Ação Pastoral no Brasil, da Igreja, ou apenas pastoral, se mostra ação da Igreja Católica pelo planeta ou então, conjunto das atividades realizadas pela Igreja para missão de permanecer a ação de Cristo com várias realidades e grupos.
São as pastorais:
- Dos Brasileiros no Exterior.
- Pastoral da Juventude
- Da Aids.
- Afro-Brasileira.
- Carcerária.
- Da Criança.
- PASCOM.
- Pastoral Do Menor.
- Pastoral Familiar.
- Do Migrante.
- Da Mobilidade Humana.
- Operária Nacional.
- Dos Nômades.
- Da Mulher Marginalizada.
- Da Pessoa Idosa.
- Dos Pescadores.
- Rodoviária.
- Dos Refugiados.
- Pastoral Do Povo da Rua.
- Pastoral Da Sobriedade.
- Pastoral do Esporte.
- Da Saúde.
- Serviço de Animação Vocacional / Pastoral Vocacional.
- Do Mar.
- Do Turismo.
- Pastoral do Menor.
Ação das Pastorais
Pastorais se caracterizam trabalhos elaborados pela Igreja, em ação dirigida e organizada por Diocese e Paróquia ao atendimento de cada caso na específica realidade.
Há função para todos, assim como carisma, maneira de viver, no entanto, são todos essenciais para que aconteça o Reino de Deus. Com defeitos e virtudes, estão a caminho, em estrada, a buscar conversão própria no Cristo.
Qual a finalidade da Pastoral em uma Igreja Católica? É de fato evangelizar, portanto, difundir ensinamentos que Cristo deixou em evangelhos como também em livros sagrados.
De fato, para poder fazer tal divulgação pela Igreja do Santo Evangelho, é necessário um plano organizado, assim, projeto de evangelização para distribuição a muitos grupos nos setores diversos.
São denominados tais setores, “pastorais”, e indivíduos trabalhando em tais pastorais são denominados “agentes de pastoral” ou “agentes pastorais”.
Os membros todos das pastorais se caracterizam voluntários, no entanto, recebem formação a exercer trabalho que correspondem a elas.
Arquidiocese quem coordena, que também promove de forma regular, encontros e cursos de formação, assim os “agentes de pastoral” podem trabalhar com comunidades apresentando consciência plena do que fazem e objetivo do próprio trabalho.
Pastorais, Grupos e Movimentos
Quando se fala em Pastorais, significa serviço, trabalho desenvolvido por Igreja, ação, seguindo Cristo. Membros de pastorais são agentes pastorais.
Cada pastoral demanda em si uma meta, necessidade e característica, de modo que é formada como primária necessidade em evangelizar, e serviço em paróquias e dioceses.
Agentes das pastorais agem em muitas áreas, trazendo apoio, conforto espiritual, orientações aos irmãos do Brasil que não frequentam ou frequentam comunidades.
Participam de maneira regular de encontros e cursos de formação para trabalho com comunidades, na consciência plena do que executam e da finalidade adequada de seu trabalho.
Exemplos de algumas pastorais: Liturgia, Jovens, Comunicação, Batismo, Catequese, Familiar, Pastoral da Juventude, Pastoral do Dízimo, Carcerária, Pastoral do Esporte Crisma e mais. É evangelizar, a finalidade da Igreja Católica, portanto, a difusão dos ensinamentos que Cristo deixou em livros sagrados.
No caso dos grupos, estes são compostos pelos fiéis reunidos de modo espontâneo, no entanto, com a orientação e licença sempre do Vigário Paroquial ou Pároco, e possui como base a escuta da Palavra e oração.
Grupos fazem reunião para rezar, promover paz e justiça, visita dos doentes e mais.
E fazem presença em paróquias, dioceses, capelas, universidades, colégios, presídios, entre mais. Em reunião, o foco principal para todos se resume a oração à evangelização de irmãos.
No caso dos movimentos, estes nascem e compõem contexto externo para igreja local, porém, agem na Paróquia. Trata-se de ação de leigos que pode muitas pastorais e serviços envolver, simultaneamente.
E de fato, são mais ligados com vida pessoal de quem participa, e no geral, possuem caráter de espiritualidade, seguindo próprio carisma, a envolver mais ou menos os mesmos indivíduos que viveram um encontro, catequese ou retiro.
Pastoral da Comunicação – Pascom
Por exemplo, a Pascom, Pastoral da Comunicação, apareceu na resposta para necessidade urgente da Igreja em uso e evangelização dos meios de comunicação social. A pedra fundamental aqui se mostra a encíclica Miranda Prorsus, Os Maravilhosos Progressos, que Papa Pio XII escreveu no ano de 1957.
Trata-se de específica pastoral na Igreja, com documentos e orientações do Vaticano e Pontifício Conselho para as Comunicações, ocupando-se desta missão. Na atualidade, no contexto da CNBB, Pascom fica em Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social.
Nos termos deste país, o documento publicado inicial acerca do tema corresponde ao 59, da CNBB, com título Igreja e Comunicação rumo ao Novo Milênio, decorrente da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, feita em 1997, São Paulo.
É o documento inicial da CNBB tratando necessidade de criar e organizar Pascom em paróquias e dioceses. Pascom não se caracteriza pastoral que isoladamente trabalha.
Passa de fato por dentro de todas mais pastorais, serviços e movimentos, a levar oxigênio de comunicação para paróquia inteira.
Pastoral do Batismo
Para a Pastoral do Batismo, o objetivo principal, é levar para padrinhos e pais, conhecimento do que se caracteriza o Batismo, e também compromisso que por meio dele assume-se com Deus e comunidade.
E de fato demonstrar que tal Sacramento não é apenas batizar. Vivenciar é necessário, testemunhar, ainda ensinar filhos e afilhados a ser cristão autêntico, fiel seguidor de Cristo.
Foto: http://www.freepik.com/
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o perfil dos Jovens Católicos Oficial no Instagram
- Conheça a loja oficial da Juventude Católica do Brasil
- Aprenda, passo a passo, como formar um grupo de jovens católicos na igreja