Como alguém está satisfeito, contente, sendo solteiro, ser feliz solteiro, quando os fiéis são feitos para união com o outro? A solidão experimentada nesta época não é tanto um vazio, mas uma agitação e desejo que espera ser realizado. As pessoas ficam inquietas por romance, muitas vezes.
Ao se apaixonarem, esta pessoa especial consome cada pensamento e ser. E acreditam que simplesmente não podem viver sem ela.
Poderia imaginar quanto isso seria uma cruz para carregar, quando alguém toma a decisão de ser solteiro por um ano, por exemplo.
O desejo de ser amado é certamente bom e não deve ser diminuído.
Porém, não se pode esperar que a própria vida seja insatisfeita até que encontre aquela outra pessoa.
Na Teologia do Corpo de João Paulo II, a experiência da solidão original precede, mas caminha de mãos dadas com a unidade original.
Ser Feliz Solteiro – Adão e a Solidão
Adão percebe que ele está separado do resto da criação para Deus. Por meio da solidão dele, Deus revela para Adão sua capacidade para autodeterminação e o convida como parceiro para cultivar e transformar a Terra.
Os fiéis aprendem através disso que apenas Deus pode preencher e ampliar o sentido de si das pessoas. Em antecipação das vocações dos indivíduos, estes podem aprender a discernir as formas diferentes e pessoas que Deus coloca na vida para tirar cada um de si.
E ao invés de se perder no processo de dar, estar com as pessoas que permitem servi-las através dos dons e paixões ao invés, dá a liberdade para se tornar mais vivo.
Ao invés de demandar ser a estrela para os olhos do outro, poderia se afastar e permitir caminhar em liberdade, lado a lado, para o mesmo objetivo. E isso enche com espírito de admiração na generosidade de Deus, não apenas no que Ele deu a cada um, mas também no que Ele deu aos outros.
Para resumir, aqui estão as palavras de João Paulo II, “Não tenha medo de se perder: quanto mais nós damos de nós, mais nós vamos nos encontrar”. Curtir a vida como solteiro é confiar que quando se dá de si, Deus nunca será superado em generosidade.
Para antecipar que Ele pode, e vai trabalhar maravilhas, mesmo se Ele levar as pessoas para lugares onde prefeririam que não.
Beleza do Contentamento – Ser Feliz Solteiro
Muito do tempo, as pessoas tendem a pensar da vida como solteiro como uma cruz, um estado temporário até que encontrem o par da vida perfeito e tudo está maravilhoso então como um conto de fadas.
E especialmente como católicos, onde se encontram cercados pela ênfase no bem da vida em família e casamento, em combate contra uma cultura que deseja destruí-los, é difícil saber o que pensar sobre ser solteiro.
O mundo pode dizer que não há necessidade de apressar para casamento, que ser solteiro é o momento para se divertir e ficar tranquilo, nenhum dos quais soa muito como o catolicismo.
Mas isso não significa que é errado ou ruim sentir contentamento onde está, como um católico solteiro. Mesmo embora as vocações para matrimônio e para vida religiosa ou sacerdócio sejam grandes bens, isso não significa que Deus não pode fazer algo amável e bom a partir da condição atual solteira do fiel.
Não há nada de errado em estar solteiro. Isso ocasiona suas cruzes? Absolutamente. Mas certamente tem seus benefícios também, mesmo embora as vocações do casamento e vida religiosa ou sacerdócio sejam o que as pessoas mais pensam como objetivos santos na vida.
Estar contente em habitar no que a maioria das pessoas pensa como um estado de transição nem sempre vem naturalmente. Mas quando ocorre, é importante ser grato e abraçar isso. Abraçar a condição de solteiro e ser grato pelos seus benefícios não significa que estará assim pela vida inteira.
É possível, é claro, mas não necessariamente o caso. Logo, pode perceber que a vida agitada leva a um desejo mais profundo para ser proativo na busca de um relacionamento romântico, ou com senso de chamado para uma vocação religiosa.
Se não sentir estas coisas agora com urgência, abraçar a situação atual, agradecer a Deus se as cruzes da solteirice não são tão pesadas agora, e pedir para Ele preparar para si pelo que o futuro pode apresentar.
Uma mensagem da compositora e cantora católica Jackie Francois, “Minha esperança para as pessoas solteiras que estão discernindo é que elas busquem a santidade antes de buscar um parceiro, sabendo que Jesus, o Noivo, dá uma paz e alegria que nenhuma pessoa nesta Terra poderia dar”.
9 Formas de Viver a Fé como Solteiro
São as 9 formas para viver a fé católica sendo solteiro:
- Reservar tempo para oração.
- Praticar o perdão.
- Celebrar a Eucaristia.
- Viver uma vida justa.
- Ajudar os pobres.
- Ser uma igreja doméstica.
- Compartilhar a fé.
- Participar de uma pequena comunidade cristã.
- Conhecer a própria fé.
Assuntos católicos relacionados
- Como restaurar o casamento católico dado como perdido
- Hábitos de casais católicos que fazem a relação durar para sempre
- Quais são as vocações da igreja católica e o significado de cada
- Significado bíblico em estar solteiro(a)
- Usar camisinha é pecado para igreja católica
- Tomar anticoncepcional é pecado para igreja católica
- Tinder para encontrar namorado(a), tem algum problema
O que Diz o Papa Francisco e Padre Famoso sobre ser feliz solteiro?
- Maria, Nossa Mãe, sustente-nos em momentos de escuridão, dificuldade e aparente derrota. – Papa Francisco.
- Tenha a coragem de ser realmente feliz. – Papa Francisco.
- Deus jamais tirou os olhos de você. Nem tampouco deixou de escutar suas orações. – Padre Fábio de Melo.
- Viver é deixar e receber marcas, já que todas as experiências da vida, sejam alegres ou tristes, sempre deixam marcas em nós. – Padre Fábio de Melo.
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o perfil dos Jovens Católicos no Instagram
- Conheça nossos produtos na loja oficial dos Jovens Católicos
- Conheça nosso E-book que ensina formar um grupo jovem na sua igreja