesus ensinou e olhar para elas no grupo de jovens católicos. Lições podem incluir: o que é uma parábola e por que Jesus as usa, e desvendar algumas como a parábola do semeador e da semente em Lucas 8 e as 10 damas de honra em Mateus 25.
- Relacionamentos – Este é um grande tema para uma série de discussões de grupo que podem incluir não apenas o namoro, mas investir em amizades saudáveis e seguras e se dar bem com os pais e irmãos.
Foto de Brooke Cagle na Unsplash
Foto de Helena Lopes na Unsplash
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o Perfil Oficial dos Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!
- Conheça a loja oficial dos jovens católicos. Além de nos ajudar nessa obra de evangelização você adquire os mais lindos e descolados produtos católicos. Acesse a Loja Católica Aqui!
- Adquira noss Ebook (Livro Digital) de “Como Formar um Grupo Jovem Católico Completo”. Comprando esse livro digital, além de nos ajudar na obra de evangelização dos Jovens Católicos, você aprende como fundar, gerir e desenvolver um Grupo Jovem Católico na sua Paróquia. Clique Aqui e Adquira o Seu!