Doação de Medula Óssea É um Ato de Amor para com o Próximo

Doação de Medula Óssea ❤️ Um ato de amor para com seu irmão

Medalhas de São Bento Originais

Doação de medula óssea? É importante lembrar-se que a Igreja não se opõe à pesquisa com célula-tronco. A Igreja se opõe ao uso de células-tronco que são derivadas da destruição de embriões humanos. As células-tronco hematopoiéticas são derivadas de medula óssea adulta, sangue periférico, e sangue do cordão umbilical.

Desde que a vida humana não é destruída para adquirir tais células, é considerado um método aceitável de pesquisa e transplante de célula-tronco. Na realidade, há um Banco Católico de Célula-Tronco Hematopoiética em Seul, na Coréia.

Procedimento Completo para Fazer a Doação de Medula Óssea

É realizado o procedimento para doação da medula óssea sob anestesia geral, sendo a duração, em torno de 2 horas. Um tecido gelatinoso, a medula óssea, está no interior dos ossos, com capacidade para fabricação das células sanguíneas.

Transplante de medula óssea trata-se de opção de tratamento indicada em determinadas situações de doenças afetando tais células, de exemplo linfomas e leucemias.

Consiste este procedimento em substituir a medula óssea deficitária ou doente pelas células normais deste tecido, assim podendo reconstituir medula saudável e nova. Há de fato 2 tipos de transplante, sendo o autólogo e o alogênico.

Autólogo em que as células são removidas do paciente, uma opção usada nas situações em que a enfermidade não origina em medula, e assim, produz células saudáveis o tecido do paciente.

Já o tipo alogênico em que outra pessoa doa as células. Aqui, a ação inicial é procurar doador na família. Entre irmãos de mesmo pai e mesma mãe, a chance da compatibilidade se resume a 25%.

Se não existir algum familiar compatível, é procurado este doador em Redome, Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, que faz reunião das informações dos voluntários neste país e é responsável ainda pela busca de doadores em registros que são internacionais.

Basta ir ao hemocentro, para se cadastrar, levando documento de identidade. O agendamento não é necessário. Na realidade, fazer o cadastro não quer dizer que doação será realizada naquele momento, como acontece com doação de sangue mais comum.

Para doação da medula óssea, a quantidade de 10 ml do sangue é removida, para avaliação de compatibilidade do doador com pacientes que necessitam de transplante.

Ficam registrados os dados, e se existir em determinado momento uma pessoa compatível, é procurado o voluntário para decisão acerca de efetivar a doação. Assim, é importantíssimo manter os dados pessoais todos atualizados.

E requisitos para que seja feita doação da medula óssea se caracterizam, idade entre 18 anos e 55 anos, estado geral bom de saúde, não possuir doenças incapacitantes ou infecciosas, hematológica (do sangue), doença neoplásica (câncer), ou então de sistema imunológico.

Entre para o grupo de whatsapp dos jovens católicos

Você pode curtir isso:

Dói? Usa Anestesia?

Segundo informações do Redome, anteriormente ao procedimento, o doador vai fazer exames para verificação de como a saúde dele está. Nenhuma alteração dos hábitos é exigida, como específica dieta.

Há 2 tipos de doação, portanto, coleta realizada no centro cirúrgico, por medula, e o segundo tipo, é coleta por aférese.

É feita doação da medula óssea em centro cirúrgico sob anestesia geral, com duração na média de 2 horas. São realizadas punções para aspirar medula, com ajuda das agulhas em ossos da bacia.

É de até 15% o volume removido, e não gera qualquer prejuízo para o doador, a saúde dele. Este conteúdo tem armazenamento nas bolsas de sangue, e então filtrado. Após, recebe o receptor células em veia através do cateter. É necessária internação, para esta opção, correspondendo a 24 horas.

No caso da coleta por aférese, o procedimento se mostra mais simples, parecido com doação das plaquetas. O doador, anteriormente ao procedimento, toma medicação durante 5 dias, para que a quantidade das células-tronco seja aumentada, no sangue.

Doação é feita por meio da máquina de aférese para colher o sangue, separar células-tronco e devolver elementos que não se resumem necessários ao receptor. Nessa situação, nenhuma internação é necessária, nem anestesia.

O método mais adequado é decidido pelo médico a cada caso. Por exemplo, para coleta por aféres25e, ele necessita fazer avaliação se acessos venosos de doador se encontram aptos para o procedimento.

E a depender da enfermidade e de estágio em que a mesma está, então pode ser que se beneficie o paciente mais com uma maneira de doação no detrimento de outra.

Mais um modo de fazer este transplante da medula é através de sangue do cordão umbilical. São coletadas células de placenta ou do sangue de cordão, logo no nascimento do bebê e não existe intervenção na criança ou na mãe. No entanto, a removida quantidade neste procedimento se caracteriza limitada, assim, a recomendação é que este receptor, nessa situação, seja uma criança.

Se a doação da medula óssea for realizada por aférese, são leves os efeitos colaterais, como náuseas e formigamento. Remédio ingerido antes deste procedimento pode também gerar dor pelo corpo, que com analgésicos pode ser solucionada.

O doador, no geral, não necessita de qualquer cuidado especial e pelo dia seguinte está já pronto para trabalho e prática de exercícios físicos.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica