Conheça a história e as Armas contra Lúcifer

Lúcifer história real, significado, armas do católico contra Ele

Banner dos Santos Terços Católicos

Lúcifer, o nome é por vezes aplicado a um rei da Babilônia (Isaías 14:12), mas os Pais da Igreja comumente identificam Lúcifer com Satanás, líder dos anjos caídos. Nos escritos da Igreja é sinônimo do diabo, o Príncipe das Trevas, que antes de cair era um anjo da luz. Nas Escrituras, Cristo é também chamado de Phosphoros – Portador da Luz (II Pedro 1:19).

Como Lúcifer caiu e se tornou Satanás? Lúcifer ficou tão impressionado com a beleza dele, inteligência, poder, e posição que começou a desejar para ele a honra e glória que pertencia a Deus apenas.

Este orgulho representa o começo real do pecado no universo, precedendo a queda do Adão humano por um tempo indeterminado.

História de Lúcifer na Bíblia

A história da queda de Lúcifer é descrita em 2 capítulos chaves do Antigo Testamento, Ezequiel 28 e Isaías 14. É importante olhar brevemente para estes 2 capítulos.

Seria do contexto de Ezequiel 25 que os primeiros 10 versículos deste capítulo estão lidando com um líder humano. Então, começando no versículo 11 e indo até o versículo 19, Lúcifer é o foco da discussão:

Esta palavra do Senhor veio a mim: Filho do homem, erga um lamento a respeito do rei de Tiro e diga-lhe: Assim diz o Soberano, o Senhor: Você era o modelo da perfeição, cheio de sabedoria e de perfeita beleza. Você estava no Éden, no jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam: sárdio, topázio e diamante; berilo, ônix e jaspe; safira, carbúnculo e esmeralda. Seus engastes e guarnições eram feitos de ouro; tudo foi preparado no dia em que você foi criado. Você foi ungido como um querubim guardião, pois para isso eu o designei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes. Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você. Por meio do seu amplo comércio, você encheu-se de violência e pecou. Por isso eu o lancei, humilhado, para longe do monte de Deus, e o expulsei, ó querubim guardião, do meio das pedras fulgurantes. Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor. Por isso eu o atirei à terra; fiz de você um espetáculo para os reis. Por meio dos seus muitos pecados e do seu comércio desonesto você profanou os seus santuários. Por isso fiz sair de você um fogo, que o consumiu, e reduzi você a cinzas no chão, à vista de todos os que estavam observando. Todas as nações que o conheciam espantaram-se ao vê-lo; chegou o seu terrível fim, você não mais existirá. – Ezequiel 28:11-19.

História e Significado de Lúcifer na Bíblia
Veja abaixo as armas do jovem Cristão Católico contra Lúcifer no dia a dia

Queda de Lúcifer na Bíblia

Qual é a justificativa para conclusão de que estes últimos versículos se referem à queda de Lúcifer? Enquanto os 10 primeiros versículos neste capítulo falam sobre o governante de Tiro, que foi condenado por afirmar ser um deus, embora fosse apenas um homem, a discussão vai para o rei de Tiro começando no versículo 11.

Muitos estudiosos acreditam que embora houvesse um “governante” humano de Tiro, o real “rei” de Tiro era Satanás, pois era ele quem estava trabalhando nesta cidade anti-Deus e era ele que trabalhava através do governante humano da cidade.

Alguns sugeriram que estes versículos podem realmente estar lidando com um rei humano de Tiro que foi autorizado por Satanás.

Talvez o rei histórico de Tiro era uma ferramenta de Satanás, possivelmente até habitado por ele. Ao descrever este rei, Ezequiel também dá vislumbres da criatura sobre-humana, Satanás, que estava usando, se não habitando, nele.

Agora, há coisas que são reais deste “rei” que, ao menos em última análise, podem não ser ditas como verdadeiras dos seres humanos.

Por exemplo, o rei é retratado como tendo uma natureza diferente do homem (ele é um querubim, versículo 14); ele tinha uma posição diferente do homem (ele era irrepreensível e sem pecado, versículo 15); ele está em um reino diferente do homem (o monte santo de Deus, versículos 13, 14).

Ele recebeu um julgamento diferente do homem (ele foi expulso da montanha de Deus e jogado na Terra, versículo 16); e os superlativos usados para descrevê-lo não parecem encaixar com do ser humano normal (“cheio de sabedoria”, “perfeito em beleza”, e ter “o selo da perfeição”, versículo 12).

Você pode Curtir isso:

Quem foi e por que Ele Rebelou-se?

O texto diz que este rei era um ser criado e deixou a mão criadora de Deus em estado perfeito (Ezequiel 28:12-15). E ele permaneceu perfeito das maneiras dele até que a iniquidade foi encontrada nele (Ezequiel 25:15b).

O que foi esta iniquidade? Lê-se em Ezequiel 28:17, “Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor. Por isso eu o atirei à terra; fiz de você um espetáculo para os reis”.

Lúcifer aparentemente ficou tão impressionado com a beleza dele, inteligência e poder, e posição, que começou a desejar para ele a honra e glória que pertenciam apenas a Deus. O pecado que corrompeu Lúcifer foi o orgulho autogerado.

Entre para o grupo de whatsapp dos jovens católicos

Aparentemente, isso representa o começo real do pecado no universo, precedendo a queda de Adão humano por um tempo indeterminado.

O pecado originou no livre arbítrio de Lúcifer em que, com um total entendimento dos problemas envolvidos, ele escolheu se rebelar contra o Criador.

Este poderoso ser angelical foi julgado por Deus com justiça, “Por isso eu o atirei à terra”. Isso não significa que Satanás não tinha mais acesso ao céu, pois outros versículos da Escritura claramente indicam que Satanás manteve este acesso mesmo após a queda dele (Jó 1:6-12; Zacarias 3:1,2).

No entanto, Ezequiel indica que Satanás foi absolutamente e completamente expulso do governo celestial de Deus e de seu lugar de autoridade (Lucas 10:18). Isaías 14, versículos 12 a 17, é outra passagem do Antigo Testamento que pode referir para queda de Lúcifer.

É importante ser franco em admitir que alguns estudiosos da Bíblia não enxergam referência nenhuma para Lúcifer nesta passagem. É discutido que o ser mencionado neste versículo é referido como um homem, Isaías 14:16.

É comparado com outros reis na Terra (versículo 18). E as palavras, “Como caíste desde o céu” (versículo 12), supostamente se referem a uma queda de grandes alturas políticas.

Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas cidades? Que não abria a casa de seus cativos? – Isaías 14:12-17.

Há outros estudiosos que interpretam esta passagem como se referindo apenas à queda de Lúcifer, sem referência para um rei humano. O argumento aqui é que a descrição deste ser está além da humanidade, e assim, não poderia referir para um mero mortal humano.

Armas do Jovem Cristão Católico contra o Diabo
Armas do Jovem Cristão Católico contra Lúcifer

Terceiro Olhar

Há uma terceira visão. Este olhar enxerga Isaías 14:12-17 como tendo uma referência dupla. Pode ser que versículos 4 até 11 tratem de um rei real da Babilônia. Então, em versículos 12 até 17 encontramos uma referência dupla que inclua não apenas o rei da Babilônia, mas uma descrição tipológica de Lúcifer também.

Se esta passagem contém uma referência para queda de Lúcifer, então o padrão desta passagem pareceria encaixar com a referência de Ezequiel 28, isso é, primeiro um líder humano é descrito, e então a referência dupla é feita para um líder humano e Satanás.

É significativo que a linguagem usada para descrever isso encaixa outras passagens na Bíblia que falam sobre Satanás. Por exemplo, os 5 “eu quero” em Isaías 14 indicam um elemento de orgulho, que foi também evidenciado em Ezequiel 28:17.

Como resultado deste pecado hediondo contra Deus, Lúcifer foi banido de viver no céu (Isaías 14:12). Ele se tornou corrupto, e o nome dele mudou de Lúcifer (“estrela da manhã”), para Satanás (“adversário”). O poder dele se tornou completamente pervertido (Isaías 14:12,16,17).

E o destino dele, depois da Segunda Vinda de Cristo, é ser preso em uma cova durante o reino de 1000 anos, milenar, sobre o qual Cristo governará (Apocalipse 20:3), e eventualmente será lançado no lago de fogo (Mateus 25:41).

Quais as Armas os Jovens Cristãos Católicos Têm para Combater Lúcifer no Dia a Dia?

Porque os humanos têm uma propensão natural para pecado, precisam da ajuda de Deus quando engajar na guerra espiritual, assim o diabo não alcança os fiéis.

Então, é importante fazer tudo sob o Senhorio de Jesus. Os seguintes tipos de armas espirituais na luta contra o diabo são essenciais para os jovens católicos:

  • Oração – Deixar o “Pai Nosso” lembrar que é o reino de Deus como relevado nas palavras “venha a nós o vosso reino” e que Ele finalmente vai “livrai-nos do mal”.
  • Escritura – Rezar os Salmos. Receber força espiritual na leitura da história do diabo tentando Jesus no deserto (Mateus 4:1-11).
  • Santo Rosário – Se trouxer o Rosário, o diabo vai fugir. Isso o chuta nos dentes espiritualmente. Rezar com todo o coração, mesmo embora por vezes pode ficar distraído.
  • Sacramentos – Especialmente a Eucaristia e Penitência. Engajar nos sacramentos regulamente. É um remédio espiritual, por causa da vitória decisiva de Jesus. Cristo diretamente enfrentou o inimigo, o diabo, e o derrotou com a Ressurreição Dele. A morte não tem poder sobre os fiéis. Estes são livres e não têm o que temer.
  • Jejum.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço de São Bento