Amigos verdadeiros, como identificá-los segundo a bíblia sagrada e a fé católica
Amigos verdadeiros, como identificá-los segundo a bíblia sagrada e a fé católica

Amigos verdadeiros, como identificá-los segundo a bíblia sagrada

Como crianças, elas têm orgulho de decidir seu “melhor amigo”, anunciando na escolinha. Foi uma honra ser melhor amigo de alguém. A vida é mais simples na infância, mas profunda em maneiras que adultos devem se esforçar para lembrar com os amigos verdadeiros.

Amizade como um adulto não é apenas difícil, pode parecer impossível. Pessoas crescem e se separam ao longo do tempo, e leva mais esforço para sustentar uma amizade verdadeira do que era quando criança.

De modo alternativo, como adulto, as pessoas muitas vezes sentem que devem absorver todo o tempo livre pensando em outra pessoa para abastecer uma amizade. Com frequência, se critica por não responder ou então “deseja encontrar” enquanto deixando os dias e semanas passarem sem uma palavra.

Assim, por que reservar tempo para fazer isso? Qual é a verdadeira importância da amizade? Como pode compassivamente sustentar relações significativas de amizade?

Amigos verdadeiros, como identificá-los segundo a bíblia sagrada e a fé católica
Amigos verdadeiros, como identificá-los segundo a bíblia sagrada e a fé católica

O “Discípulo a Quem Jesus Amava”

São João Evangelista, o “discípulo amado”, era um verdadeiro amigo de Cristo. Ele não apenas escolheu uma vida mais difícil ao ser seguidor e amigo Dele, mas ele devotou sua vida para ensinamentos de Jesus. O seguiu pelo impossível e levou outros a fazerem o mesmo.

João vivenciou a vida com Jesus, através dos sofrimentos Dele e milagres. Ele testemunhou a agonia e dor Dele no jardim do Getsêmani, Mateus 26:37, Marcos 14:33, ainda estava presente para vivenciar milagres, como ressurreição da filha de Jairo, Lucas 8:51, Marcos 5:37.

João estava ao pé da cruz conforme Cristo morreu de maneira dolorosa pelos pecados das pessoas, e ele concordou a cuidar da mãe Dele, João 19:26-27. João permaneceu com Cristo até o último suspiro Dele. Essa amizade nunca vacilou, nunca questionou, e nunca julgou.

Amigos Verdadeiros Profundamente Devotado e Leal

Como João, Maria Madalena não foi apenas uma amiga de Cristo, mas deu tudo que ela tinha para apoiar o ministério Dele.

Ela, também, estava com Cristo na cruz, Marcos 15:40, Mateus 27:56, João 19:25. Maria também foi a primeira pessoa que Cristo apareceu após a ressurreição Dele, e ela continuou espalhando a mensagem Dele mesmo quando as pessoas ao redor dela lançavam dúvida e medo, João 20:11-18.

Maria começou a vida dela, antes de encontrar Cristo, na escuridão, Marcos 16:9. E foram os ensinamentos de Cristo, e amizade que transformaram o coração dela. Ela nunca deixou de ser uma devota seguidora de Cristo e para sempre foi transformada pela amizade e amor Dele.

Santas Amizades, Amigos Verdadeiros

É importante refletir sobre amizade, e mais importante, em como pode ser apoiador pelas tribulações assim como vitórias, em qualquer momento. As pessoas podem aprender com João e Maria como mostrar o amor inabalável de um amigo.

Reservar tempo para conectar com amigos para mostrar apoio e amor, mesmo se significa uma mensagem curta ou ligar. E não deve levar muito tempo, momentos simples de amor podem mover montanhas.

Para aqueles que são mães e pais, ser um exemplo para os filhos a ensiná-los a importância de ser um amigo verdadeiro e doar com coração pleno para os outros. A amizade verdadeira é um dom de Deus que as pessoas devem nutrir e valorizar a cada momento.

São João Evangelista e Santa Maria Madalena, rogai por nós, e ajudai-nos a sempre espalhar o amor para as pessoas ao redor de nós.

Interceda para nos ajudar a espalhar a mensagem da compaixão de Cristo através das nossas amizades, apenas como fizeste por Ele pela vida inteira Dele e após a morte e ressurreição de Cristo.

Amigos Verdadeiros em Comunhão com Cristo

As maiores amizades são aquelas alicerçadas em Cristo. Entra nestas amizades com pessoas que estão também caminhando o caminho da santidade e que sabem que é Cristo o centro da vida e amizade.

É a comunhão compartilhada na Santa Eucaristia e a vida da Igreja que atrai estas amizades em profundidades incalculáveis.

Conforme estas amizades se desenvolvem, dimensões místicas podem emergir ao passo que começam a ver mais claramente a realidade de Deus trabalhando na própria vida, e como através do mistério da solidariedade, são todos conectados em Cristo.

Estas amizades permitem ver o bem e o mal no outro, mas são capazes de amar estes amigos como Cristo ama. E revelam o chamado universal para amar todas as pessoas como Cristo fez, mas é nestas amizades que realmente aprendem a viver esta realidade e sair na caridade.

Um entendimento ou conhecimento ao nível mais profundo da realidade é presente que não pode prontamente ser articulado, mas é conhecido pelas pessoas no relacionamento.

Este é o tipo de amizade que muitos dos santos vivenciaram precisamente porque foram devidamente ordenados para o fim em Deus.

Ao pensar sobre exemplo contemporâneo desta realidade, vale lembrar de São João Paulo II abraçando Papa Emérito Bento XVI, então Cardeal Joseph Ratzinger.

O amor e respeito que estes 2 homens tinham um pelo outro em Cristo é palpável e uma testemunha linda para o poder e alegria da verdadeira amizade cristã. A ligação única que os 2 compartilharam é evidente, mesmo em fotografias.

Assuntos católicos relacionados

O que Diz Papa Francisco e Padre Fábio de Melo

C.S. Lewis, em seu livro The Four Loves, disse que amizade “é o instrumento pelo qual Deus revela para cada um de nós as belezas dos outros”. Papa Francisco fala sobre as características da amizade, “Amizade é um amor generoso, doado, que nos leva a buscar o bem verdadeiro do nosso amigo”.

Um amigo acompanha, encoraja, compartilha e ajuda a outra pessoa a crescer, desde que a capacidade de alguém para se doar aumenta. É uma questão de descobrir e amar o bem do outro, amizade também significa sofrimento com os amigos e pelos amigos.

Padre Fábio de Melo falou sobre a amizade, “O que nos faz amigos é essa capacidade de sermos muitos, mesmo quando somos dois.”, e “A amizade só sobrevive ao tempo quando renovamos o conteúdo diariamente!”.

Foto: http://www.freepik.com/

Recomendado pelos Jovens Católicos:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, saiba o significado e importância disso para os jovens católicos no dia a dia

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, veja o significado

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, saiba o significado e importância disso para os jovens católicos no dia a dia. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico