Cursilho, popular ainda como MCC Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil, trata-se do movimento eclesial da evangelização cristã.
Que surgia em Igreja Católica Apostólica Romana, em Ação Católica Espanhola característica do começo do século 20.
Na atualidade, o movimento recebeu adaptação e expansão a mais denominações, ocorrendo ainda em várias igrejas da confissão protestante, pelo mundo inteiro.
Para o Brasil, foi trazido o Cursilho de modo inicial para Arquidiocese de Campinas, com a edição primeira feita em Valinhos, em 1962.
Em meio protestante, é importante destacar que no ano de 1972, foi organizado o primeiro cursilho ecumênico por alguns membros pertencentes à Igreja Episcopal, apresentando elementos de mais igrejas evangélicas.
A denominação foi de “Três Dias”, já que não foi permitida utilização do nome Cursilho pela Igreja Romana. E o movimento “Três Dias” teve atenção para respeitar princípios ortodoxos do movimento.
Já em 1984, foi implantado esse movimento pela Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, para Diocese do Recife, partindo da Catedral Anglicana do Recife, Paróquia da Trindade, sendo o Deão, Rev. Paulo Garcia.
O Reverendo e a equipe dele estabeleceram o Movimento Cursilhista da Cristandade, MCC, estendendo este a mais denominações, isso até o começo de 2003.
Assim, há a Igreja Episcopal Carismática do Brasil, sendo Dom Paulo Garcia, o Arcebispo, conferindo continuidade a tal ministério.
Que começava nos anos 1980, e muito valioso em construir o Reino, com Arcebispo Dom Paulo como valoroso ícone para o Movimento Cursilhista no país.
Símbolo, Mensagens do MCC – Movimento Cursilho de Cristandade
É destaque o MCC Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil, por se caracterizar Movimento Eclesial direcionado ao anúncio inicial explícito para ideal evangélico indicado por kerigma, Jesus Cristo.
Sendo o propósito para novas lideranças despertadas, de modo preferencial, cristãos batizados que se encontrem em distância da Igreja.
Para que se transformem em evangelizadoras das realidades próprias particulares, chamadas de “ambientes”.
O denominado carisma da organização, desta forma, se direciona para alcunhado propósito da Evangelização de Ambientes.
Tal anúncio é realizado através das palestras, ou seja, “Mensagens”, chamadas de Rollos antigamente, que pessoas proferem que já seguiram por experiência de retiro.
Ou seja, equipe dos “responsáveis”, composta geralmente, pelos cristãos com caráter Leigo (Cristianismo). E com apresentação para pessoas que participam do encontro pela vez inicial, alcunhadas como neocursilhistas.
Você pode curtir isso:
- EJC, o que é esse movimento católico
- Cursilho jovem católico, saiba para que serve
- Significado e importância da CNBB para os católicos
- Por que tantos jovens tem se denominado ateus
- Frases do Papa São João Paulo II para os jovens
- Beato Carlo Acutis, uma influência santa para os jovens
– As Etapas
Entrada do participante em Movimento acontece através da indicação de mais indivíduos que já tiveram participação em MCC Movimento de Cursilho de Cristandade.
E acontece nas 3 etapas ou fases, que é o Pré-Cursilho, Cursilho, e Pós-Cursilho.
Pré-Cursilho, PRÉ, composto pelas reuniões preparatórias em que o candidato passa por introdução para carisma de MCC, conhecendo a proposta que vai ser feita para ele em retiro.
O CUR, Cursilho propriamente citado, é o retiro espiritual correspondente a 2 ou 3 dias, em que vai ser proclamada a mensagem. Normalmente são colocados assuntos do cotidiano não necessariamente seguindo uma ordem Cronológica da Bíblia.
O PÓS, ou seja, Pós-Cursilho, é a seqüência em que é aguardado que o cursilhista novo dê vida para reflexões promovidas e para propósitos assumidos.
Isso com ambiente em contexto das próprias realidades específicas e de Escola Vivencial do Movimento, ou mais movimentos, pastorais, ou os serviços de Igreja.
Qual Objetivo do Cursilho de Cristandade no Brasil? O Que Ele Representa para Igreja Católica?
O MCC Movimento de Cursilho de Cristandade do Brasil, é movimento de Igreja que com método próprio, permite viver o fundamental cristão.
E auxilia a fazer, descobrir, e considerar vocação pessoal, com foco em gerar núcleos dos cristãos para fermentar os ambientes de Evangelho.
Movimento de Cursilho de Cristandade – MCC possui finalidade que pode ter divisão em 3, segundo o prazo em que deve ser alcançada, assim, a finalidade imediata, a mediata, e a finalidade última.
A finalidade imediata é para possibilitar convivência e vivência do fundamental cristão. A finalidade mediata é para gerar núcleos dos cristãos. E a finalidade última a fermentar os ambientes de Evangelho.
Mulheres e homens, adultos ou jovens, que seguem por Cursilho contam com missão de transformar ambientes em que vivem.
Para ser então impregnados por critérios e valores do Reino de Deus, com anúncio por Jesus, fazendo deles então ambientes dignos para hospedagem das filhas e filhos de Deus no mundo.
Cursilho se caracteriza termo espanhol, que significa “pequeno curso”, de duração curta.
Possui origem em Espanha, por meio do grupo de jovens presentes na juventude da ação católica espanhola, JACE, característica da Diocese de Palma de Maiorca, em 1948, Ilha de Maiorca.
Foi espalhado o Movimento pela Espanha inteira e então transpôs as fronteiras com propagação pelo mundo inteiro.
Já para o Brasil, acontecia o primeiro Cursilho em Valinhos, 1962, Diocese de Campinas. Na atualidade, acontecem os Cursilhos nos estados do Brasil todos.
Movimento de Cursilho de Cristandade – MCC é indicado a todas as pessoas que têm interesse por Movimento de Cursilhos de Cristandade de instrumento da Evangelização.
Vários indivíduos que fizeram perceberam a força do Espírito Santo nas próprias vidas e incrível mudança que apenas quem possui no coração Deus, sente.
Isso a gente recomenda:
- Conheça a loja oficial dos jovens católicos do Brasil
- Aprenda como criar um Grupo de Jovem Católico na sua Paróquia com esse E-book.
- Siga o perfil oficial do Jovens Católicos no Instagram acessando aqui