saiba como conseguir liberar perdão, por que é tão difícil e por que perdoar é o caminho da felicidade
saiba como conseguir liberar perdão, por que é tão difícil e por que perdoar é o caminho da felicidade

Liberar perdão, veja por que é tão difícil e como conseguir

Como liberar perdão? Cada pessoa recebeu a misericórdia de Deus. Ele perdoou os pecados das pessoas, lavou-os, mesmo embora as pessoas não mereçam. É o motivo de São Paulo poder dizer em Efésios 4:31-32, “Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutualmente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.”.

Cada um pode perdoar os outros porque Deus perdoou cada um, e pela mesma razão é dever das pessoas perdoarem os outros. Deve-se fazer isso, na realidade, ou Deus não vai perdoar os fiéis, Mateus 6:15.

Isso soa pesado? O Catecismo explica sobre Deus, “o derramamento de misericórdia não pode penetrar nossos corações enquanto não perdoarmos aqueles que nos ofenderam. O amor… é indivisível; não podemos amar o Deus que não podemos ver se não amamos o irmão ou irmã que nós vemos”, CCC 2840.

Jesus diz em Lucas 17:3-4, “Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.”.

Jesus é muito claro, as pessoas não podem negar o perdão, não importa o crime ou pessoa, ou situação. Repreendê-los? Sim! Levá-los à justiça? Absolutamente! Ações têm consequências mundanas. Mas o liberar perdão é uma questão do coração, é a prática de ver a outra pessoa como ela é, um ser quebrado feito por Deus.

O ato de perdoar e a Fé Católica

Liberar perdão ao próximo é essencial. E nunca pode ser retido. Mas perdão não é realmente suficiente. O objetivo final deve ser reconciliação, que vai muito além. No Evangelho, Jesus exorta cada um a se “acertar” com os adversários, o que implica reconciliação.

A versão RSV da Bíblia diz isso da seguinte maneira, “Faça amizade rapidamente com seu acusador…”, trabalhando para promover uma “amizade” com alguém que acusou a si, especialmente se for uma falsa acusação vai muito além de simplesmente o perdoar.

Para se reconciliar com o outro e reestabelecer uma amizade verdadeira significa não apenas perdoar, mas também faz tudo que puder para assegurar que reestabeleça uma relação de amor com esta pessoa.

Isso quer dizer que os 2 colocam suas queixas para trás e começam novamente. É claro isso demanda que as pessoas cooperem em amor; mas, para a parte de alguém, significa que trabalhe duro para estabelecer esta reconciliação.

Pensar sobre alguém que realmente machucou, e como resultado, a relação com ele foi danificada. Perdoou esta pessoa em espírito de oração diante de Deus? Rezou por esta pessoa e pediu a Deus para perdoa-la? Se sim, então agora está pronto para o próximo passo de procura-la em amor para acertar esta relação.

Isso exige grande humildade, especialmente se o outro foi a causa do sofrimento e especialmente se ele não falou as palavras de desculpa, pedindo pelo perdão. Não esperar por isso. Buscar por maneiras de mostrar para esta pessoa que a ama e deseja curar o sofrimento.

Não manter o pecado da pessoa diante dela ou guardar rancor. Buscar apenas amor e misericórdia. Essencialmente se falhar em fazer tudo que puder para reconciliar e reestabelecer uma relação, vai ser responsabilizado por isso.

Embora isso possa parecer injusto de início, claramente não é, porque esta é a profundidade de misericórdia que o Senhor oferece para os fiéis a cada dia.

As pessoas nunca estarão adequadamente arrependidas pelo pecado delas, mas Deus perdoa e reconcilia com elas de qualquer maneira. Que graça! Mas se os fiéis falham em oferecer esta mesma misericórdia para outros, essencialmente limitam a habilidade de Deus para oferecer esta misericórdia a cada um, e serão exigidas a pagar de volta “o último centavo” da dívida que tem para Deus.

Então refletir, hoje, sobre a pessoa que vem à mente que precisa totalmente reconciliar e reacender uma relação de amor.

Rezar por esta graça, se comprometer com isso e procurar pelas oportunidades para fazer assim. Fazer isso sem reserva, e nunca se arrependerá desta decisão.

Meu misericordioso Senhor, obrigado por me perdoar e por me amar com tal perfeição e totalidade. Obrigado por reconciliar comigo apesar da minha contrição imperfeita. Dê-me um coração, querido senhor, que sempre busca amar o pecador na minha vida. Ajude-me a oferecer misericórdia ao máximo em imitação da Tua misericórdia divina. Jesus, eu confio em Ti.

Banner do sacramentais de Santa Terezinha das Rosas

Assuntos católicos relacionados

Praticidade de Deixar Seguir, Liberar Perdão

Banner Terço São Bento Preto Original

São os passos práticos para perdoar:

  • Tirar da mente a pessoa que não consegue perdoar. Não se permitir resmungar, ou justificar a própria situação, ou sentir tristeza por si, ou sonhar sobre maneiras de se vingar. Acabar com estes pensamentos tão logo quanto os ver chegando.
  • Lembrar-se que é um pecador também. Lembrar de maneiras específicas que precisou de perdão. Pedir a Deus para ajudar, se não puder. Ir para confissão se precisar. Meditar nos Salmos. Praticar a gratidão pela misericórdia que Deus mostrou na própria vida.

A cada vez que esta pessoa surgir na mente, dizer as palavras, “Eu perdoo você”, se sentir isso ou não.

Fazer disso um ato de vontade e pedir para Espírito Santo para colocar o amor de Deus no coração. Ao longo do tempo, começar a pedir para Deus abençoar esta pessoa.

Romanos 12:14 diz, “Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.”. Forçar a si para fazer isso, liberar perdão. Fazer disso um hábito. E observar como isso liberta o coração.

Foto de Jametlene Reskp na Unsplash

Recomendado pelos Jovens Católicos:

DOE PARA OS JOVENS CATÓLICOS

Faça uma doação e nos ajude a continuar promovendo a palavra de Deus.
FAÇA UM PIX: Abra o aplicativo de seu banco, aponte para o QR CODE abaixo e insira o valor que deseja doar.

QRCODE para fazer uma doação para o Portal dos Jovens Católicos
Veja Outras Formar de Doar Aqui!


Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

A alegria é um dom segundo a igreja, é resultado da fé católica, por que não se deve confundir com euforia.

A alegria é um dom segundo a igreja católica, é resultado da fé

A alegria é um dom segundo a igreja, é resultado da fé católica, por que não se deve confundir com euforia? Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner dos sacramentais de Santa Teresinha das Rosas