Mensagem e Reflexão a Santa Ceia do Senhor Passa aos Cristãos Católicos em 2023

Santa Ceia do Senhor ❤️ Significado e propósito para os católicos, onde aparece na bíblia

Como formar um grupo jovem na igreja católica

Quando católicos participam na Eucaristia na missa, participam de uma refeição antiga, Santa Ceia do Senhor, que tem suas raízes na última refeição de Jesus. Sabendo ou não, também comemoram os primórdios do cristianismo, sem mencionar o nascimento do sacerdócio.

Santa Ceia do Senhor para os Católicos

No Novo Testamento, os apóstolos dão testemunho ocular que Jesus usou a ocasião da festa de Páscoa para transformar pão e vinho no corpo e sangue Dele.

Padre Christopher Smith, reitor da Paróquia da Catedral de Cristo, diz que quando ele conta a história da Última Ceia, Santa Ceia do Senhor, começa por perguntar, o que acontece quando há uma festa religiosa e algumas pessoas desejam estar ali, e algumas não.

Ele explica “É o cenário da Última Ceia”. “Elas vêm porque Ele mandou”. Quando Jesus diz, “Este é meu corpo e sangue para ser dado a vós”, os apóstolos devem ter ficado perplexos, ele nota. “Mas Deus, o Pai Celestial, viu que o filho Dele estava dando a vida por eles”, Padre Smith diz, “e Ele decidiu que nós somos dignos da morte do filho Dele”.

“Quando Jesus diz isso, Ele está dizendo a eles, ‘sua vida vale minha vida’”, Padre Smith fala. Ainda, naquele momento, os apóstolos não poderiam ter entendido a importância do que eles testemunharam. Após a ressurreição de Jesus, porém, o significado da Última Ceia tornou-se claro.

“Nosso entendimento belo católico é que Jesus deu a Igreja a nós para celebrar e lembrar que Jesus deu a vida Dele por nós”, Padre Smith nota. “É o que acontece a cada vez que nós celebramos a Eucaristia”.

É o significado final da Última Ceia, Santa Ceia do Senhor, para cristãos católicos: que Jesus disse que os fiéis valem o preço da vida Dele. Na tradição judaica, a orientação de Jesus aos apóstolos para ‘façam isso em memória de mim’, cria a tradição para um ritual que deve ser realizado novamente e novamente em memória Dele.

“Quando católicos celebram a Eucaristia na missa, nós fazemos presente novamente o que Jesus fez”, disse Padre Smith, “A partir desta noite, Ele disse, ‘eu te capacito a transformar este pão no meu corpo e este vinho em meu sangue para todos que acreditam para celebrar e serem alimentados por’”.

Além disso, as palavras Dele são usadas para orientar os apóstolos a se tornarem sacerdotes e divulgarem as boas novas em nome Dele.

Sacramento da Comunhão É Central para Católicos

Na esperada exortação sobre amor e família dele, Papa Francisco abriu uma porta para conceder Comunhão aos divorciados recasados, que atualmente são excluídos do sacramento.

A Santa Comunhão comemora a Última Ceia de Jesus com os discípulos Dele durante a Páscoa. Os católicos acreditam que durante esta refeição final, Jesus abençoou o pão e vinho e disse, “Este é meu corpo… Este é meu sangue”.

Os ensinamentos da Igreja Católica Romana dizem que Jesus é presente na hóstia consagrada e vinho da Comunhão, também conhecido como Eucaristia, que significa ação de graças, a cada vez que paroquianos os recebem. O pão e vinho se tornam corpo, sangue, alma e divindade de Jesus, segundo doutrina católica.

Para receber a Comunhão, que é parte central do serviço da missa, católicos não podem “estar conscientes de pecado grave”, segundo U.S. ConferenceofCatholicBishops.

A Igreja oficialmente exclui católicos divorciados recasados da Comunhão, porque enxerga o casamento inicial deles como ainda válido, significando que a pessoa está vivendo em pecado.

Um católico consciente deste tipo de pecado não pode receber o corpo e sangue de Cristo sem confissão prévia, a conferência diz, exceto em circunstâncias terríveis em que não há oportunidade de confissão.

Simbolismo do Pão na Santa Ceia do Senhor

Partindo o pão, Jesus disse, “Tomai, comei; este é Meu corpo”, Mateus 26:26. Na Escritura, o fermento simboliza pecado, assim o pão sem fermento representa Deus santo.

No saco dividido, matzohs são unificados, mas distintos, uma imagem da Trindade. O pão do meio significa o Filho, que deixou o lado do Pai Dele para habitar entre as pessoas, Gálatas 4:4, e foi partido pela humanidade, Isaías 53:5, envolto em um lençol, Mateus 27:59, escondido em uma tumba, e ressuscitado, 28:6. A redenção dos fiéis foi, de fato, cara, 1 Coríntios 6:20.

Simbolismo do Vinho na Santa Ceia do Senhor

O vinho, o outro símbolo destacado por Jesus, é derramado 4 vezes em um Seder. Estudiosos acreditam que é o terceiro cálice, conhecido como cálice da redenção, que Ele chamou de “Meu sangue da aliança, que é derramado por muitos para remissão dos pecados”, Mateus 26:27-28.

Quando falando sobre Jesus, seguir o exemplo Dele de conhecer as pessoas onde elas estão no entendimento delas e então conduzi-las para consciência mais profunda.

E da próxima vez que tiver a Comunhão, olhar para trás no que Cristo fez por cada um, esperar o retorno Dele, e lembrar-se que Ele é a Páscoa dos católicos, 1 Coríntios 5:7.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

Simbolismo do Compromisso na Última Ceia

O sangue de Jesus limpa as pessoas do pecado. Começando com Adão e Eva, Deus exigiu um sacrifício de sangue para cobrir as transgressões, Gênesis 3:21, Levítico 17:11. Mas isso foi apenas uma solução temporária, como a próxima ofensa exigia outro sacrifício. Jesus era resposta permanente de Deus para o problema: Ele tomou sobre Si todo pecado, passado, presente e futuro, e morreu para pagar toda a pena.

Quando um fiel recebe a salvação, ele é consagrado, ou separado para o Senhor. O pecado dele é perdoado, e ele recebe vida eterna assim como habitação do Espírito Santo. Mas se ele por vezes se esquece que pertence ao Senhor, ele pode ceder à tentação. O pão e cálice oferecem uma oportunidade para lembrar o que o Pai espera dos filhos Dele e para renovar o compromisso de obediência.

Simbolismo da Comunhão na Última Ceia

A Ceia do Senhor, Santa Ceia do Senhor, também é um momento de receber comunhão. Os fiéis são conectados não apenas com o Senhor que os salvou, mas também com fiéis passados e presentes.

Entre os membros da família de Deus, encontra-se conforto e apoio, apenas como os discípulos e a Igreja primitiva fizeram. A Ceia do Senhor é um bom momento para parar e lembrar o que Jesus deu para os fiéis. Participar solenemente e com gratidão.

Você pode curtir isso

Proclamação do Evangelho

Os propósitos da Ceia do Senhor, sem dúvida, a referência principal da Ceia do Senhor é a morte do Senhor. O fiel tem em mãos estes símbolos preciosos, o pão partido, simbolizando o corpo dado, o corpo de Cristo, o corpo real Dele, dado para os católicos, e o cálice, representando o sangue derramado Dele.

Assim, claramente a referência, a referência primária é para morte de Cristo. E Paulo no ensinamento mais extensivo no Novo Testamento sobre a Ceia do Senhor, 1 Coríntios 11, oferece conselho muito prático sobre como fazer isso, o que isso deve parecer na igreja, mas também fala sobre os propósitos da Ceia do Senhor.

Então, o propósito primário é esta proclamação, “Façam isso em memória de Mim”, e tão frequente quanto fizer isso, proclama a morte do Senhor.

Portanto, o propósito primário da Ceia do Senhor é realmente uma proclamação, novamente, do evangelho, não tanto para incrédulos, já que é uma oportunidade maravilhosa quando os fiéis se reúnem para pregar o evangelho para si, não apenas esta proclamação da morte de Cristo, mas há também este propósito antecipatório da Ceia do Senhor.

Lembrar que ele disse, “Você proclama a morte do Senhor até que Ele venha”, meio que pegando o que Jesus disse na Última Ceia, “Não vou comer isso novamente até que eu coma com você no reino do céu”.

E assim, olha-se de volta para a morte de Cristo, mas também olhando para frente em antecipação para o que a morte de Cristo comprou para as pessoas, esta promessa de vida na presença de Deus.

O que Falar na Santa Ceia do Senhor?

Fala o ministro ordenado, “Eis o Mistério da Fé”, e confirma a comunidade reunida, “Anunciamos, Senhor a Vossa Morte e proclamamos a Vossa Ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!”.

Trata-se do momento que começa a Eucaristia nesta celebração. Padre de fato oferece, “O corpo e o sangue de Cristo”. Responde o cristão, “Amém”. Na oração e contrição, a igreja agradece de joelhos, o Pão da Vida. Momento de entregar vida e coração para o Pai Eterno. Trás a Santa Missa o pão e Palavra para cristãos.

Orações para Santa Ceia do Senhor

São apresentadas aqui 3 orações para Comunhão, para rezar à Ceia do Senhor. Comunhão é um momento muito especial onde o católico pode participar lembrando de tudo que Jesus fez por cada um na Cruz e através da Ressurreição Dele.

É um momento de parar e se examinar. Usar isso como um meio em que reflete sobre a própria vida e caminhada com o Senhor. O que diz durante a oração da Comunhão, o motivo de participar da ação de graças, e o que é a Ceia do Senhor, são todas questões que serão respondidas.

Estas 3 orações poderosas na sequência são ungidas e pode usá-las o quanto quiser para compartilhar no corpo e sangue de Jesus Cristo ressuscitado.

Examine-me Pai

Pai, eu me ajoelho diante de Ti durante este momento de reflexão. Ajude-me a examinar minha fé como eu venho diante de Ti. Eu vou comer este pão e beber este cálice conforme Tu instruis na Bíblia. Obrigado a Ti porque o preço que Jesus pagou me permite participar na Comunhão. Teu amor por mim foi expresso sem questão conforme Tu deste Teu Filho por mim. Fortaleça-me elimpe-me. Amém.

Obrigado, Senhor

Querido Deus, não há alguém como Teu Filho! Ele pagou o preço por mim enquanto eu era ainda um pecador. Ele foi pregado na Cruz por mim e eu levanto minhas mãos em gratidão! Perdoe-me se falhei. Conforme eu pego este pão e bebo este cálice, eu faço assim por causa de Jesus. Eu amo e reverencio a Ti, Senhor. Amém.

É Tudo Sobre Jesus

Pai Eterno, Jesus veio para que eu possa ter vida através Dele. Nas Escrituras, Ele mostrou a nós como tomar o pão e cálice em memória Dele. Eu estou seguindo as instruções Dele agora e uso este momento de reflexão seriamente. Obrigado a Ti que através do sacrifício Dele eu fui realmente liberto. Em nome Dele, amém.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico