A Comunhão é o ato pelo qual as pessoas recebem o sacramento da Santa Eucaristia. A Comunhão, recepção da Santa Eucaristia como um sacramento.
Todos sabem que cada um dos sacramentos católicos produz seu próprio efeito especial ou efeitos. Se o propósito de todos os sacramentos fosse simplesmente dar um único tipo de graça, um sacramento seria suficiente.
Não teria necessidade para o Senhor Jesus ter instituído 7. O sacramento da Santa Eucaristia foi instituído como um alimento, um alimento espiritual.
É a razão do sinal para o exterior deste sacramento, as aparências do pão e vinho, é um sinal de nutrição, simplesmente como no Batismo o sinal para exterior é a água, um sinal de limpeza.
A ação pela qual as pessoas como indivíduos recebem a Santa Eucaristia é um ato de alimentação. As pessoas engolem as aparências do pão e vinho sob os quais Jesus é presente.
Esta é a ação que as pessoas chamam de Comunhão. Como a seção no Catequismo sobre a Comunhão e a Eucaristia diz o que segue abaixo.
O Senhor endereça um convite para as pessoas, exortando as mesmas para recebê-Lo no sacramento da Eucaristia:
“Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos”. João 6:53.
União com o Senhor
Desde que a Santa Eucaristia é um alimento espiritual, faz para a alma o que o alimento físico faz para o corpo.
Quando as pessoas comem o alimento físico, este se torna unido com as mesmas, é mudado na substância das pessoas e se torna uma parte das mesmas.
Na Comunhão, algo análogo acontece para as pessoas espiritualmente, mas com uma grande diferença: neste caso, é a pessoa que é unida com o Alimento, não o Alimento com a pessoa. O menor é unido com o Maior.
As pessoas se tornam um com Cristo. Esta união sacramental das pessoas com Jesus é mais do que a mera união física entre o corpo das mesmas e o Anfitrião Sagrado que as pessoas engoliram.
Mais importante, é uma união mística e espiritual da alma com Jesus. Isso é produzido na alma pelo contato físico dos indivíduos com o Corpo Sagrado de Jesus.
Esta maravilhosa mistura da alma com Jesus é um tipo muito especial de união. Obviamente as pessoas não se tornam “parte de Deus”.
É muito mais do que a união “comum” com Deus que o Espírito Santo estabelece nas pessoas pela graça santificadora.
No entanto, é menos do que a última união e mais íntima com Deus que será das pessoas na visão beatífica no céu. Esta união é simplesmente chamada de Comunhão.
Importância da comunhão para os Católicos
É característico de cada sacramento ou dar ou aumentar a graça santificadora. Cada um dos outros sacramentos, no entanto, tem um propósito específico de si, além da doação da graça santificadora:
- O Batismo limpa do pecado original.
- A Penitência perdoa do pecado mortal.
- A Confirmação fortalece a fé.
- O Matrimônio santifica o casamento… e assim por diante.
Mas na Santa Eucaristia as pessoas têm um sacramento cujo principal propósito é aumentar a graça santificadora, repetidamente e freqüentemente, através da união pessoal com o Doador da Graça em si.
É o motivo da Santa Eucaristia ser preeminente o sacramento do crescimento espiritual, de aumento na estatura espiritual e força.
Você pode curtir isso:
- Ordem dos 7 sacramentos da igreja católica
- Benefícios do padre benzer sua casa regularmente
- Para ser catequista precisa ter vocação
- 12 benefícios de quem rezar o santo terço todos os dias
- Dar escapulário de presente, o que significa para o católico
- Como fazer Adoração ao Santíssimo Sacramento Pronta
- Como fazer a comunhão espiritual corretamente
Qual a Diferença de Comungar com Hóstia e Comunhão Espiritual?
A Comunhão Espiritual é uma prática cristã de desejar união com Jesus Cristo na Santa Eucaristia.
É usado como uma preparação para Santa Missa e por pessoas que não podem receber a Santa Comunhão.
Esta prática é bem estabelecida na Igreja Católica e altamente recomendada por muitos santos, segundo o Papa João Paulo II.
Ele explicou que praticar este desejo constante por Jesus na Eucaristia é enraizado na perfeição final da comunhão eucarística, que é o objetivo final de cada desejo humano.
Como É Feita a 1ª Comunhão pelos Católicos
A 1ª Comunhão é uma cerimônia católica, que marca a primeira recepção de uma criança ou adulto do Sacramento da Eucaristia.
É um evento extremamente importante na vida da família católica e é marcado com celebrações, reuniões familiares e festividades, assim como roupas brancas especiais e doação de presente.
O branco simboliza pureza e novidade, enquanto os presentes são principalmente religiosos por natureza. No entanto, há pouco o dinheiro também se tornou o presente de escolha para a Primeira Comunhão.
A Primeira Comunhão geralmente ocorre quando uma criança tem em torno de 7 ou 8 anos de idade.
Já a Confirmação, por exemplo, é a conclusão do processo de iniciação na família de Cristo e é precedido pelo Batismo e a Santa Eucaristia.
É um dos 7 Sacramentos do Catolicismo. A Confirmação envolve ser responsável pela fé de uma pessoa e ações, e é uma cerimônia de maioridade.
Foto de Thays Orrico na Unsplash
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o Perfil Oficial dos Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!
- Conheça a loja oficial dos jovens católicos. Além de nos ajudar nessa obra de evangelização você adquire os mais lindos e descolados produtos católicos. Acesse a Loja Católica Aqui!
- Adquira nosso E-book (Livro Digital) de “Como Formar um Grupo Jovem Católico Completo”. Comprando esse livro digital, além de nos ajudar na obra de evangelização dos Jovens Católicos, você aprende como fundar, gerir e desenvolver um Grupo Jovem Católico na sua Paróquia. Clique Aqui e Adquira o Seu!