A Pastoral Juvenil é organizada ação da Igreja Católica com foco na evangelização dos jovens, da juventude. A Igreja, ao possuir de centralidade Cristo, o Bom Pastor, é então chamada para aplicar de modo sistemático e concreto o pastoreio entre a juventude e com os jovens. Pode estar presente esse aspecto organizativo em toda expressão juvenil ou em unidade de expressões nos ambientes.
Assim, as várias expressões (Pastorais da Juventude, Novas Comunidades, Congregações Religiosas, Movimentos e mais) e também as instâncias eclesiais (paróquia, comunidade, diocese, nacional, regional, os institutos, e a províncias das Congregações Religiosas), de fato tomam trabalho que como Pastoral Juvenil se configura, ao passo que se encontram atentas para princípio de unidade eclesial, de protagonismo juvenil, e organicidade processual.
Pastoral Juvenil Regional possui como foco a integração das várias expressões trabalhando com evangelização da juventude, assim cada vez mais a Igreja Católica conta com protagonismo dos jovens.
Pastoral Juvenil Nacional – Coordenação
Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB teve criação através da decisão em maio de 2011, da 49° Assembleia Geral dos Bispos. Isso a partir do Setor Juventude, vinculado antes para Comissão Episcopal Pastoral para Laicato.
Na realidade, na estruturação dessa Comissão nova, a Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional foi criada, formada pelos 10 representantes de diversas expressões juvenis do Brasil.
Apresenta a coordenação o formato seguinte: 4 representantes de pastorais, 2 das comunidades novas, 2 representantes de movimentos, e 2 de congregações religiosas trabalhando com jovens.
O foco da Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional é integração de diversas expressões trabalhando com evangelização da juventude, as pastorais, congregações, movimentos, ou comunidades novas, para que a Igreja cada vez mais conte com juvenil protagonismo. Representa o trabalho evangelizador dessa equipe um espaço de importância da diversidade, e principalmente, da unidade.
Novo Plano de Evangelização das Juventudes do Brasil – Ao Seu Lado
O plano novo trienal está disponível, da Pastoral Juvenil para 2023-2025, portanto, Ao Seu Lado. Produzido por CEPJ, Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, este projeto novo possui de inspiração a passagem da Bíblia, Lucas 24,13-35, dos Discípulos de Emaús.
Partindo dos 4 eixos, que são “Formação”, “Estruturas de Acompanhamento e Assessoria”, “Vocação e Missão”, “Cidadania: Casa Comum e Dignidade Humana”, traz o plano as reflexões, e há proposta com linhas de ações.
Dom Nelson Francelino Ferreira, Bispo de Valença (RJ) e também presidente da CEPJ, explica, “O cenário dos discípulos de Emaús iluminou a Comissão Episcopal nesse processo de síntese de todo o processo de escuta com vista à revitalização da pastoral juvenil da Igreja do Brasil, que sai da situação angustiante da pandemia com uma missão especial de reconstrução. Nossa juventude, atingida pelos absurdos vividos durante a pandemia do coronavírus, quer retomar a sua caminhada, apoiada na sua ousadia e na sua criatividade peculiar, bem como na confiança da Igreja, quer se apresentar como protagonista de todo esse processo”.
Já para Padre Antônio Ramos, que é assessor externo de CEPJ, este projeto possui intuito de uma Igreja Juvenil sinodal, como com Emaús, Cristo fez, a caminhar com discípulos, ensinando e ouvindo-os.
O assessor fala, “A Pastoral Juvenil trabalha na grande unidade e sinodalidade, o que favorece toda a Igreja, o projeto Ao Seu Lado considera que todas as expressões juvenis trabalhem juntas – lado a lado – em vista da grande missão de levar o Evangelho de Cristo a todos os jovens, levando em conta a diversidade e carisma de cada expressão, mas com a certeza de que juntos elas constroem essa linda unidade do anúncio de Jesus de que todos tenham vida e vida em abundância”.
Você pode curtir isso:
- Vicentinos da Igreja Católica, quem são
- Pastoral da sobriedade, como funciona
- Pastoral familiar, o que faz pelas famílias
- Pastoral da criança e sua importância
- Função de uma Pastoral dentro e fora da igreja
- Padre Júlio Lancellotti e a Pastoral do Povo de Rua
- Pastoral do Dízimo e sua importância para igreja
- PASCOM, o que é e qual sua importância
- Pastoral do menor, o que é, quem criou, para que serve
- Pastoral do esporte e sua importância para os jovens
- Comunidade de Bethânia o que é, trabalho, missão junto aos jovens
- Posição do Papa sobre a RCC em 2023
- Como ser um líder da juventude na sua igreja católica
- Como organizar um retiro espiritual católico em 2023
- Teologia da Libertação no Brasil o que é, origem, é heresia
- Guido Schaffer, o Santo Surfista, biografia completa
Mentes e Corações no Projeto
Projeto novo resulta da frutífera e intensa escuta realizada por Comissão Episcopal no país inteiro, em especial com assessores participando, e padres, bispos referenciais de regionais pertencentes a CNBB, sem contar do 3° Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil, ocorrida em Arquidiocese de Niterói, em que foi possível alinhar anseios e demandas da pastoral.
Assessora interna para comissão, Ir. Valéria Andrade, falou, “O plano que a comissão apresenta é uma elaboração mais sistemática do que foi sendo trabalhado com as contribuições que foram feitas. A pandemia, apesar de ter atrapalhado um pouco, não impediu que muitas vozes fossem ouvidas, em especial no encontro de Revitalização, quando um grupo de jovens fez a síntese das contribuições e apresentou para aprovação dos participantes”.
Ação importante em construir plano novo foi avaliação do projeto último, trata-se de IDE, pensado primeiramente aos anos de 2018 para 2022. A assessora explicou, “Percebemos que avaliando o IDE, a missão foi o que mais foi trabalhado e percebemos os pontos que podiam ser reforçados, o que está no novo plano”.
Plano em Ação da Pastoral Juvenil
Expressões, a partir de plano nacional, são exortadas para contemplar o mesmo na sua realidade. É propositivo o plano, partindo das formas e ações de fazer acontecer entre os jovens a ação evangelizadora.
Ir. Valéria explica, “O plano é um instrumento de unidade, ajudando todos a terem uma linha mestra e uma coesão a nível nacional sem desrespeitar aquilo que é próprio de cada expressão juvenil, mas também com o cuidado de que todas as dimensões do que chamamos de formação integral sejam trabalhadas. Cada expressão ao seu modo e tempo podem contemplar todos os eixos das propostas do novo plano”.
Siga o Perfil do Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!