A importância de pensar antes de falar e rezar pedindo sabedoria a Deus
Por que pensar antes de falar, qual a importância da oração antes de proferir qualquer palavra

Pensar antes de falar: Por que sempre rezar pedindo sabedoria

Pensar antes de falar? Há um acrônimo que formava a palavra em inglês, “think”, “pensar”. Cada letra representava algum aspecto da cortesia que deveria ser cumprido antes de falar.

Então T era, “é atencioso?”, H representava “honesto”, enquanto I era “inteligente”. N significava “necessário” e K era “gentil”. É uma forma perfeita de pausar antes de falar, porque as pessoas podem avaliar se ou não o que vão dizer será útil ou prejudicial.

Padre ChadRipperger deu uma excelente palestra sobre a fofoca e seus efeitos, incluindo os vícios individuais que compõem a fofoca e como se pode determinar o que pode, deve ser dito, e o que deve se abster de falar.

Pensar antes de falar, com base na filosofia tomista, Padre Ripperger explica que, para falar sobre outra pessoa, há 3 requisitos:

  • Tem que ser justo.
  • Tem que ser caridoso.
  • Tem que ser necessário.

Julgar o Outro?

Como pode saber se ou não tem o direito de julgar alguém, em pensamento ou fala? Novamente, São Tomás de Aquino responde a questão com 3 pontos:

  • Eu devo ter a autoridade sobre a outra pessoa. (Em outras palavras, se for um pai, tem a autoridade sobre os filhos. Se for um marido, tem autoridade sobre a esposa. Se for um padre, tem autoridade sobre leigos, e mais).
  • Deve ser feito de acordo com a justiça.
  • Eu devo ter conhecimento da vida interior da pessoa. (Nós realmente conhecermos a disposição interior do outro? Raramente, se é que alguma vez, a menos que for um diretor espiritual, confessor e realmente tem o dom do conhecimento para ler a alma daquela pessoa).

Porque estas condições são tão raramente atendidas, é prudente para as pessoas permanecerem em silêncio mais do que falam, ou ao menos parar e pensar antes falar e contribuir para uma conversa sobre outra pessoa.
A queda da fofoca é que leva a julgar o outro e viola a virtude da temperança, então, pensar antes de falar!

Curiosidade, Detração, Murmúrio, Calúnia, Desdenhar

A fofoca começa com curiosidade prejudicial. Isto quer dizer que deseja saber algo que não é da própria conta, então pode começar a perguntar coisas intrometidas pelo “interesse” na vida do outro.

Há um prazer particular, diz o Padre Ripperger, derivado de saber algo secreto ou privado sobre a outra pessoa, que poderia prejudicar a alma. A detração é quando se destrói a reputação do outro por dizer algo verdadeiro sobre ele por trás das costas.

Murmurar é dizer o que é verdadeiro com a intenção de separar um do outro. Isso geralmente acontece quando não gosta de alguém, e isso destrói amizades. Calúnia acontece quando diz algo falso sobre alguém para rebaixa-lo. Isso poderia acontecer se foi machucado por alguém ou sentiu traído e deseja se vingar.

Similarmente, o desdém é dizer algo que machuca ou danificar a reputação do outro diante dele. Novamente, pode resultar de mal-entendidos, sentimentos feridos, ou traição extrema.

As próprias feridas não devem motivar a ferir outras pessoas com as palavras ou ações.

Quando em Dúvida, Pensar antes de falar e Escolher o Silêncio

São Bento escreveu uma vez, “Aquele que nunca para de falar, não pode evitar cair no pecado”. Cada pecado começa nos próprios pensamentos.

Este é o alvo principal do diabo na tentação ordinária, porque se ele pode convencer a pessoa de formas sutis que uma ideia é boa, as pessoas vão permitir este pensamento a permanecer na mente e expandir na imaginação delas.

Eventualmente, se as pessoas atendem a isso por tempo suficiente, vão sucumbir a isso e acreditar que é justificado.

Você pode curtir isso:

É verdadeiro com o pecado da fofoca. Para eliminar este hábito, há algumas coisas que pode praticar:

  • Praticar custódia da mente. Padre Ripperger fala sobre isso frequentemente, e significa rejeitar pensamentos contra o outro tão logo quanto pensar. Não é fácil, mas pode ser feito por estar ciente dos próprios pensamentos e emoções antes que saia do controle.
  • Praticar silêncio. Se os fiéis atendem o conselho de São Bento, perceberão que é melhor abster-se de falar do que falar constantemente e desnecessariamente. Uma pessoa que pratica custódia da boca é modesta, porque sabe como moderar sua fala.
  • Ao invés de falar algo ruim, falar bem do outro. É difícil fazer isso com algumas pessoas, mas é sempre benéfico. Se procurar pelo que é bom no outro, especialmente alguém que não gosta, os pensamentos vão mudar e o coração vai acalmar diante dele. Pode dar a ele o benefício da dúvida ao invés de assumir o pior deste alguém.

Encontrar maneiras durante a oração hoje para olhar para o interior e entregar a falta de perdão, amargura, ciúme e ressentimento para Deus.

É muito melhor rezar por alguém que errou do que ser vingativo por feri-lo e causar a si ou alguém mais pecar pela fofoca.

E a oração cura todas as feridas quando tem um espírito verdadeiro de caridade para desejar o bem do outro e ansiar pela salvação de todas as almas feridas.

Foto de Stephanie Greene na Unsplash

Recomendado pelos Jovens Católicos:


Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

Lembranças de Crisma Católica

Lembranças de Crisma: TOP seleção para jovens católicos

Veja nossa seleção das melhores Lembranças de Crisma para juventude da igreja católica apostólica romana. Veja Aqui!

One comment

  1. Graziii

    Otima materia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner PopUp - Carlo Acutis (360 x 260 px)