O Papa Francisco biografia, Jorge Mario Bergoglio, tem 85 anos de idade, e nasceu em 17 de dezembro de 1936. O perfil do Papa Francisco no Twitter é @Pontifex_pt, e no Instagram, @franciscus. Foi eleito o 266° Papa da Igreja Católica Romana em março de 2013, se tornando o Papa Francisco. Ele é o primeiro papa das Américas.
Quem É Papa Francisco?
Jorge Mario Bergoglio, nome do Papa Francisco, se tornou Papa em 13 de março de 2013, quando ele foi nomeado papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Bergoglio, o primeiro papa das Américas, tomou seu título papal por causa de São Francisco de Assis da Itália.
Antes de sua eleição como papa, Bergoglio serviu como arcebispo de Buenos Aires de 1998 até 2013, sucedendo Antonio Quarracino, como cardeal da Igreja Católica Romana da Argentina, de 2001 até 2013, e como presidente da Conferência Episcopal da Argentina, de 2005 a 2011.
Nomeado Pessoa do Ano pela revista Time em 2013, Papa Francisco embarcou em um mandato caracterizado pela humildade e apoio sincero das pessoas pobres e marginalizadas do mundo e esteve envolvido ativamente em áreas de diplomacia política e defesa ambiental.
O Papa Francisco Biografia disse recentemente que estaria pronto para renunciar um dia se problemas graves de saúde o impedissem de conduzir a Igreja Católica. E falou que sua idade avançada e dificuldade em caminhar deram início a uma nova fase, mais lenta de seu papado.
Papa Francisco tem excelente relação com os jovens da Igreja Católica
Frases Impactantes do Papa Francisco
- Felizes aqueles que se fixam especialmente na parte boa dos outros.
- Felizes os que têm misericórdia. Felizes os que sabem colocar-se no lugar de outro, os que têm a capacidade de abraçar, de perdoar.
- O coração humano deseja alegria. Nós todos queremos alegria, cada família, cada povo aspira à felicidade.
- Jesus é mais do que um amigo. Ele é um mestre da verdade e da vida que nos mostra o caminho que leva à felicidade.
- Como seria belo se cada um de vós pudesse, ao fim do dia, dizer: hoje realizei um gesto de amor pelos outros!
- Estamos irritados com alguém? Rezemos por essa pessoa. Isto é amor cristão.
- A verdadeira riqueza não está nas coisas, mas no coração.
- Bote fé, que a vida terá um novo sabor. Bote fé, bote a esperança e bote o amor.
- A nossa vida está verdadeiramente animada por Deus? Quantas coisas anteponho a Deus, em cada dia?
- É Deus que dá a vida. Respeitemos e amemos a vida humana, especialmente a vida indefesa no ventre de sua mãe.
- Diz Jesus: Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância. Esta é a verdadeira riqueza, não a material!
Início da Vida e Educação de Jorge Mario Bergoglio
Bergoglio nasceu em Buenos Aires, Argentina, filho de imigrantes italianos.
Como um jovem homem, passou por cirurgia para remover parte de um de seus pulmões, por causa de grave infecção.
Ele se graduou de escola técnica como um técnico químico antes de começar a treinar no Seminário Diocesano de Villa Devoto. Em março de 1958, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus.
E ensinou literatura e psicologia em Colégio Imaculada Conceição de Santa Fé em 1964 e 1965, e também ensinou as mesmas matérias em Colegio del Salvatore em Buenos Aires, em 1966. Papa Francisco Biografia estudou teologia e se formou no Colégio de San José, de 1967 a 1970, e finalizou sua tese de doutorado em teologia em Freiburg, Alemanha, em 1986.
Tornando-se Papa Francisco
Ordenado sacerdote em dezembro de 1969, Bergoglio começou a servir como provincial jesuíta da Argentina, em 1973. Ele disse que inicialmente, sua mãe não apoiava sua decisão de entrar no sacerdócio, apesar do fato que ela era devota católica.
Quando ele foi ordenado, porém, ela aceitou o chamado dele e pediu pela bênção dele no fim de sua cerimônia de ordenação. Mais tarde, Papa Francisco retornou para sua alma mater, o Colegio de San José, onde atuou como reitor, de 1980 a 1986, assim como professor de teologia.
Em 13 de março de 2013, aos 76 anos de idade, Bergoglio foi nomeado o 266° papa da Igreja Católica Romana, se tornando o primeiro cidadão das Américas, o primeiro não europeu e primeiro padre jesuíta a ser nomeado papa, e adotando o nome de Papa Francisco. Antes do conclave papal de 2013, Papa Francisco tinha servido como arcebispo e cardeal por mais de 12 anos.
O tom do papado dele, que se tornou admirado globalmente, foi estabelecido muito antes da elevação dele à posição mais alta da Igreja. Porém, quando ele foi nomeado a este posto, a mídia rapidamente destacou histórias sobre a humildade de Francisco.
Notícias circulavam sobre o fato que ele retornou para pensão onde estava hospedado para pagar a sua conta pessoalmente, ao invés de enviar um assistente, e que ele escolheria viver em apartamento simples de 2 quartos ao invés das acomodações luxuosas papais no Palácio Apostólico do Vaticano.
Time Completo: Papas da Igreja Católica Apostólica Romana – Lista Completa com todos os Papas da História
Ao escolher viver de maneira mais simples, o papa quebrou uma tradição que tinha sido levada pelos papas por mais de um século. Dirigindo-se a uma multidão de dezenas de milhares na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano, em Roma, Itália, depois da seleção dele pelo conclave, o Papa Francisco afirmou, “Como vocês sabem, o dever do conclave era apontar um bispo de Roma. Parece-me que meus irmãos cardeais escolheram um que vem de longe… Aqui eu estou. Eu gostaria de agradecer a vocês por seu abraço”.
Após os resultados do conclave papal de 2013 terem sido anunciados, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, emitiu uma declaração sobre o novo papa, “Como primeiro papa das Américas, sua seleção também fala sobre força e vitalidade de uma região que está cada vez mais moldando nosso mundo, e junto com milhões de hispanos-americanos, aqueles de nós nos Estados Unidos compartilham a alegria deste dia histórico”.
E não demorou muito após assumir o papado, que Francisco começou a oferecer mais visões sutis e interpretações sobre problemas sociais chaves, sobre o que a Igreja mantém visões doutrinadas pronunciadas.
Ele não se esquivou de elaborar sobre estas visões, e frases de efeito como “Quem sou eu para julgar?”, um comentário que fez se referindo à homossexualidade, serviram para retratá-lo como conservador compassivo, cujas visões são muitas vezes consideradas progressistas em comparação com aquelas de seus antecessores.
Papa Francisco fez sua primeira visita internacional em 22 de julho de 2013, quando chegou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, Brasil. Ali ele foi recebido pela presidente em cerimônia de boas-vindas e mais tarde circulou no centro do Rio para estar “próximo às pessoas”.
Papa Francisco biografia completa – Sua relação com os jovens da igreja católica
O Papa Francisco tem uma relação especial com os católicos, em especial os jovens católicos, um líder respeitado e querido. Papa Francisco fez uma homilia inspiradora para 2000 jovens reunidos na Basílica de São Pedro na festa de Cristo Rei, em 2021, em que ele encorajou os jovens a “sonhar e viver”. E assegurou que muitos dos sonhos deles para “fraternidade, solidariedade, justiça e paz”, são os sonhos de Jesus para a humanidade.
E encorajou os jovens a não terem medo de encontrar Jesus, porque “Ele ama os sonhos deles e os ajuda a fazê-los acontecerem”. Papa Francisco lembrou que o falecido cardeal italiano jesuíta, Carlo Maria Martini, “costumava dizer que a Igreja e sociedade precisam de sonhadores que permaneçam sempre abertos para as surpresas do Espírito Santo”, ele acrescentou, “Eu espero que vocês serão um destes sonhadores”.
Francisco dirigiu sua homilia para os jovens, porque na festa atual na diocese de Roma, como em outras dioceses pelo mundo, os jovens se reuniram para celebrar a Jornada Mundial da Juventude, começando a JMJ Lisboa 2023 para a próxima, que acontecerá em Lisboa, Portugal, de 1 a 6 de agosto de 2023.
Papa Francisco participará, e a jornada começou com João Paulo II em Roma em 1986, e desde então tem sido celebrada em nível diocesano e a cada 2 ou 3 anos em nível internacional. A última edição internacional, a décima sexta reunião, aconteceu na Cidade do Panamá em janeiro de 2019. Papa Francisco: “Você foram confiados com uma tarefa desafiadora e animadora, ficar de pé enquanto tudo ao redor parece estar caindo”.
Assuntos católicos relacionados
Posição Sobre a Guerra na Ucrânia
Papa Francisco disse em viagem recente para Cazaquistão que é um erro chamar o conflito na Ucrânia, de guerra da Rússia e Ucrânia, já que na realidade, é uma guerra mundial. Segundo meios de comunicação próximos ao Vaticano, o Papa encontrou com alguns padres jesuítas durante sua visita ao Cazaquistão em meados de setembro de 2022.
É relatado que durante a visita, o líder espiritual dos católicos e presidente do Vaticano, fez uma declaração para publicação jesuíta, La Civilta Cattolica, e durante o encontro, ele falou sobre essa guerra.
“Há uma guerra acontecendo. Eu acho que é um erro pensar sobre isso como um filme de cowboy onde há bons homens e homens ruins. É também um erro achar que esta é uma guerra entre a Rússia e Ucrânia. Não: é uma guerra mundial”.
O Papa Francisco Biografia também observou que uma visita à Ucrânia, que ele tinha antes anunciado que seria possível, agora não está na agenda neste estágio. E também afirmou que enquanto ele esteve no Cazaquistão, alguns convidados ucranianos vieram até ele.
Um deles era o oficial militar responsável pela troca de prisioneiro entre Rússia e Ucrânia anunciada pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, e ele pediu se algo poderia ser feito por oferecer uma lista de 300 prisioneiros.
Em seguida, o Papa disse que ele mesmo transmitiu este assunto diretamente para o embaixador russo.