Como controlar o sentimento da raiva? “Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’. Mas eu digo a vocês que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito ao julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco!’, corre o risco de ir para o fogo do inferno.”, Mateus 5:21-22.
Esta passagem oferece 3 níveis de aprofundamento do pecado que se comete contra o outro. Estes pecados eram ensinamentos novos não contidos no Antigo Testamento. Por este ensinamento, o chamado de Jesus para santidade radical e amor pelo próximo é bem claro.
O primeiro nível de pecado é simplesmente ficar “irritado” no interior. O pecado da raiva é uma atitude interior de repulsa para o outro. Jesus diz que a consequência de ter esse sentimento pelo outro é que estará “sujeito a julgamento”.
O segundo nível de pecado é quando diz ao outro “Raqa”. Esta palavra aramaica é difícil de traduzir, mas incluiria alguma forma de expressão da raiva de uma pessoa para outra. Seria uma maneira depreciativa de dizer ao outro que ele não é inteligente ou é inferior.
O terceiro nível de pecado que Jesus identifica é quando alguém chama o outro de “tolo”. Esta palavra é uma expressão até mais forte de Raiva e seria uma crítica verbal do outro, indicando que a pessoa é uma alma perdida em sentido moral. É uma condenação moral forte contra o outro que é expressa.
Há Dificuldade Contra a Raiva? Como Controlar o Sentimento da Raiva?
Então, é importante se perguntar se luta contra a raiva. O chamado de Jesus para liberdade de todos os níveis deste pecado é alto. Há muitas vezes na vida quando a raiva é despertada por um motivo ou outro, e isso leva a um destes níveis de pecado.
É uma tentação comum desejar condenar o próximo que despertou esse sentimento da maneira mais forte possível. É importante entender que este novo ensinamento de Jesus não é realmente um fardo quando entendido e abraçado.
De início, pode parecer que estas leis do Senhor contra a raiva sejam negativas. É porque atacar o outro dá um senso falso de satisfação, e estes mandamentos do Senhor, em um sentido, “roubam” esta satisfação.
Pode ser um pensamento deprimente imaginar sobre a obrigação moral para perdoar ao ponto desse sentimento desordenada desaparecer.
Mas é deprimente? É esta lei do Senhor um fardo? A verdade profunda é que Jesus ensina os católicos nesta passagem sendo, de muitas formas, mais para o bem de si do que dos outros.
Esse sentimento para o outro, seja interior, crítica verbal ou condenadora, pode ser dolorosa para o outro com quem está zangado, mas o dano que estas formas de raiva fazem é muito pior para si do que ao outro.
Ficar com raiva, mesmo interiormente, mesmo se colocar um rosto feliz, faz grande dano para a alma e capacidade de estar unido com Deus. Por essa razão, não é esta nova lei do Senhor em relação à raiva que é fardo, é a raiva em si que é um fardo pesado e um fardo do qual Jesus deseja libertar as pessoas.
Refletir hoje, portanto, sobre o pecado da raiva, para controlar esse sentimento. Ao fazer isso, tentar ver a raiva desordenada como o inimigo real, ao invés da pessoa com quem está bravo. Rezar ao Senhor para libertar deste inimigo da alma e buscar por liberdade que Ele deseja conceder.
Oração para Controlar a Raiva
Ó Senhor, eu devo temer a Tua ira? A retribuição é Tua por direito! Que eu nunca desonre Tua Divindade, minha alma buscando para manter Teu amor. Molde meu ser na bondade sincera, um reflexo da Tua perfeição.
Conceda-me a graça do autocontrole, que eu não possa mostrar qualquer raiva. Se eu tivesse tal explosão, me lembre de instantaneamente buscar reparação, pois tal é ofensivo para Ti. A raiva é apenas Tua para vingar!
Oração Contra Raiva
Meu Senhor misericordioso, Tu nos chama para a perfeita liberdade de tudo que nos sobrecarrega. A raiva nos sobrecarrega. Ajude-me a ver o fardo que minha raiva impõe sobre mim e me ajude a buscar liberdade verdadeira através do ato de perdão e reconciliação. Por favor, perdoe-me, querido Senhor, assim como eu perdoo todos que me machucaram. Jesus, eu confio em Ti.
Você pode Curtir isso:
- Preguiça é pecado
- Ver filme de terror é pecado
- Acreditar em vidente é pecado
- Ser da maçonaria é pecado
- Procrastinar é pecado
- Fazer fofoca é pecado
- Ficar sem namorar é pecado
- Usar o Tinder é pecado
- Ver BBB é pecado
- Ser vaidoso é pecado
- Ver pornografia é pecado
- Ler signo é pecado
- Masturbação é pecado
- Fazer tatuagem é pecado
- Pular Carnaval é pecado
O que o Papa, Padres Famosos e Santos Católicos Falam Sobre Como Se Livrar do Sentimento
Papa Francisco disse que por vezes as pessoas podem pensar que esse sentimento no rosto da oposição seja “devido a um senso de justiça pela boa causa”. “Mas na realidade, a maioria do tempo não é nada mais que orgulho, com fraqueza, sensibilidade e impaciência”, diz Francisco.
Ele continua, “Assim, deixe-nos pedir a Jesus pela força de ser como Ele, ou segui-Lo com determinação no caminho do serviço, não ser vingativo, não ser intolerante quando as dificuldades se apresentam, quando nos gastamos fazendo bem e outros não entendem isso, ou mesmo quando eles nos desqualificam”.
Santa Teresa de Lisieux aconselha: “Quando você estiver com raiva de alguém, a maneira para encontrar a paz é rezar por essa pessoa e pedir a Deus para recompensá-lo ou recompensá-la por fazer você sofrer”.
As pessoas geralmente não pensam desta forma, mas aqueles que provocam raiva estão fazendo um favor não intencional por elas, para que cresçam na paciência, assim o dever é tentar se gentil com eles.
São Francisco de Sales aconselha que para evitar o pecado da raiva, deve rapidamente pedir a Deus para dar paz ao coração quando está zangado e então direcionar os pensamentos para outra coisa.
Não discutir o assunto em questão, ou tomar decisões, ou corrigir outra pessoa quando está com sentimento de fúria. Quando uma pessoa provoca a raiva, São Francisco aconselha considerar as boas qualidades dela, ao invés das palavras ou ações que acha censurável.
Foto de engin akyurt na Unsplash
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Perfil Oficial dos Jovens Católicos no Instagram
- Acesse a loja oficial dos Jovens Católicos
- Adquira nosso livro digital “Como Formar um Grupo Jovem Católico” do zero