A Palavra de Deus É Viva e Eficaz, Versículos que Provam Isso, por que Ela É Realmente Viva, Como Isso Afeta a Juventude Católica

A palavra de Deus é viva e eficaz ❤️ Como isso se prova na vida

Material para catequese infantil da igreja católica

A Palavra de Deus É Viva e Eficaz, como isso se prova? O escritor de Hebreus informa os leitores que a Palavra de Deus é mais do que simplesmente um registro histórico de eventos e pessoas, Hebreus 4:12, “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”.

A Palavra de Deus É Viva e Eficaz

Nesta passagem, a Palavra de Deus se refere à revelação Dele no sentido geral, ou seja, qualquer método que Deus usa para comunicar com os humanos. A exposição principal humana é através da Palavra escrita Dele, a Bíblia.

Os fiéis aprendem na Escritura que a Palavra de Deus está viva e ativa, e não apenas vive, mas funciona. É importante explorar estas 2 características da revelação de Deus para a humanidade

A palavra grega original traduzida aqui como “viver” significa “ter vida” ou “vivo”. A Palavra de Deus está viva porque Deus é um Deus vivo, Hebreus 3:12. Jesus disse, “As mesmas palavras que vos falei são espírito e vida”, João 6:63.

Na parábola do semeador, Jesus comparou a Palavra de Deus com semente, Mateus 13:1-23. Semente, como a Palavra, é o organismo vivo que quando espalhado e plantado em solo fértil, produz vida abundante.

Cristãos São Vivificados

Os cristãos são vivificados espiritualmente e eternamente porque são “Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.”, 1 Pedro 1:23.

Os fiéis, “entram no descanso eterno de Deus”, através do poder vivificante da Palavra de Deus. Esta verdade é o ponto principal que o escritor de Hebreus enfatizou nos versículos anteriores, Hebreus 4:1-11, que ninguém pode entrar no descanso verdadeiro de Deus exceto aqueles em cuja mensagem de Deus tomou raiz profunda e controle completo.

Deus faz o trabalho da salvação pelo poder da Palavra Dele quando os católicos submetem ao domínio de Deus e confiam Nele para salva-los através do sacrifício de Cristo na cruz.

O termo ativo em Hebreus 4:12 significa “eficiente, poderoso, produzindo ou capaz de produzir um resultado pretendido”. A Palavra de Deus é vibrante, dinâmica, energizante e produtiva. Não é estática ou ociosa nas vidas de fiéis genuínos. O apóstolo Paulo explicou que a Palavra de Deus está “operando em você que crê”, 1 Tessalonicenses 2:13.

Palavra de Deus É Poderosa

A Palavra de Deus é viva e eficaz, a Palavra de Deus é poderosa, não apenas para dar vida, mas também para transmitir advertências e trazer julgamento e punição para o desobediente, Jeremias 23:29, “Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?”.

A Palavra viva de Deus não é algo para ler ou ouvir passivamente e então esquecer. Tiago ensinou os cristãos a olhar, “atentamente a lei perfeita que os liberta” e focar nisso por fazer o que diz, Tiago 1:23-25.

Entre para o grupo de whatsapp dos jovens católicos

Paulo disse a Timóteo, “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo. Deus a usa para preparar e capacitar seu povo para toda boa obra.”, 2 Timóteo 3:16-17. Se permitir a mensagem de Deus fazer seu trabalho profundo no interior, vai mudar o caráter e comportamento do indivíduo.

Você pode curtir isso:

O que Acontece Quando a Palavra de Deus Avança?

Coisas surpreendentes e geradoras de vida acontecem quando a Palavra de Deus avança. É totalmente capaz de conquistar seu propósito, “Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.”, Isaías 55:10-11.

No Dia de Pentecostes, quando Pedro pregou a mensagem da salvação em Jesus Cristo, aqueles que ouviram, “ficaram com o coração partido”, Atos 2:37 e cerca de 3 mil pessoas foram salvas, Atos 2:41.

O autor de Hebreus descreveu a Palavra de Deus como “mais afiada do que qualquer espada de dois gumes”.

Paulo chamou isso de “a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus”, Efésios 6:17, a Palavra de Deus é viva e eficaz.

Esta imagem de espada também aparece em Isaías 49:2, Apocalipse 1:16, e Apocalipse 2:12. Como uma espada afiada de dois gumes, a Palavra de Deus é a arma definitiva ofensiva das pessoas contra os ataques do inimigo espiritual.

Quando Satanás tentou o Senhor no deserto, Jesus empunhou a espada da Palavra de Deus para conter os ataques do diabo, Mateus 4:4.

O exemplo Dele ensina os fiéis a fazer o mesmo. O poder vital da mensagem de Deus existe em sua habilidade de perfurar e penetrar as profundezas da alma humana.

E pode superar qualquer obstáculo para acessar e inspecionar os pensamentos humanos não aflados e segredos ocultos, Mateus 10:26, Lucas 8:17, 12:2, Marcos 4:22. E pode interrogar e julgar as atitudes dos corações humanos.

Porque a Palavra de Deus está viva e ativa, Pedro encorajou os cristãos a ter atenção a isso, 2 Pedro 1:19. Que possam deixa-la ser uma lâmpada para guiar os pés e luz para iluminar o caminho nesta vida, Salmos 119:105.

Siga o Perfil Oficial no Instagram do site Jovens Católicos Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico