Transtorno de Ansiedade Não é Frescura

Ansiedade NÃO é Frescura ❤️ sintomas e como se tratar

Material para catequese infantil da igreja católica

O que é a ansiedade? Um transtorno de ansiedade é um tipo de condição de saúde mental. Se tiver um transtorno de ansiedade, pode responder a certas coisas e situações com medo e pavor. Pode também vivenciar sinais físicos de ansiedade, como coração acelerado e suor, ansiedade não é frescura.

É normal ter um pouco de ansiedade de fato. Pode sentir-se ansioso ou nervoso se tiver que lidar com um problema no trabalho, ir a uma entrevista, fazer uma prova ou tomar uma decisão importante.

E a ansiedade pode até ser benéfica. Por exemplo, ansiedade ajuda as pessoas a perceber situações perigosas e focar a atenção, assim permanecem seguras.

Mas um transtorno de ansiedade segue além do nervosismo regular e leve medo que possa sentir de tempos em tempos. Um transtorno de ansiedade acontece quando:

  • Ansiedade interfere com a própria capacidade de funcionar.
  • Muitas vezes age exageradamente quando algo desencadeia as emoções.
  • Não consegue controlar as respostas para as situações.

Transtornos de ansiedade podem tornar difícil passar pelo dia. Felizmente, há vários tratamentos eficientes para transtornos de ansiedade.

Crises de Ansiedade não são frescura
Transtorno de Ansiedade não é frescura, saiba como tratar essa doença

Quais São os Tipos de Transtornos de Ansiedade?

Há vários tipos de transtornos de ansiedade, incluindo:

  • Transtorno de ansiedade generalizada.
  • Transtorno do pânico.
  • Fobias.
  • Ansiedade de separação.

Outras condições de saúde mental dividem características com transtornos de ansiedade não é frescura. Estas incluem transtorno do estresse pós-traumático, e transtorno obsessivo compulsivo.

O que Causa Transtornos de Ansiedade não é Frescura?

Transtornos de ansiedade são como outras formas de doença mental. E não surgem de fraqueza pessoal, falhas de caráter ou problemas de educação.

Mas pesquisadores não sabem exatamente o que causa transtornos de ansiedade. Eles suspeitam que uma combinação de fatores desempenha um papel aqui:

  • Desequilíbrio químico: estresse severo ou de longa duração pode mudar o equilíbrio químico que controla o humor. Vivenciar muito estresse sobre um período longo pode levar a um transtorno de ansiedade.
  • Fatores do ambiente: vivenciar um trauma pode desencadear um transtorno de ansiedade, especialmente em alguém que herdou um risco maior para começar.
  • Hereditariedade: transtorno de ansiedade não é frescura tendem a ocorrer em famílias. Pode herdar de um ou ambos os pais, como a cor dos olhos.

Quais São Transtorno de Ansiedade Sintomas?

Sintomas variam dependendo do tipo de transtorno de ansiedade que tem, ansiedade não é frescura. Sintomas gerais incluem o que segue.

Sintomas físicos da ansiedade:

  • Mãos frias ou suadas.
  • Boca seca.
  • Palpitações cardíacas.
  • Náusea.
  • Dormência ou formigamento nas mãos ou pés.
  • Tensão muscular.
  • Falta de ar.

Sintomas mentais da ansiedade não é frescura:

  • Sensação de pânico, medo e mal-estar.
  • Pesadelos.
  • Pensamentos repetidos ou memórias de vivências traumáticas.
  • Pensamentos obsessivos e incontroláveis.

Sintomas comportamentais da ansiedade:

  • Incapacidade de ficar parado e calmo.
  • Comportamentos ritualísticos, como lavar as mãos repetidamente.
  • Problema em dormir.
Causa Transtornos de Ansiedade não é frescura
Saiba o que Causa Transtornos de Ansiedade

Como Transtornos de Ansiedade São Tratados?

Um transtorno de ansiedade é como qualquer outro problema de saúde que exige tratamento. Não pode desejar isso.

Não é uma questão de autodisciplina ou atitude. Pesquisadores fizeram muito progresso nas últimas décadas em tratar condições de saúde mental.

O profissional de saúde vai adaptar um plano de tratamento que funcione para cada um. O plano pode combinar medicação e psicoterapia.

Você pode curtir esses assuntos:

Como a Medicação Trata Transtornos de Ansiedade?

Os remédios não podem curar um transtorno de ansiedade. Mas podem melhorar sintomas e ajuda a funcionar melhor. Remédios para transtornos de ansiedade muitas vezes incluem:

  • Remédios ansiolíticos, como benzodiazepínicos, podem diminuir ansiedade, pânico e preocupação. E funcionam rapidamente, mas pode desenvolver tolerância a eles. Isso faz deles menos eficientes ao longo do tempo. O médico pode prescrever um remédio ansiolítico para curto termo, então reduzir gradualmente ou pode adicionar um antidepressivo para mistura.
  • Antidepressivos podem também ajudar com transtornos de ansiedade. Eles ajustam como o cérebro usa certos químicos para melhorar humor e reduzir estresse. Antidepressivos podem levar um tempo para funcionar, então ter paciência. Se sentir que está pronto para parar de tomar antidepressivos, conversar com o médico antes.
  • Betabloqueadores, geralmente usado para pessão arterial alta, podem ajudar a diminuir um pouco dos sintomas físicos de transtornos de ansiedade. E podem aliviar batimentos cardíacos acelerados, tremores.

O profissional de saúde vai trabalhar junto com o paciente para encontrar a combinação certa de medicação e dosagem.

Não mudar a dose sem consultar o médico. Eles vão monitorar para certificar que remédios estão funcionando sem causar efeitos colaterais negativos.

Como Psicoterapia Trata Transtornos de Ansiedade?

A psicoterapia, ou aconselhamento, ajuda a lidar com a resposta emocional para a doença. Um profissional de saúde mental fala sobre estratégias para ajudar a melhor entender e controlar o transtorno. Abordagens incluem:

  • Terapia cognitivo-comportamental.
  • Terapia de exposição.
Tristeza e Isolamento são um dos principais é Sinais de Depressão
Tristeza e Isolamento são um dos principais é Sinais de Depressão

Como Lidar Melhor com Um Transtorno de Ansiedade não é frescura?

Há vários passos que pode usar para lidar com sintomas desse transtorno. Estas estratégias podem também fazer do tratamento mais eficaz:

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo
  • Explorar o controle do estresse: aprender maneiras de controlar o estresse, como através da meditação.
  • Juntar-se a grupos de apoio: estes grupos são disponíveis pessoalmente e online. E encorajam as pessoas com transtornos de ansiedade para compartilhar as experiências e lidar com estratégias.
  • Informar-se: aprender sobre o tipo específico de transtorno de ansiedade que tem, assim sente maior controle. Ajudar amigos e pessoas queridas a entender o transtorno também, porque podem apoiar.
  • Limitar ou evitar cafeína: muitas pessoas com transtorno de ansiedade percebem que a cafeína pode piorar seus sintomas.
  • Conversar com o profissional de saúde: o profissional é o parceiro neste cuidado. Se perceber que o tratamento não está funcionando ou tiver questões sobre a medicação, contatar o médico. Juntos, podem descobrir como melhor seguir.

Quando Ir à Emergência pelo Transtorno de Ansiedade?

Sintomas de um transtorno de ansiedade podem se assemelhar com sintomas de ataque cardíaco ou outra emergência de saúde.

Se estiver vivenciando um ataque de ansiedade pela primeira vez, ou estiver preocupado com a saúde, ligar para emergência ou seguir até hospital.

Um médico vai verificar por condições graves ou que ameaçam a vida.

Se tiver um ataque de ansiedade e não tiver certeza se deve ir para emergência, é melhor ir. Os profissionais de saúde podem certificar que está bem e oferecer tratamento necessário.

Como a Oração, a Fé e a Igreja Católica Podem Ajudar a Acalmar a Ansiedade?

Todos sentem ansiedade às vezes por diferentes razões. A oração é para o católico um componente de apoio e fortalecimento para saúde mental, mas sabe-se também que não é uma solução única.

Se vivencia depressão severa, ansiedade severa, ou simplesmente precisa de apoio, é fundamental procurar um profissional de saúde mental.

Dito isso, as orações para ansiedade podem oferecer consolo, consistência ou livrar de momentos de dor, sofrimento ou desconforto.

Mais importante, estas orações lembram cada católico que não está só neste mundo, sempre se tem Deus e um exército de Santos ao redor.

Ansiedade não desaparece com uma oração como mágica, mas pode ajudar os fiéis a encontrar apoio e amor na própria fé, para finalmente aliviar os fardos.

Oração “Fique Comigo, Senhor” – São Padre Pio

Esta oração de Pio é o chamado em Deus para simplesmente estar presente com cada um. Conforme rezam, as pessoas reconhecem que nunca estiveram sozinhas, e nunca estarão, Deus está sempre junto.

Fique comigo, Senhor, porque é necessário ter Tua presença, assim eu não me esqueço de Ti. Tu sabes como facilmente eu abandono a Ti.
Fique comigo, Senhor, porque eu sou fraco e eu preciso da Tua força, que eu não caia tão frequentemente.
Fique comigo, Senhor, Tu és minha luz e sem Ti eu estou na escuridão.
Fique comigo, Senhor, para me mostrar Tua vontade.
Fique comigo, Senhor, assim eu escuto Tua voz e sigo a Ti.
Fique comigo, Senhor, para que eu deseje amar a Ti muito e estar sempre na Tua companhia.
Fique comigo, Senhor, se Tu queres que eu seja fiel a Ti.
Fique comigo, Senhor, porque tão pobre minha alma é eu desejo que seja um lugar de consolação por Ti, um ninho de amor.

Oração para Ansiedade e Nervosismo Antes de Dormir – Ansiedade não é Frescura!

Muitas pessoas têm dificuldade para dormir à noite. Desde a agitação de um dia cheio, preocupação com as tarefas do dia seguinte, encontrar paz antes de dormir é algo que muitos têm dificuldade diariamente.

Para algumas pessoas, o momento antes de dormir é o tempo de produção de maior ansiedade do dia. A dica é rezar quando a cabeça atingir o travesseiro. Isso não imediatamente pode parar ou evitar ansiedade, mas pode lembrar o católico que nunca está sozinho.

Se encontrar consolo ao rezar com Maria, pode sempre repetir uma dezena do Rosário ou simplesmente repetir a oração Ave Maria até adormecer.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Bíblia – Para Aliviar a Ansiedade e Nervosismo – Ansiedade não é Frescura!

Sabe-se que ao rezar com um versículo pode não fazer algo que está enfrentando instantemente desaparecer. Mas, espera-se que estes versículos lembrem que Deus está sempre junto, em momentos ruins e bons.

Considerar escolher um versículo a cada dia, semana ou mês para memorizar ou ler múltiplas vezes. Pode não aliviar a ansiedade totalmente, mas pode ajudar a aliviar naquele momento.

  • Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. – 1 Pedro 5:6-7.
  • Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. – Romanos 8:38-39.

Siga a gente no Instagram @JovensCatolicosOficial


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico