Ser Santo: Isso É Mesmo Possível nos Dias de Hoje ou É Pura Utopia da Igreja Católica

Ser Santo ❤️ é possível nos dias de hoje ou é utopia

Banner dos Santos Terços Católicos

Como ser santo? Jacques Philippe, Padre e autor de vários livros, disse que “a Santidade do século 21 vai ser a santidade dos leigos e das famílias”. O Papa Francisco fez um chamado para santidade, em sua exortação apostólica Gaudeteetexsultate, onde ele procurou promover e encarnar o conceito de “santidade” no contexto atual.

Santidade com todos seus riscos, desafios e oportunidades. Há necessidade de santos, padres, e consagrados.

É um fato, mas tudo indica que o Espírito Santo também deseja promover a santidade dos leigos, porque é o que o mundo precisa nestes momentos. Para a nova evangelização, a tarefa dos leigos é fundamental.

Deus escolhe os fiéis para serem santos e irrepreensíveis diante Dele, poramor, Efésios 1, 3-4. Cristo fez para as pessoas um chamado claro, Mateus 5:48, “Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.”.

A vontade de Deus é a santificação da humanidade, 1 Tessalonicenses 4:3. Mesmo o Catecismo da Igreja Católica enfatiza isso, CCC 2028, “Todos os fiéis são chamados para plenitude da vida cristã.”. CCC 825, “Todos os cristãos, de qualquer estado ou condição são chamados, cada um pela sua maneira, para perfeição da santidade”.

Todo Cristão Católico Pode Ser Santo, Mas Como?

O essencial para reconhecer é que Deus ama cada pessoa com amor pessoal, e as virtudes e defeitos dela. Não veio ao mundo apenas por acaso. Ele conhece cada um pelo nome e sobrenome. Ele ama o indivíduo, pelo simples fato de ser quem é. Não comparar a si com outros, levantar a cabeça e olhar para o céu, chegar lá deve ser o objetivo do fiel! São apresentadas dicas sobre como ser santo.

Buscar Santidade Como Desejo no Coração

O primeiro passo para ser um santo é simples. Acreditar e confiar que pode alcançar este desejo, porque Deus providenciou isso. Lembrar-se da citação de Moisés, “e quem sou eu para tal tarefa?”, e Deus respondeu, “Eu estarei com você”. Não é quem a pessoa é, é com quem está, e ter a certeza que Deus estará junto neste caminho.

Receber e Aceitar Todo Amor de Deus

Ele acredita que a santidade não consiste de perfeição absoluta, nem em ganhar poderes que fazem das pessoas “superiores” a outras.

Santidade é a capacidade de receber e aceitar todo o amor de Deus, e compartilha-lo.

Em outras palavras, ser capaz de amar como Deus ama, com fidelidade, pureza e generosidade. Para alcançar a santidade é por aceitar com alegria a vontade de Deus e o segredo para atingir isso: permitir a graça de Deus agir na vida. Simples: amar, aceitar e confiar.

Ser Santo é ter Espírito Firme Diante do Mal

Atualmente, combater o diabo é difícil, um desafio para todos. Enquanto a pessoa abaixa a guarda, ele toma vantagem para oferecer “prazeres”, que, no final do dia, vão separar a pessoa do caminho para bem-aventurança divina.

Papa Francisco assegura que para esta luta, cristãos devem permanecer firmes na fé, e segurar as armas que o Senhor deu: oração, a Palavra, celebração da missa, adoração eucarística, confissão, obras de caridade, vida de comunidade e missão.

Entre para o grupo de whatsapp dos jovens católicos

Em um mundo onde mais e mais cristãos são perseguidos pela sua fé, a vida cristã se torna uma luta permanente, em que exige muita coragem para permanecer no evangelho e proclama-lo, sendo testemunhas e apóstolos da Palavra.

Você pode curtir isso:

Acreditar! Acreditar que a Santidade É um Objetivo Acessível!

“Para ser santo não é necessário ser bispo, um padre ou religioso. Nós frequemente somos tentados a pensar que a santidade é apenas para aqueles que podem se afastar dos assuntos ordinários para passar muito tempo em oração. Este não é o caso. Nós somos todos chamados para sermos santos por viver nossas vidas com amor e por testemunhar em tudo que fazemos, onde nós estivermos”, Papa Francisco, GaudeteetExsultate.

Deseja ser santo? Ser então um bom cristão. Isso não significa apenas acreditar em Deus, mas acreditar Nele e na mensagem Dele da salvação.

Todos precisarão evitar tudo que distancie de Deus, qualquer coisa que O ofenda e outros.

É fundamental buscar amar Deus sobre todas as coisas. Pensar em amar e fazer tudo com amor e por amor, para transformar as ações em obras agradáveis para Deus.

Neste processo, a oração é um elemento extremamente importante.

É reconhecido que a santidade não é improvisada, nem é atingida de um dia para outro, é um caminho, com suas batalhas e tropeços, que exige um esforço grande pessoal, pela mão de Deus e oração.

Além disso, aceitar a ajuda que Deus deseja oferecer através de Maria. Ela é o exemplo perfeito de santidade. Convida-la para a própria vida, para viver o processo junto e sentirá a orientação dela.

Finalmente, lembrar-se que ser santo é sinônimo de retroceder, a Bíblia enfatiza, se decidiu servir ao Senhor, preparar para o teste.

Mas lembrar-se que a plenitude é atingida apenas por alcançar o propósito real, aquele para o qual o fiel foi criado, sem dúvida, é para ser santo.

Assim, agarrar-se porque isso está em Deus!

Aprenda Como Formar um Grupo Jovem Católico com nosso e-book acessando aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica