Mentir é pecado mortal para igreja católica

Mentir é pecado ❤️, como a mentira pode arruinar sua vida

Medalhas de São Bento Originais

Mentir é pecado grave? Mentir é de fato um assunto muito sério e muitos nem sequer percebem quão sério é. O Catecismo da Igreja Católica cita o ensinamento de Santo Agostinho que “uma mentira consiste em falar uma falsidade com a intenção de enganar”, CCC 2482.

O Oitavo Mandamento proíbe deturpar a verdade nas relações com outros. Isso é porque Deus, que é a Verdade, chama os fiéis para viver na verdade.

Catecismo da Igreja Católica – Mentir é Pecado?

O Catecismo da Igreja Católica segue a dizer que, “a gravidade de uma mentira é medida contra a natureza da verdade que deforma, as circunstâncias, as intenções de alguém que mente, e o dano sofrido pelas suas vítimas…mentir é falar ou agir contra a verdade para induzir alguém ao erro”, CCC 2484.

É possível ver, assim, que cada caso deve ser considerado e avaliado individualmente. Seria feito isso para decidir quão grave o pecado da mentira é, ao invés de decidir se a mentira era boa em si, porque mentir nunca é em si uma coisa boa, mentir é pecado.

É o mesmo quando diz ao amigo que gosta do novo cabelo dele quando na realidade não gosta, como quando diz ao marido ou esposa que estava trabalhando até tarde, quando na verdade saiu com outra pessoa? Em ambos os casos, a pessoa pode afirmar estar mentindo para não machucar o outro.

O Catecismo diz que, “por sua natureza, mentir é para ser condenado, mas que a culpabilidade é maior quando a intenção de enganar comporta o risco de consequências mortais para quem se desvia”, CCC 2485.

Assim, mentir nunca é realmente bom, mas pode haver certas situações quando seria moralmente permissível ocultar a verdade. “O bem e segurança dos outros, respeito pela privacidade, e bem comum são razões suficientes para ficar em silêncio sobre o que não se deve saber ou para fazer uso de uma linguagem discreta. Ninguém é obrigado a revelar a verdade a quem não tem o direito de saber isso”, CCC 2489.

Em outras palavras, por vezes as pessoas não têm o direito de saber a verdade, como quando alguém pergunta questões sobre a vida pessoal e elas não têm a necessidade de saber. Em tal caso, não é obrigado a dar a verdade ao outro.

Infelizmente, hoje mentir se tornou tão habitual que as pessoas nem sequer parecem saber a diferença mais. Crianças mentem para seus pais, cônjuges mentem um ao outro, pessoas mentem sobre seus impostos e aplicações, e a lista continua.

Se fosse para sentar e meditar sobre isso profundamente, perceberia que em cada situação onde há mentira, algo está sempre errado.

O pecado está sempre na raiz de cada mentira, mesmo os aparentemente mais inocentes. Por que Jesus chamou Lúcifer de mentiroso e o pai das mentiras?

Uma maneira de evitar o pecado de mentir é rezar e pedir para Deus pela ajuda Dele e orientação misericordiosa. Não se pode fazer isso sozinho.

Se for sincero e pronto para fazer tudo que puder para mudar e viver uma vida de verdade como Ele deseja para os fiéis, Ele vai conceder a força e graça para ser vitorioso em superar esta tentação.

Banner Terço de São Bento Original

É sempre algo maravilhoso conhecer uma pessoa verdadeira. Dizer a verdade é um grande testemunho para a fé cristã.

Você pode curtir isso:

Lembrar-se do Pai das Mentiras

Ainda mais relevante, as mentiras são uma parte integral de quem Satanás é, e a estratégia dele para prender as pessoas com ele.

O primeiro pecado do homem, de volta no Jardim do Éden, foi fundado na mentira que, “Você será como Deus se você comer esta fruta”, quando na realidade, Eva e então Adão se tornaram menos como Deus, ao menos em relação à bondade, do que eles já tinham sido.

Este padrão de mentiras e pecado continuou todo o caminho até hoje, desde que todos os pecados ainda se baseiam na mentira fundamental que desobedecer Deus será melhor para as pessoas de alguma forma.

Do ponto de vista lógico, é claro, esta mentira não faz sentido, desde que nada poderia ser melhor para os fiéis do que obedecer o plano de Deus.

Ainda, as pessoas continuam a enganar a si e se deixam enganar para pensar o contrário. Neste sentido, então, mentir é a raiz de todo pecado.

Agora, por vezes, pode muito dificultar dizer a verdade neste mundo caído, certamente não deseja exacerbar o problema e dizer que nunca mentiu. Dito isso, mentiras, como todos os pecados, mesmo embora fácil e atraente, são também evitáveis.

Talvez da próxima vez que estiver tentado para dizer uma mentira, considerar o motivo de desejar mentir, quais as consequências desta mentira, e quais as consequências por dizer a verdade, ao invés.

Pode parecer como uma mentira pequena faria pouco dano, ou mesmo que dizer a verdade poderia ser mais prejudicial, mas cada ação presente influencia o futuro.

É apenas através da busca de cultivar honestidade aqui e agora que pode trabalhar para superar o vício da mentira e desonestidade.

Quanto mais vencer o engano na própria vida, mais pode ajudar os outros a superar a rede de mentiras de Satanás, assim todos podem se tornar melhores servos de Deus.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp