Muitos católicos querem conhecer a oração de São Bentinho. Santuário de São Bento da Porta Aberta se caracteriza santuário português católico, e fica em freguesia de Rio Caldo, trata-se de município de Terras de Bouro. A origem data para 1615, através da construção da ermida pequena. Templo atual é do fim do século 19. A sua reconstrução começou no ano de 1880, com conclusão acontecendo em 1895.
Deve-se a designação de São Bento da Porta Aberta ao fato de ermida possuir as suas portas sempre abertas, a servir como abrigo para quem viaja. Houve inauguração já em 1998 de cripta nova, bem maior, desenvolvida ao lado do templo, Luís Cunha foi arquiteto da obra.
Foi feita requalificação da capela mor em 2013, para nível de ambão, com melhorias em iluminação, como também delimitação. São recebidos a cada ano 2.5 milhões de peregrinos, trata-se do segundo maior santuário de Portugal, após Fátima, até não mostrando situação geográfica favorável, e não beneficiado pelas vias relevantes da comunicação.
Santuário por Papa Francisco foi elevado para basílica menor, no mês de março de 2015, comemorando seus 400 anos de existência. Possui em preparação, a Irmandade de São Bento da Porta Aberta, a candidatura para Inventário Nacional do Patrimônio Cultural Imaterial.
Quanto às datas relevantes de romagem, trata-se de 21 de março, ou seja, morte de São Bento, e também 11 de julho, que é a festa da padroeira da Europa, e ainda de 10 a 15 de agosto, para romaria popular grande. Já o santuário possui como padroeiro o popular São Bento de Núrsia.
Qual É a Oração de São Bentinho da Porta Aberta?
Devoção para São Bento apresenta expressão intensa no norte de Portugal, local em que existe, nas Terras de Bouro, Gerês, trata-se do Santuário de São Bento da Porta Aberta. São Bentinho, ou São Bento, é protetor contra inimigos, de todo tipo, contra enfermidades especiais, poderosa oração contra inveja, envenenamentos, epidemias, e também contra tentações e perigos espirituais.
Oração de São Bentinho da Porta Aberta
Ó glorioso patriarca São Bento,
que abandonaste o Mundo e foste para o deserto,
entregando-vos todo a Deus
e servindo-O sempre com espírito de penitência e santa pureza,
que agora encheis o Mundo com os prodígios
da vossa intercessão,
obtende-me do Senhor (fazer o pedido),
se for para a maior glória de Deus
e salvação da minha alma;
mas dai-me, sobretudo,
um espírito de mortificação e conformidade
com a vontade do Senhor,
ajudai-me a vencer as tentações para que,
imitando as vossas virtudes na Terra,
consiga glorificar convosco
a Trindade Santíssima no Céu.
Amém.
Depois é importante rezar 3 Pai-Nosso, 3 Ave-Maria, e também 3 Glória ao Pai.
A oração aqui apresentada é do Arcebispo António Primaz, no ano de 1946.
Súplica a São Bento
“Ó glorioso São Bento, vos pedimos para que nos livreis da tentação do maligno. Seja-nos um protetor que calcarás com pés a satanás e a todos os anjos decaídos que nos atormentam e afastam de Deus. Pedimos para que o senhor empunhe a sagrada cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo e afugente todo o princípio do mal que nos impedem de seguir a luz verdadeira: Deus. Queremos pertencer aos Céus e renunciar a todas as obras das trevas que nos tornam doentes espirituais. Com vossa oração, fazei correr o demônio de nossa casa e do nosso trabalho. Sabemos que só é no Redentor que encontramos a verdadeira salvação, a graça e a consolação. Consagramo-nos de modo integral a nossa vida ao Pai, para que sejamos contados como herdeiros das primícias celestes e possamos propagar a boa notícia da redenção a todos os que se encontram encarcerados pelo poder do mal. Pela intercessão de São Bento, Nosso Senhor Jesus Cristo afaste satanás de nossa vida. Amém.”
Você pode curtir isso:
- Melhores frases e ensinamentos de São Bento
- Aprenda rezar o terço de São Bento completo
- Modelos de pulseiras de São Bento para mostrar sua fé
- Como usar a cruz de São Bento contra o mal
- Medalha das Duas Cruzes, saiba como usa-la da maneira certa
- História de vida e conversão de São Bento
- Como visitar o Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro
- Oração e como usar o sacramental da medalha de São Bento
- Meu sacramental católico quebrou, o que devo fazer
- Como rezar o terço da medalha das Duas Cruzes
- Medalha católica usada por Keanu Reeves no filme Constantine
- Lista com todas as medalhas de proteção espiritual da igreja católica
História da Devoção de São Bento da Porta Aberta
Um santuário erigido nas Terras de Bouro, São Bento da Porta Aberta, origem da Oração de São Bentinho, corresponde a uma das mais intensas devoções de Portugal. Dedicada para São Bento, ermida original no ano de 1640 foi construída, com popularidade como “da Porta Aberta”, já que era abrigo para quem viajava, com as portas sempre abertas ao acolhimento das pessoas que chegavam. Uma devoção poderosa e também exemplo ímpar de fé.
De fato, São Bento é patriarca dos monges do ocidente, e santo padroeiro da Europa, devido a, em vida serem atribuídos a ele, sempre vários milagres. Nascido em 480, na Itália, em seio da família de cristãos nobres.
E na realidade, abdicou da vida privilegiada à dedicação para reflexão na religião, ficando 3 anos em gruta, em Monte Subiaco. Foi responsável pela fundação da Ordem Beneditina, esta se rege por máxima, Reza e Trabalha.
Viveu 3 anos de cativeiro São Bento, no entanto, incitou jovens voltados ao monastério para vida em comunidade, transformou a maneira como levavam a vida monástica por meio da denominada Regra de São Bento. Tal regra apresentava ensinamentos e também preceitos para formação do jovem cristão, segundo prática dos Mandamentos, sem contar ensinamentos de Cristo.