Decolores, qual significado para igreja católica apostólica romana
O que é Decolores, qual significado e importância para os católicos

Decolores o que é, significado, música, relação com MCC

Decolores significa típico canto de Cursilhos de Cristandade, e de fato pela primeira vez cantado, pelos camponeses da Espanha.

Trata-se de alegre canto que favorece a gerar clima de fraternal amor, característico do pós-Cursilho e do Cursilho. Na realidade, na reunião de cursilhistas sempre o Decoloresé cantado.

O termo Decolores é utilizado como maneira de saudação entre irmãs e irmãos em Jesus Cristo, que a experiência do Cursilho, eles viveram.

Escute a música Decolores no Spotify aqui

Qual a Letra da Música?

O Canto Decolores:
De Colores, De Colores é a primavera florindo caminhos.
De Colores, De Colores são todas as flores são os passarinhos.
De Colores, De Colores é o arco-íris, caminho de luz…
Venham todos que este é o caminho, cantemos louvores a Cristo na Cruz…
Viva a vida!
Faz o mundo ficar mais bonito no seu coração.
Viva a vida!
E desperta na fé ardorosa de ser bom cristão.
Todos juntos, de mãos dadas, nas mesmas estradas, eu sou teu irmão…
De mãos dadas nas mesmas estradas, nas mesmas estradas, eu sou teu irmão.

Origem de Decolores

Decolores é uma expressão espanhola que significa em cores. Se existem momentos tristes na vida, há também outros quando as pessoas enxergam tudo em cor. Este é o caso de uma pessoa que descobre que ele ou ela é amado pela pessoa que ama.

Para amantes, a vida cotidiana perde sua tristeza, o sol brilha, a vida é linda, e se vê através de lentes cor de rosa.

Da mesma forma, a percepção que está sendo amado por Deus de maneira que seja incomparável e incondicional, cria no interior, sentimento que é como um arco-íris incrível.

Após esta experiência, a vida não é a mesma; as pessoas têm uma nova visão do mundo, agem de maneira diferente e descobrem, na comunidade cristã, as muitas faces de Cristo.

De fato, como o prisma decompõe luz branca em uma escala de várias cores, assim aqueles que estão ao redor. Todos têm uma cor diferente, cada um reflete um aspecto de Jesus. O Decolores evoca esta alegria causada pela descoberta do amor de Deus e a presença de Cristo em si e nos outros.

Vem de uma Música! Decolores

Deve-se afirmar que se é usada esta expressão, é mais por coincidência, por causa da canção intitulada Decolores, que foi muito popular na época do primeiro Cursilho na ilha de Maiorca, uma linda ilha no mar Mediterrâneo onde a primavera é um verdadeiro encanto de cores.

Esta música, emprestada do folclore mexicano, expressa a alegria de viver e exalta as belezas da criação. E foi prontamente adotada pelos primeiros cursilhistas como reflexo de seus sentimentos íntimos.

Sua popularidade transitou de um cursilho para outro e terminou se tornando a canção tema do Movimento, mesmo embora nunca fosse oficialmente reconhecido como tal.

Você pode curtir isso:

O que É o Cursilho?

Movimento de Cursilhos de Cristandade, ou Cursilho, se resume movimento eclesial para evangelização cristã. Apareceu na Igreja Católica Apostólica Romana, de fato, em seio da Ação Católica Espanhola do começo do século XX.

O movimento, já em dias de hoje, passou por adaptação e expandiu-se para mais denominações, com realização ainda pelas várias igrejas da confissão protestante, pelo mundo inteiro. Em relação ao catolicismo, o Cursilho, no Brasil, foi de início trazido para Arquidiocese de Campinas, com edição inicial feita em Valinhos, em 1962.

Carisma e Método

Destaca-se o Cursilho por representar movimento eclesial direcionado para primeiro explícito anúncio do evangélico ideal que Cristo apresentou, kerigma. O foco é despertar lideranças novas, de modo preferencial, os batizados cristãos que se encontram longe da Igreja, para que se transformem evangelizadores das particulares realidades deles, portanto, os chamados “ambientes”.

Então, o carisma da organização, se direciona para propósito alcunhado para difundir o cristão fundamental por meio de “Evangelização de Ambientes”.

Tal anúncio é realizado através das palestras, que pessoas proferem que passaram já por experiência de retiro, para pessoas apresentadas que participam do encontro de forma inédita.

Se dá a entrada do participante nesse Movimento através de indicação de mais indivíduos que tiveram já participação do Cursilho e faz-se nas 3 etapas ou fases, portanto, Pré-Cursilho (PRÉ), Cursilho (CUR), e Pós-Cursilho (PÓS).

O PRÉ é composto pela metodologia em que o candidato conhece o carisma de MCC, ele toma conhecimento da proposta que vai ser feita para ele em Cursilho.

De fato, são os cursilhistas, os que já estão inseridos no movimento, os que são responsáveis por então fazer a escolha, próprio convite, e para si assumir compromisso para a este neo, ser “padrinho”.

O CUR é o retiro espiritual caracterizado por 2 ou 3 dias, em que vai ser proclamada a mensagem. E sobre o PÓS, trata-se da sequência em que se aguarda que o cursilhista novo passe a dar vida para promovidas reflexões e para propósitos assumidos, em contexto das realidades particulares dele ambientado, e de Escola Vivencial do Movimento, ou mais pastorais, serviços ou movimentos da Igreja.

Recomendado pelos Jovens Católicos:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

Ser chamado de Beata ou Beato deve ser considerado um elogio para os jovens católicos

Ser chamado de Beata (o) é um elogio para os católicos, saiba o real significado

Descubra por que ser chamado de Beata (o) é um elogio para os católicos - Saiba o significado e sua importância. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço da Medalha de São Bento Original com medalha de São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora de Fátima