Como fazer Jejum e Oração

Jejum e Oração ❤️ preparo, intenções, aparece na bíblia

Banner dos Santos Terços Católicos

Jejum e oração, abstinência correspondem a 2 das práticas mais comuns e antigas na Igreja, em especial no período característico da quaresma.

Segundo cânones, que são leis orientadoras da Igreja Católica, jejum se resume “forma de penitência que consiste na privação de alimentos”. No entanto, a esta prática orienta-se que seja feita somente uma completa refeição no dia, e existindo exigência pode consumir 2 refeições pequenas que não correspondam na habitual quantidade.

Qual Preparo para Jejuar e Orar?

Jejum e oração preparam as pessoas a viver renúncias. Qualquer pessoa pode fazer o jejum, a incluir os que não apresentam tão boa saúde.

Quaresma é momento de preparação à ressurreição de Jesus Cristo, e ensina as pessoas ainda a prática da oração, caridade e jejum.

É importante escolher a própria forma de penitência e jejum e oração, e viver conversão legítima, porém, para tal, é necessário entender os tipos de jejum que podem ser realizados.

Quais Intenções Podem Ser Colocadas?

É essencial esclarecer as dúvidas acerca da prática de jejum e oração como fazer na Igreja Católica.

O Papa Paulo VI, imediatamente depois do Concílio Vaticano II, fez emissão da constituição apostólica Paenitemini à confirmação e simultaneamente à reforma da disciplina da Igreja acerca de penitência.

Desde o começo, é afirmado pelo Papa que “a verdadeira penitência não pode prescindir, em momento algum, de uma ascese também física: todo o nosso ser, corpo e alma, deve participar ativamente
deste ato religioso com o qual a criatura reconhece a santidade e majestade de Deus”.

E lembra que “a necessidade de mortificação do corpo aparece claramente, se considerarmos a fragilidade da nossa natureza, na qual, depois do pecado de Adão, a carne e o espírito têm desejos contrários”.

É mortificação que não tem intuito da negação do que foi criado por Deus, porém sim “visa à libertação do homem, que é freqüentemente encontrado, devido à concupiscência, quase acorrentado pela parte sensível de seu ser; através do jejum corporal, o homem recupera o vigor, e a ferida infligida à dignidade da nossa natureza é curada pelo remédio de uma penitência salutar”.

Jejum e Oração são fortes armas contra o mal
O Ato de Orar e Jejuar são fortes armas contra o mal

E para parte do fim de constituição, são determinadas regras sobre períodos e dias da penitência.

De acordo com o texto, pela lei divina, a totalidade de fiéis é obrigada para fazer penitência. O tempo da Quaresma faz conservação do seu caráter penitencial.

Dias de penitência, estes que devem ser notados pela Igreja toda, se caracterizam as sextas-feiras todas anualmente e também a Quarta-Feira de Cinzas.

Conferência dos bispos italianos, segundo poder conferido por decreto conciliar Christus Dominus, em 1994, emitiu certas normativas disposições.

Entre elas que a lei do jejum aplica-se para pessoas maiores de idade, até a idade de 60 anos. E a lei da abstinência, para os que completaram 14 anos.

Na época de São Tomás, era tempo de jejum toda a Quaresma, e não somente na Sexta-Feira Santa e Quarta-Feira de Cinzas.

Assim, sempre a conservar disciplina da Igreja, permanece de importância educar os jovens, de forma que aprendam a “completar na própria carne o que falta à Paixão de Cristo, em seu corpo, que é a Igreja”.

Como Deve Ser Feito o Jejum e Oração Segundo as Escrituras?

É importante conferir os tipos de jejum e oração como fazer e escolher o melhor para si:

  • Jejum da Igreja.
  • Jejum a Pão e Água.
  • Jejum à Base de Líquidos.
  • Jejum Completo.
Jejum e Oração de Daniel
Jejum Completo é o mais Difícil de ser feito

– Jejum da Igreja

Qualquer indivíduo pode fazer este jejum, até doentes, já que remédios e água não quebram o jejum. Para as refeições, é permitido o café da manhã e uma refeição, sendo o almoço ou o jantar, sem exagerar.

A refeição que não acontecerá deve ter substituição pelo lanche simples. Não consumir qualquer item fora dessas refeições, de exemplo bala, doces, biscoitos, chocolate, refrigerantes. E claro, salvo na situação da doença.

– Jejum a Pão e Água

Quem pode fazer este jejum e oração livro são indivíduos que não apresentem qualquer restrição em relação à saúde.

Quando se fala das refeições, é liberado o café da manhã para antes das 9 horas da manhã. E água e pão para o resto do dia, ao sentir sede ou fome.

A dica é consumir pão integral ou pão sírio, já que se mostram mais substanciosos. Sem exagerar.

O jejum é encerrado às 18 horas. Não consumir pão e beber água simultaneamente. Estes, unidos, vão fermentar no estômago e geram dor de cabeça.

Aqui é importante oferecer o jejum para Deus, e rezar, ter participação de sacramentos e ainda não murmurar. Sem isto, não tem sentido o jejum.

Para praticar o jejum é exigido ter entre 18 anos e 59 anos de idade. Ter atenção para não sentir dor de cabeça e mal-estar, e não passar fome.

– Jejum à Base de Líquidos

Para este jejum e oração livro, podem participar os indivíduos que não possuam qualquer restrição em relação à saúde e que já tenham feito mais tipos de jejum.

No caso dos alimentos, é consumido o café da manhã anteriormente às 9 horas da manhã, e para o resto do dia é consumido chá quente com açúcar ou mel para aquecer estômago.

E limonada, laranjada, sucos de legumes e frutas, como verduras, cenoura, beterraba, deixando o corpo leve à oração.

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos

E ainda para o resto do dia, a água de coco ou soro caseiro, essencial a hidratar-se. E caldos quentes com sal, sendo exigido como inteiramente líquidos.

Ter atenção, pois se não for possível o uso do mel ou açúcar, usar adoçante ou beber sem açúcar algum.

– Jejum Completo

Podem fazer os indivíduos que não apresentem qualquer restrição em relação à saúde e que já tenham feito mais tipos de jejum.

Para refeições, é indicado o café da manhã. E então depois, somente água. O jejum é encerrado às 16 horas.

É indicado ser comedido e atuar de forma sábia. Não é preciso provar nada a ninguém, nem ao Senhor.

Onde Aparece o Jejum e Oração na Bíblia?

Na realidade, vem o jejum no auxílio das pessoas, no meio de várias desordens apresentadas pelo mundo.

Possui finalidade para atingir desapegos de maior profundidade de satisfações terrenas.

Para que coração fique mais livre e com capacidade para saborear alegrias de Deus, e assim, eterna alegria característica da Páscoa do Senhor.

Jejum é bíblico. Deus pediu o primeiro jejum no Jardim do Éden, quando foi instruído por Deus, Adão e Eva para não consumir o fruto da árvore do conhecimento do bem e mal, em Gênesis 2, 16-17.

Esta proibição divina não era devido a árvore ser ruim, no entanto, o fruto tinha destino a ser consumido na hora correta e no caminho certo.

Do mesmo modo, é preciso renunciar para bens criados para que se possa desfrutar dos mesmos do modo correto e na hora certa.

– Jejum e Oração na Bíblia

“Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando. Eu digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.
Mateus 6:16-18

Ele respondeu: “Essa espécie só sai pela oração e pelo jejum”.
Marcos 9:29

“Agora, porém”, declara o Senhor,
“voltem-se para mim
de todo o coração,
com jejum, lamento e pranto.”

Joel 2:12

Paulo e Barnabé designaram-lhes presbíteros em cada igreja; tendo orado e jejuado, eles os encomendaram ao Senhor, em quem haviam confiado.
Atos dos Apóstolos 14:23

Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”.
Atos dos Apóstolos 13:2

Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram.
Atos dos Apóstolos 13:3

Quais Orações Católicas Posso Utilizar no Jejum e Oração?

Quaresma não representa momento de dor, sofrimento, sacrifício, como tantos pensam.

Mesmo que várias pessoas façam penitência no período, sendo os mais comuns as orações e jejum, à purificação da mente, alma, corpo, independente de religião, Quaresma se resume fase para renovação da alma e mente.

Jejum e Oração para o Jovem Católico
Todo Jovem Católico deve Orar e Jejuar sempre

Trata-se de momento para mudança do próprio estado mental negativo e transformação para positivo.

Hora de renascimento, portanto, é preciso eliminar o que não tem serventia no interior, que deixa sem motivação, para conferir lugar ao novo “eu”. O “eu” que é mais puro e limpo nas ações.

Trata-se do que o Sírio, Santo Efrén, buscou passar em sua oração de Quaresma:

Oração 1

“Senhor e Mestre de minha vida,
afasta de mim o espírito de preguiça,
de abatimento, de domínio, de loquacidade,
e concede a mim, teu servo, um espírito de integridade,
de humildade, de paciência e de amor.
Sim, Senhor e rei,
concede ver meus pecados e não julgar meus irmãos
porque és bendito pelos séculos dos séculos. Amém.”

Lembrar-se que não é suficiente apenas pedir. É necessário agir ainda e fazer a própria parte na história inteira. Ao passo que medita, abaixo outra oração à Quaresma:

Oração 2

Pai nosso,
que estais no céu,
durante esta época
de arrependimento,
tende misericórdia de nós.
Com nossa oração,
nosso jejum
e nossas boas obras,
transformai
o nosso egoísmo
em generosidade.
Abri nossos corações
à vossa palavra,
curai as nossas feridas do pecado,
ajudai-nos a fazer o bem neste mundo.
Que transformemos a escuridão
e a dor em vida e alegria.
Concedei-nos estas coisas
por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amém.

Jejum e Oração Podem Ser Aplicado no Retiro e em Quais Datas Católicas?

O católico deve fazer o jejum de modo semanal, mais especificamente na sexta-feira, e na data da sexta-feira da Paixão de Jesus Cristo e Quarta-Feira de Cinzas, consoante Código de Direito Canônico, no cânone 1251.
E, sim, o ator de Orar e Jejuar pode ser usado nos retiros sintonizando os Encontros de Jovens com Cristo.

Melhores Sacramentais para os Jovens Católicos Aqui!

Aprenda Como Formar um Grupo Jovem Católico do Zero!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico