O exorcismo existe mesmo, qual a posição da igreja católica e do vaticano sobre isso
O exorcismo existe mesmo, qual a posição da igreja católica e do vaticano sobre isso

O exorcismo existe mesmo, qual a posição da igreja católica

A Igreja Católica autoriza o uso do exorcismo para aqueles que são considerados a ser vítimas de possessão demoníaca. No Catolicismo Romano, o exorcismo é sacramental, mas não um sacramento, ao contrário do batismo ou confissão.

Ao contrário do sacramento, a “integridade e eficácia não dependem… do uso rígido de uma fórmula imutável ou na sequência ordenada de ações prescritas. Sua eficiência depende de 2 elementos: autorização das autoridades válidas e lícitas da Igreja, e a fé do exorcista” em relação ao exorcismo.

O Catecismo da Igreja Católica diz: “Quando a Igreja pede publicamente e com autoridade no nome de Jesus Cristo que uma pessoa ou objeto seja protegido contra o poder do Maligno e retirado de seu domínio, isso é chamado de exorcismo”.

A Igreja Católica revisou o Ritual do Exorcismo em janeiro de 1999, embora o Ritual do Exorcismo tradicional em latim é permitido como uma opção.

O ritual assume que as pessoas possuídas retêm sua livre vontade, embora o demônio possa deter controle sobre seu corpo físico. E envolve orações, bênçãos, e invocações com o uso do documento De Exorcismos e Certas Súplicas.

Como É Feito o Exorcismo?

No processo de um exorcismo a pessoa possuída pode ser contida de modo que não se machuquem ou a qualquer pessoa presente. O exorcista então reza e ordena para os demônios se retirarem.

O padre católico recita certas orações, o Pai Nosso, Ave-Maria e o Credo Atanasiano. Exorcistas seguem procedimentos listados no ritual do exorcismo revisado pelo Vaticano em 1999.

Exorcistas experientes usam o Rituale Romanum como um ponto de início, nem sempre seguindo a fórmula prescrita exatamente.

The Gale Encyclopedia of the Unusual and Unexplained descreve que um exorcismo foi uma confrontação e não simplesmente uma oração, e uma vez que começou tem que acabar, não importa o tempo que leve.

Se o exorcista pára o ritual, então o demônio vai persegui-lo, que é o motivo de o processo sendo finalizado ser tão essencial.

Depois que o exorcismo acabou, a pessoa possuída sente um “tipo de libertação da culpa e sente-se renascida e liberta do pecado”.

Nem todos os exorcismos têm sucesso da primeira vez, poderia levar dias, semanas, ou meses de constante oração e exorcismos.

Qual a Posição Oficial da Igreja Católica e do Vaticano Sobre o Exorcismo e as Possessões Demoníacas?

O Vaticano primeiro oficialmente liberou as diretrizes sobre lidar com exorcismos em 1614, não as revisando novamente até séculos mais tarde em 1999.

Eles até têm seu próprio grupo de aproximadamente 250 padres que dedicam suas vidas para fazer exorcismos, mas há centenas mais de exorcistas não sancionados ao redor do mundo.

U.S. Conference of Catholic Bishops aconselha que os sinais seguintes possam indicam a possessão demoníaca em um humano, cuspir, amaldiçoar.

E a capacidade de falar uma linguagem inteiramente desconhecida, uma força sobrehumana, e uma aversão para água benta.

Outros sinais potenciais de uma possessão demoníaca incluem tremer incontrolavelmente, vomitar unhas, pedaços de metal, ou cacos de vidro.

Aversões violentas para Deus, Virgem Maria, e a cruz, e saber ou revelar coisas que a pessoa não tem como saber.

Quem São os Exorcistas?

O ministro de um exorcismo menor é o ministro autorizado e designado do sacramento, ou bênção sendo celebrada. As orações no Apêndice II da tradução podem ser oferecidas por qualquer membro do clero ou fiéis leigos.

No entanto, o Rito do Exorcismo Maior deve ser celebrado apenas por um bispo ou padre que obteu a permissão especial e expressa do bispo diocesano.

Quais os Santos e Anjos que Têm Relação com o Exorcismo?

– Medalha Exorcística de São Bento

Não há de fato medalha que possua tanto poder maravilhoso, e nenhuma tão altamente estimada pela Igreja como a medalha exorcística de São Bento.

Quem quer que use esta medalha com devoção, confiando o poder de dar vida da Cruz sagrada e os méritos do santo padre São Bento, pode esperar a proteção poderosa.

Deste grande patriarca em suas necessidades temporais e espirituais, de fato.

A medalha é uma das mais antigas e mais honradas usadas pelos católicos e devido à crença em seu poder contra o mal é também conhecida como “medalha de perseguição ao demônio”.

Já no século 11, pode ter inicialmente apresentado a forma da cruz de São Bento, e foi usada pelo Papa Leão IX. O lado reverso da medalha carrega a fórmula de Vade retro satana (afaste-se, Satanás).

Que tem sido usada pelos católicos para afastar o mal desde o século 15. Por vezes carregada como parte do rosário, é também encontrada individualmente.

Em uso generalizado após sua formal aprovação pelo Papa Bento XIV no século 18, a medalha é usada por católicos para afastar perigos espirituais e físicos, especialmente aqueles relacionados ao mal, envenenamento e tentação.

– São Miguel Arcanjo

Entre os santos arcanjos, e 3 são particularmente diferenciados na escritura sagrada, São Miguel, Gabriel e Rafael.

São Miguel foi príncipe dos anjos fiéis que se opuseram a Lucifer e seus associados em sua revolta contra Deus.

Miguel, em hebreu, significa “quem é como Deus?”, este era por assim dizer, o lema dele, que pela humildade ele reprimiu o orgulho daquele anjo apóstata, e estabeleceu o estandarte contra ele.

Ele continua a proteger os santos dos ataques dele. Este arcanjo santo foi sempre honrado na Igreja Católica, sob o mesmo título como o guardião sob Deus, e como protetor da fé.

Porque Deus se agrada de empregar zelo e caridade dos bons anjos e seu líder contra a malícia do diabo.

É mencionado em particular por este especial guardião e protetor da Igreja, que na perseguição do Anticristo, ele vai com poder se elevar em defesa.

“Naquele momento deve Miguel erguer-se, o grande príncipe, que está em favor dos filhos de teu povo”.

Ele não é apenas o protetor da Igreja, mas de cada alma fiel. Ele derrotou o diabo pela humildade, as pessoas são alistadas na mesma guerra.

Os braços dele foram humildade e amor ardente de Deus, o mesmo deve ser as armas das pessoas.

As pessoas devem considerar este arcanjo como o líder sob Deus, e com coragem resistir ao diabo em todos os seus ataques, clamar, “Quem pode ser comparado a Deus?”.

Quais as Orações e os Instrumentos Usados para Fazer um Exorcismo?

Em janeiro de 1999, o Vaticano publicou um rito de exorcismo revisado para ser usado pelos padres católicos.

As direções para conduzir um exorcismo significado compreendem uma única seção no Ritual Romano, um dos livros descrevendo os ritos oficiais da Igreja Católica Romana.

Antes de 1999, o rito de exorcismo oficial datava para 1614. Para fazer o rito, o exorcista veste seu sobrepeliz e estola roxa. O ritual do exorcismo é principalmente uma série de orações, declarações e apelações.

Estas orações são vagamente quebradas em “fórmula imploradora”, na qual o padre pede a Deus para libertar o sujeito do diabo.

“Deus, cuja natureza é sempre misericordiosa e que perdoa, aceite nossa oração que este teu servo, preso pelos grilhões do pecado, possa ser perdoado pela vossa amorosa bondade”.

E a “fórmula imperativa”, na qual o padre exige no nome de Deus que o diabo deixe o corpo do sujeito.

“Parta, então, ímpio, parta, amaldiçoado, parta com todos os seus enganos, pois Deus quis que este homem deve ser templo dele”.

– Ações Durante o Rito

Além das recitações, o padre toma algumas ações em momentos particulares durante o rito.

Ele borrifa água benta em todos na sala, coloca suas mãos sobre o sujeito, faz o sinal da cruz em si e no sujeito e toca o sujeito com uma relíquia católica, geralmente um objeto associado com um santo.

Malachi Martin, um ex-padre jesuíta e autoproclamado exorcista (mas não oficial), oferece informação adicional sobre exorcismo, informação não endossada pela Igreja.

Uma figura controversa no mundo católico, Martin revela no livro “Hostage to the Devil” que ele considera a ser os estágios típicos de um exorcismo significado:

  • Pretensão – O demônio está escondendo sua real identidade.
  • Ponto de interrupção – O demônio se revela.
  • Choque – O exorcista e o demônio lutam pela alma do possuído.
  • Expulsão – Se o exorcista vence a batalha, o demônio deixa o corpo do possuído.

“Hostage to the Devil” criou uma grande agitação na Igreja. O livro detalha exorcismos supostamente factuais que Martin afirma ter realizado, assistido ou testemunhado.

Os exorcismos que Martin descreve estão em nível com “The Exorcism”, em termos de ação e violência. E tem sido criticado pelos fiéis, que pensam que Martin sensacionalizou e assim menosprezou o poder do diabo.

Quais os Filmes e Livros Mais Populares que Falam Sobre Esse Tema?

Mesmo para as pessoas que não acreditam no Diabo, exorcistas existem. Na sequência são apresentados livros e filme sobre exorcismo que falam sobre o tema, demônios e diabo.

Livros sobre Exorcismo

– Diário de um Exorcista

Diário de um Exorcista é escrito como thriller de terror, e acontece em anos 1950 e 1960, contando o que passa o padre Lucas Vidal, que é um dos grandes exorcistas para América Latina.

Este livro é baseado em reais relatos do exorcismo. E pelo pedido dos próprios sacerdotes e família, nomes de envolvidos e das cidades não foram divulgados.

– O Exorcista

De modo original lançado no ano de 1971, O Exorcista, do William Peter Blatty fala da história da menina de 11 anos de idade que inicia a mostrar comportamento estranho, de exemplo alterações na voz e na aparência.

Depois de levá-la a vários especialistas e sem solução, a mãe dela opta a pedir ajuda de um exorcista. Este livro originou adaptação do ano de 1973, que venceu 2 Oscars.

– Os Demônios de Loudun

Os Demônios de Loudun é escrito por Aldous Huxley e trata a possessão suposta do convento para meados do século 17, pelos diversos demônios, no interior da França.

Ao passo que descreve blasfêmias proferidas por freiras e convulsões, Aldous reflete acerca da repressão sexual e sentimento religioso.

Filme Sobre Exorcismo

– O Exorcista

Este é um filme de 1973, norte-americano, escrito por William Peter Blatty, e dirigido por William Friedkin, de gênero terror sobrenatural.

É baseado em livro homônino da sua autoria. O Exorcista trata da possessão demoníaca da menina de 12 anos de idade. E o livro de Blatty inspirou-se em exorcismo documentado no ano de 1949, do garoto de 14 anos.

Trailer do Filme “O Exorcista”:

 

– O Ritual

Este filme é inspirado em fatos reais, contando a história do estudante seminarista que seguiu ao Vaticano para estudo dos exorcismos junto ao padre Lucas.

Com aparecimento de novo caso, muito complexo, desafiando habilidades do seu superior, o estudante inicia a questionar tudo que acredita e a ciência.

Trailer do Filme “O Ritual”:

 

– A Morte do Demônio

Este é um remake do filme datado de 1981, e trata da história do grupo de amigos isolados na floresta, em um chalé, a ajudar desintoxicação de Mia.

Eles acham um altar bizarro no porão, cheio de animais mortos, e também um antigo livro. O livro, ao ser lido em voz alta, desperta demoníaca força que então domina o corpo de Mia, e também ameaça a vida dos outros.

Trailer do Filme “A Morte do Demônio”:

O Orgulho de Lucifer e de Seus Acólitos

Deus, em Seu poder infinito, criou multidões de anjos, um número impressionante e incalculável.

Um dia, durante um exorcismo, o padre Candido Amantini, perguntou a um demônio, “Quantos são vocês?”. O demônio respondeu, “Nós somos tantos que se nós fossemos visíveis, nós obscureceríamos o sol”.

O demônio naquela ocasião deu informação que as pessoas não têm razão para não acreditar, porque está confirmado na Bíblia.

Um grande número de anjos caiu, porque eles se rebeleram contra Deus. Antes de admitir os anjos no paraíso, Deus os sujeitou a uma prova de obediência e humildade, que se sabe a natureza, mas não os detalhes.

O pecado dos anjos caídos foi um de orgulho e desobediência. Satanás, o mais bonito de todos os anjos, estando ciente de sua inteligência extrema, se rebelou para idéia de ser submetido a alguém.

Ele esqueceu que ele era uma criatura feita por Deus. Muitos anjos o seguiram em sua loucura.

Os pecados originais dos anjos são os mesmos que aqueles que implicitamente ou explicitamente aderem ao satanismo.

Anjos e homens que seguem Satanás, baseiam sua experiência em 3 princípios e regras práticas da vida, pode fazer o que quiser, ou seja, sem subjugação para leis de Deus. Não obedece ninguém. E é o deus de si.

O que aconteceu entre os anjos é narrado no décimo segundo capítulo do livro do Apocalipse: houve uma grande guerra entre os anjos que permaneceram fiéis a Deus e aqueles que se rebeleram contra Ele.

Em resumo, uma guerra entre os anjos e os demônios. Nesta passagem, a Bíblia diz que Miguel, o Arcanjo, foi a cabeça dos anjos e que o dragão guiou os anjos que se rebeleram, e foram derrotados.

O resultado foi que “não havia mais qualquer lugar para eles no céu”, Apocalipse 12:8.

O Diabo Pode Ler o Pensamento das Pessoas?

É comum a dúvida se o diabo conhece os pensamentos das pessoas, se ele é capaz de entender o que as pessoas estão pensando em certo momento da vida.

A resposta é simples, absolutamente não. A teologia concorda nesta questão. Apenas Deus, que é onisciente, que possui intimamente os segredos da realidade criada, conhece profundamente os pensamentos de cada homem.

Embora uma criatura espiritual, o demônio não entende o que passa na mente das pessoas e coração, ele pode apenas supor através de observar o comportamento humano.

Não é algo complicado para ele, tendo uma inteligência extremamente alta. Se uma pessoa jovem fuma maconha, por exemplo, o demônio pode deduzir que no futuro ele vai também usar drogas mais fortes.

Em uma palavra, a partir do que as pessoas lêem, observam, dizem, e vivenciam, e a partir das companhias escolhidas, até a partir dos olhares das pessoas, de tudo isso, ele pode discernir.

Discernir onde vai tentar a pessoa e em que momento particular. E é o que ele faz. Isso traz à mente uma passagem da primeira carta de São Pedro.

“Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé” (1 Pedro 5:8-9).

Uma interpretação comum desta passagem soa assim “Irmãos e irmãs, sejam vigilantes. O diabo vagueia ao redor de cada um, procurando onde devorar”.

Essa palavra onde é importante, o diabo busca em cada pessoa precisamente por seu ponto fraco e “trabalha” nele, criando a próxima ocasião de pecado.

E será a pessoa alvo, que em sua liberdade, vai cometer o pecado, depois de ter sido bem “preparado” pela tentação do Satanás.

O Diabo Teme o Homem?

Quem deve ter medo, as pessoas ou o diabo? A Carta de Tiago diz textualmente: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirás de vós.”, Tiago 4:7.

O demônio mantém a distância dele a partir de alguém que nutre a própria fé, que freqüenta os sacramentos, e que deseja viver devotamente.

O motivo, de modo simples, o diabo odeia Deus e tem terror a Ele e tudo que mesmo tenha o odor da santidade.

Se pensar sobre isso, é possível recordar momentos da existência em que as pessoas intensificaram a vida interior e sentiram-se mais fortes em resistir às tentações.

Por outro lado, deve-se evitar ser arrogante e deve sempre lembrar que o demônio nunca pára de tentar as pessoas, mesmo no final dos dias.

Os lugares sagrados, em particular aqueles onde uma forte devoção mariana existe, têm um efeito similar.

Para estes, Satanás tem uma aversão invencível, Loreto, Lourdes, e Fátima, apenas para citar alguns que são conhecidos.

Muitas liberações ocorrem nestes lugares. Satanás teme os filhos de Deus, aqueles buscando confortar suas vidas a Jesus.

O diabo está ciente que ele é mais forte e mais inteligente do que as pessoas, mas ele também sabe que as pessoas não estão sozinhas na luta contra ele.

Um exemplo basta, em direção ao ocaso de sua vida, Dom Bosco, um dos maiores santos do século 19, liberou uma garota da possessão.

Isso simplesmente por entrar na capela vestido em vestimentas sagradas para celebrar a Missa. O diabo tem medo dos santos e sua santidade.

O Exorcista Foi Baseado em uma História Real?

O filme chocou e aterrorizou audiências desde seu lançamento em 1973, mas a maioria não sabe que O Exorcista foi realmente baseado em fatos reais.

Em Missouri, em 1949, um garoto de 14 anos de idade foi sujeito a um exorcismo que durou meses realizado por padres jesuítas.

O adolescente, que recebeu o pseudônimo de Roland Doe para proteger sua identidade, foi introduzido a um tabuleiro Ouija pela sua tia espiritualista, Harriet.

Os pais do garoto começaram a perceber ocorrências estranhas como a cama dele tremendo, os móveis se movendo pela sala e barulhos de arranhar vindo de dentro das paredes.

Depois da morte de Harriet, os pais do garoto se encontraram com o padre Albert Hughes, o padre católico romano em Saint James Parish, próximo da casa deles em Maryland.

O padre Hughes disse que ele acreditava que o garoto estava possuído e pediu permissão do arcebispo de Washington DC para começar o rito de exorcismo.

Os pais de Roland relocaram o garoto para uma casa de parente em Saint Louis, Missouri, onde ao longo do curso de várias semanas, com 9 padres jesuítas, incluindo o padre Boowdern, participaram no exorcismo do garoto.

Outro, o padre chamado Raymond Bishop, manteve um diário destes encontros.

Durante o exorcismo, o garoto supostamente retirou uma de suas mãos das amarras, quebrou uma mola de colchão debaixo do mesmo e usou como arma para cortar o braço do padre.

Em um segundo exorcismo, ambos os padres visitaram Roland e observaram uma cama a tremer, objetos voando, o garoto falando com voz gutural, e exibindo uma aversão a qualquer coisa sagrada.

Depois dos exorcismos, Roland aparentemente casou, criou filhos, e manteve uma carreira longa e produtiva com o governo americano antes de se aposentar, supostamente para o subúrbio de Maryland.

Ele nunca falou publicamente sobre o caso. Analistas do caso de Roland Doe nos últimos anos acreditam que ele provavelmente sofria de um problema de saúde mental.

Como esquizofrenia ou Síndrome de Tourette que era bem menos compreendida nos anos 1940.

Assuntos católicos relacionados

Exorcismo na Atualidade

Muitas denominações cristãs ainda praticam alguma forma de exorcismo menor.

Antes que as pessoas fossem batizadas na Igreja Episcopal, por exemplo, elas eram perguntadas, “Você renuncia Satanás e todas as forças espirituais da maldade que se rebelam contra Deus?”.

A Igreja Católica ainda tem um ministro ativo devotado para realizar exorcismos de indivíduos possuídos.

A prática atual inclui salvaguardas que exigem, entre outros, pessoas suspeitas a estar possuídas a passar por avaliação médica e psiquiátrica antes do exorcismo acontecer.

O exorcismo é particularmente comum no Pentecostalismo, uma forma de Cristianismo que cresceu rapidamente nas décadas recentes.

Esta ramificação do Cristianismo enfatiza a experiência espiritual na vida cotidiana. Pentecostais praticam algo semelhante ao exorcismo, mas que é normalmente chamado de “libertação”.

Pentecostais afirmam que as pessoas possuídas podem ser entregues através da oração por outros cristãos ou líder espiritual reconhecido. O Pentecostalismo é uma tradição cristã internacional e as práticas de libertação específicas podem variar muito pelo mundo.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a crença em demônios permanece alta. Mais da metade de todos os americanos acreditam que demônios podem possuir pessoas.

Assim, apesar do ceticismo moderno, o exorcismo permanece uma prática comum dos cristãos ao redor do mundo.

Foto: http://www.freepik.com/

Recomendado pelos Jovens Católicos:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, saiba o significado e importância disso para os jovens católicos no dia a dia

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, veja o significado

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, saiba o significado e importância disso para os jovens católicos no dia a dia. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner Popup escapulário de nossa senhora do carmo