Como virar um líder jovem católico na sua igreja

Líder Jovem Católico ❤️ Como ser um líder jovem na sua igreja

Como formar um grupo jovem na igreja católica

Como ser um bom líder jovem católico? Os bispos católicos dos Estados Unidos, por exemplo, definiram a pastoral juvenil católica no documento de 1997, Renewingthe Vision: A Framework for CatholicYouthMinistry, RTV.

Este documento, impresso em inglês e espanhol, oferece uma estrutura para a pastoral assim como linguagem, teologia, e abordagem pastoral para responder às necessidades espirituais e pessoais dos adolescentes de hoje.

A Igreja deve se tornar a companhia de viagem dos jovens, e isso é sobre o ministério de jovens, com bom líder jovem católico.

Se, de fato, leva uma aldeia inteira para criar uma criança, então certamente leva uma igreja inteira para viajar com os jovens conforme eles lidam com as Boas Novas e respondem no discipulado.

Para os fiéis que têm interesse em curso para liderança católica é importante buscar maiores informações na paróquia.

A Conferência Nacional dos Bispos Católicos, em seu documento de 1997, identificou 3 objetivos e 8 componentes que oferecem direção para este ministério. São os 3 objetivos:

  • Empoderamento.
  • Participação.
  • Crescimento.

O primeiro objetivo do ministério jovem é “empoderar os jovens a viver como discípulos de Jesus Cristo no mundo de hoje”.

Os jovens estão buscando por uma aventura nobre, uma visão de vida atraente e desafiadora, e uma causa que valha seu comprometimento.Eles têm fome de ouvir as Boas Novas que encontra resposta no discipulado.

São os 8 componentes do ministério de jovens, Ministério de:

  • Advocacia.
  • Catequese.
  • Vida Comunitária.
  • Evangelização.
  • Justiça e Serviço.
  • Desenvolvimento de Liderança.
  • Cuidado Pastoral.
  • Oração e Adoração.

O que É Preciso para Ser um Verdadeiro Líder Jovem Católico na Igreja

1 – Sempre Vir de um Lugar de Amizade com Cristo

Jesus Cristo foi o líder supremo. Através de perguntar questões e contar histórias, Jesus conduziu e convidou cada pessoa que Ele encontrava para amar e segui-Lo.

Jesus estava sempre procurando transformar ao invés de informar todos aqueles ao redor Dele que é tão importante na liderança baseada em fé.

Todos os fiéis são encorajados para liderar como Jesus e se tornar um membro ativo na Igreja. Através de encontrar amizade com Cristo, são capazes de identificar áreas de força e oportunidades para melhoria nas qualidades necessárias para se tornar um líder eficiente que é o motivo de a espiritualidade ser tão importante para liderança católica.

O conselho é crescer espiritualmente por ter uma vida ativa de oração assim como tentar o melhor para encontrar Deus em cada momento para ajudar a ser líder eficiente. Todos são encorajados para liderar como Jesus.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

2 – Caridade Buscando Clareza

No que diz respeito em liderar outras pessoas jovens, há o conselho útil, “encontre-os onde eles estão, mas leve-os onde Deus deseja que eles estejam”.

Por vir da amizade individual com Cristo e através da misericórdia Dele, ajuda e graça, desenvolvidos na primeira lição, se pode trabalhar pelo propósito da comunidade, ajudando outros jovens a auxiliar a encontrar seu caminho e espiritualidade própria.

Você pode curtir isso:

3 – Ser Desafiado de Forma que Reflita a Fé

A liderança não é sempre sobre dar palestras para audiências grandes, mas feita de pequenos gestos que influenciam aqueles ao redor, que são muitas vezes atos de humildade. O exemplo mais proeminente de uma pessoa liderando através da humildade é Maria.

Pela aceitação dela da vontade de Deus para se tornar a mãe do Messias, bem como anterior fidelidade dela para o Senhor, antes da Anunciação, Maria mostra confiança sincera em Deus. Todas as ações devem ser direcionadas para glória de Deus, ao invés do individual.

A confiança que os jovens têm em Deus, assim como outros em equipe, leva a um sentimento de pertencimento e este pertencimento desenvolve em acreditar e então se comportar de forma que reflita o respeito que se tem por Deus.

4 – Ser Corajoso e Líder Jovem Fiel

Deus chama todos para se tornar um membro ativo na Igreja e uma boa orientação é que Deus não chama os que são qualificados, mas qualifica os que Ele chama.

Pela graça do Senhor, dada pelos dons do Espírito Santo, os católicos são capazes de evangelizar, porque Ele está sempre junto quando tentam espalhar as Boas Novas.

Para líderes corajosos, há uma necessidade de discernir o que no sentido cristão, significa distinguir o que é bom, fazendo uma pergunta de amor, “O que pensa Deus?”. Através de discernimento os católicos são chamados para santidade na vocação onde os talentos dados por Deus podem brilhar intensamente.

A Escritura, sacramentos, a comunhão e oração são todos importantes para iniciar e manter uma relação próxima com Deus que por vez leva a encontrar a vocação individual.

5 – Aprendizagem

É importante ouvir as necessidades dos outros e refletir sobre o trabalho de todos e desenvolvimento. Humildade, abertura, prática e vontade de abraçar as lições são necessárias para ser ensinável.

A esperança sendo a qualidade de extrema importância. No documento pós-sinodal do Papa Francisco chamado ChristusVivit, a primeira linha é “Cristo está vivo! Ele é nossa esperança”, retratando a importância da esperança em todas as áreas de fé especialmente em liderar a juventude católica.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram acessando aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp