A importância da Missa para os Cristãos Católicos

Domingo Sem Missa, Semana Sem Graça ❤️ significado

Banner dos Santos Terços Católicos

Alguns católicos, especialmente pais de crianças, enxergam por vezes a participação na missa de domingo, difícil. Mas apesar das dificuldades, há um dever moral das pessoas para irem à missa todo domingo.

A Igreja Católica reflete esta obrigação em seu Código de Direito Canônico: “Em domingos e outros dias sagrados de obrigação, os fiéis são obrigados a participar da Missa”. A liturgia de domingo é mandatória, como comparecer ao trabalho, e apenas como faltar no trabalho pode ter consequências graves, assim pode pular a missa.

Na realidade, é um pecado mortal faltar à missa de domingo sem uma boa razão. Para o católico, então, se ou não ir à missa no domingo não é decisão simples. Domingo sem missa? A “obrigação de domingo” é expectativa muito rígida para católicos?

Por que Ir à Missa aos Domingos?

As leis morais são como placas de sinalização, elas orientam as pessoas adequadamente, e uma vez que foram orientadas, deixam de percebê-las.

Da mesma forma, a obrigação de domingo ajuda a orientar os católicos espiritualmente. Pode ser fácil se esquecer que domingo marca o começo da semana, não o final.

Em um sentido, a missa de domingo prepara os católicos para os dias pela frente e dá o tom espiritual para a semana, enche cada um com a palavra de Deus e graça, assim podem glorificar o Senhor com a própria vida.

Por começar a semana com a liturgia de domingo, as pessoas professam publicamente com o próprio ser que são filhos e filhas de Deus e membros da Igreja Dele. Os fiéis são os primeiros de Deus, sem Ele não são nada.

Domingo sem Missa, semana sem graça
Domingo sem Missa, semana sem Graça

É o motivo de Jesus poder dizer, “Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.”, Mateus 10:37.

Além disso, o primeiro e maior mandamento é, “Este é o primeiro e maior mandamento.”, Mateus 22:38, deve-se amar a Deus com todo coração, e com toda alma, e com toda mente. O amor único dos católicos por Deus é especialmente consumado quando recebem a Eucaristia na Missa.

Domingo sem missa? O católico é permitido estar ausente da missa de domingo em luz de circunstâncias sérias como doença.

Mas não é lícito faltar por razões triviais. Podem ser tentados a fazer isso, porque a missa nem sempre é uma maneira engajadora de passar a manhã de domingo.

Muitos levam vidas dinâmicas. São acostumados ao estímulo contínuo da cafeína e conversas. Não são acostumados a diminuir o ritmo ou silêncio da liturgia.

Com linguagem das leituras bíblicas e orações. Mesmo para um católico devoto, pode ser difícil acalmar e viver um dia de descanso, e especialmente em uma hora solene de oração e adoração.

Você também pode gostar:

Missa e Eucaristia

Os católicos não podem compreender o valor intrínseco da missa até que entendam que seu foco não é estimular como uma forma de entretenimento, seu foco é santificar.

Embora a Eucaristia seja a “fonte e ápice da vida cristã”, segundo o Catecismo, não é incomum para um católico, não por culpa própria, sentir quase nada quando recebe.

Desde que a graça recebida na Eucaristia não é uma sensação física ou emocional, mas uma realidade espiritual, tende a deixar os sentidos impassíveis.

Por esta razão, a experiência do católico da missa de domingo pode ser enganosamente seca e pode deixar com sensação como se nada especial aconteceu.

Isso não necessariamente reflete um defeito na liturgia ou no fiel. Ao invés, move o católico para convicção mental mais profunda em coisas não vistas, João 20:29, “Então Jesus lhe disse: Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram.”.

Banner Terço de São Bento Original

A missa apresenta um desafio essencial para católicos, em seu ritmo lento e vagaroso, em seus momentos de profundo silêncio, em suas demandas de fé.

2 perigos graves para a alma humana são falta de contemplação e falta de amor.

Um ser humano não pode ter felicidade duradoura sem estas 2 coisas. A missa promove ambos.

Para lembrar-se do sábado e santifica-lo não era opcional para o judeu do primeiro século. Deixar de fazer isso era uma violação do terceiro mandamento e um pecado grave, Números 15:32-36.

Cristãos substituíram o sábado, o último dia da semana, por um novo dia descanso que chamaram de Dia do Senhor, o primeiro dia da semana.

A prescrição moral essencial do terceiro mandamento, no entanto, permaneceu, um homem deve separar um dia inteiro a cada semana para descanso e adoração.

“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.”, Mateus 5:17, Jesus disse.

Cristão Católico vai a Missa todo domingo
Católico vai a Missa todo domingo

Por que Domingo? (Domingo sem Missa, semana sem Graça)

Por que domingo? É dito nos Evangelhos que Jesus ressuscitou dos mortos “no primeiro dia da semana”, e desde o tempo dos apóstolos, os cristãos congregaram no domingo para adorar a Deus e receber a Eucaristia juntos como um só corpo em Cristo, Atos 20:7.

Para agravar isso, é principalmente no ato de receber a Eucaristia de domingo, o real corpo, sangue, alma, e divindade de Cristo, que os membros da Igreja se unem ao Senhor e um ao outro.

Assim, São Paulo escreve, “Por haver um único pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão.”, 1 Coríntios 10:17.

A cada domingo, “Cristo inteiro” é reunido e através da Santa Eucaristia.

Além disso, a escolha de participar é salvífica: “Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.”, João 6:53.

O teólogo Colin Donovan lembra que “na Missa é o próprio Cristo que adora o Pai, unindo a adoração das pessoas com a Dele. Não há outra forma onde é possível adequadamente dar graças (Eucaristia) para Deus… do que por unir as ofertas das pessoas às do próprio Jesus Cristo.”.

Cristo faz com as pessoas na missa o que elas não podem fazer sozinhas: fazer uma oferta perfeita ao Pai.

A chave para entender o motivo de católicos deverem participar da missa de domingo fica sobre tudo na essência da missa em si.

O dever de ser participante disposto não está enraizado em como isso faz se sentir, mas no que é.

Como lugar de reunião sagrada de Deus e o homem, a missa reorienta as vidas para Deus, reúne os católicos com Ele no amor, e assim comunica a graça da salvação para as almas deles.

No longo prazo, não pode haver nada mais produtivo do que isso.

Isso a gente recomenda:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico