Depois da vitória da Argentina na Copa do Mundo de 2022 no Qatar, uma promessa feita pelo jogador estrela Lionel Messi para Virgem Maria ressurgiu. Ele vai cumpri-la? Lionel Messi, 35 anos, jogou sua quinta Copa do Mundo usando a camisa da Argentina e o time se tornou campeão mundial por bater a França no domingo.
Considerado um dos melhores jogadores do mundo, Messi ganhou 40 títulos, 34 com Barcelona na Espanha, 2 com Paris Saint Germain na França, e 4 pela Seleção Argentina. Na carreira dele, segundo as palavras de Messi, “isso estava faltando”, ser o campeão mundial pela seleção do seu país.
Em 2014, o time do qual ele é capitão alcançou a final da Copa do Mundo no Brasil, onde eles perderam para Alemanha.
Na Rússia em 2018, a Argentina foi deixada de fora da competição. E foi precisamente na Copa do Mundo que ele fez uma promessa especial para a Virgem.
Em uma entrevista em Moscou com jornalista argentino Martín Arévalo, Messi foi desafiado pelo repórter a caminhar “para Luján, ou para San Nicolás”, 2 dos mais importantes santuários na Argentina, se o time vencesse a Copa do Mundo.
Além de ser uma estrela do futebol, é um homem de família e pai de 3 filhos. É casado com AntonelaRoccuzzo, e se conheceram quando crianças na cidade natal deles de Rosario, Argentina.
Messi devota parte do seu ganho para melhorar as vidas das crianças. Em 2007, ele criou a Fundação Leo Messi com sede em Rosario, uma instituição de caridade destinada a ajudar crianças em situações de crise para ganhar acesso a melhor saúde e educação. A partir do ano de 2004, ele colaborou com UNICEF.
Luján e San Nicolás
Luján, Argentina, é o local do Santuário Nacional de Nossa Senhora de Luján, padroeira do país, que a cada ano atrai milhões de peregrinos.
Em San Nicolás, uma cidade próxima de Rosario, onde Messi nasceu, é o Santuário de Nossa Senhora do Rosario de San Nicolás, que tem uma história de aparições marianas que começaram em 1983 com mensagens da Virgem para Gladys Quiroga de Motta.
As aparições foram aprovadas pela Igreja Católica em 22 de maio de 2016, através de um decreto assinado pelo então bispo de San Nicolás, Héctor Cardelli.
Na entrevista de 2018 de Moscou, Lionel Messi prometeu que ele caminharia da casa dele na cidade de Arroyo Seco para Basílica de San Nicolás, uma distância de aproximadamente 38 km, e apertou a mão do jornalista como sinal de comprometimento.
Durante a carreira de Messi, ele mostrou devoção para Deus e ser um fiel. Após vencer a Copa do Mundo, suas declarações para imprensa não omitiram o papel que ele atribui para o Senhor na vitória, “Eu sabia que Deus ia me conceder este presente, eu tinha um pressentimento que seria isso”, Messi falou para canal de televisão TyC Sports.
Você pode curtir isso:
- Rei Pelé era católico, como ele demonstrava sua fé, qual seu Santo de devoção…
- Cristiano Ronaldo é católico, como ele lida com sua fé, ações sociais…
- Domingo sem missa, semana sem graça! o que significa essa frase para os católicos
Papa Francisco e Messi
2 grandes nomes argentinos tiveram um encontro no Vaticano, Papa Francisco e Lionel Messi em 2013. Antes do amistoso da Argentina contra Itália em Roma, jogadores de ambos os lados tiveram audiência privada com o Papa Francisco no Palácio Apostólico. Mario Balotelli também esteve presente, que se retirou do amistoso por causa de lesão no joelho, e Francisco disse para os jogadores para se lembrarem de que são exemplos dentro e fora do campo, “para melhor ou pior”. Francisco também pediu orações para os jogadores para ele, no campo de jogo, que Deus o colocou, e lamentou que o esporte tenha se tornado um grande negócio.
Lionel Messi Agradeceu a Deus pelo Sucesso na Copa do Mundo de 2022
O jogador não evitou de agradecer a Deus por sua carreira pessoal de sucesso após liderar Argentina para uma vitória na Copa do Mundo que vai ser lembrada como a melhor na história da competição.
Disse depois do jogo, “É simplesmente louco que se tornou uma realidade dessa forma. Eu desejei isso por tanto tempo. E sabia que Deus me daria este presente, eu tinha a sensação que era dessa vez.”.
Messi, um católico praticante, estava respondendo perguntas dos repórteres após a vitória da Argentina. Maradona é um ícone global, na Argentina, ele teve status reservado a uma divindade. Existe até uma igreja com membros no nome dele.
Em uma entrevista seguindo a vitória contra França, Messi, que normalmente faz o sinal da cruz e aponta para cima após marcar gols, novamente mencionou Deus como a razão para a vitória.
“Eu apenas disse que Deus ia me dar isso”, Messi disse para TyC Sports, um canal argentino de televisão esportivo, referindo-se ao troféu da Copa do Mundo. “Eu tinha certeza que tive a sensação que este era o momento. Nós sofremos muito, mas agora é hora de aproveitar isso”.
Perguntado se ele precisava vencer a Copa do Mundo para ser considerado melhor do que Maradona e entre os melhores, Messi respondeu, “A verdade é que eu agradeço Deus por me dar tudo. Ele me deu tudo. Para fechar minha carreira com isso, mesmo após os últimos anos, é impressionante”.
Nascido na Argentina, Messi se mudou para Espanha para ingressar na academia da juventude de Barcelona, conhecida como La Masia, quando criança.
Em 2004, Messi estreou no Barcelona, onde ele seguiu para se tornar o melhor jogador da geração dele.
Marcar gols não é a única coisa que impulsionou Messi pela carreira. A fé desempenhou um papel em sua vida pessoal. Ele e a sua fé católica já foram notícia antes.
Lionel Messi era o foco da cobertura jornalística em 2019 quando o Papa Francisco, um torcedor de futebol e também argentino, foi questionado sobre as habilidades do jogador.
O Papa Francisco, em uma entrevista com programa espanhol Salvados, elogiou Messi como um atleta, mas criticou aqueles que o aclamam como um Deus.
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Compre os produtos da loja oficial dos jovens católicos no Brasil, acesse aqui!
- Grupo de Jovens Católicos: Aprenda, passo a passo, como criar, gerir e desenvolver um grupo jovem católico