Hora do Diabo: Por que 3 Horas da Manhã É Conhecida como a “Hora do Diabo”, Relação com a Hora da Misericórdia, o que Devemos Fazer Nesse Horário, Onde Está na Bíblia Sagrada

Hora do Diabo ❤️ o que é, são as 3 da manhã, por que rezar

Medalhas de São Bento Originais

O ensinamento da Igreja diz nada sobre o horário das 3 da manhã. Porém, na cultura popular, se tornou conhecido como “hora do diabo”.

Isso acontece porque a tradição do Evangelho relata que Jesus morreu às 3 da tarde, e assim, porque o diabo gosta de zombar de Deus, a hora inversa de 3 da manhã seja considerada o momento que o diabo escolhe se manifestar com mais força no mundo.

Alguns também afirmam que devido à grande quantidade de pecado cometido às 3 da manhã, a Comunhão dos Santos frequentemente desperta indivíduos neste horário para induzi-los a rezar pelos outros.

Tudo isso, obviamente, deve ser considerado com sabedoria.

Nenhuma destas noções populares é profundamente enraizada na tradição católica, nem tem ampla aceitação.

Hora do Diabo

A hora das bruxas, ou hora do diabo, é um termo que se tornou popular em 1835 para definir a hora da noite em que se acredita que os poderes das trevas são mais fortes.

Segundo a tradição, é durante a hora das bruxas que um mágico, demônio, ou bruxa está no auge de seus poderes e os seres sobrenaturais estão mais ativos.

Enquanto a origem da ideia da hora da bruxa não seja clara, Shakespeare aludiu ao conceito em sua peça Hamlet, “Agora é a hora das bruxas da noite, quando os cemitérios bocejam e o próprio inferno exala Contágio para este mundo”. Enquanto a maioria se refira para as horas entre 2 e 4 da manhã, como hora da bruxa, a “hora da noite das bruxas” era meia-noite.

A literatura psicológica registra que as horas entre meia-noite e 4 da manhã sejam as horas de pico para relatos de atividade sobrenatural, com a hora entre 3 e 4 sendo a mais forte. Por uma época a Igreja Católica proibiu as mulheres de sair entre 3 e 4 da manhã.

As mulheres que desrespeitavam esta regra eram vistas com desconfiança pela fundação religiosa. A crença inicial na hora do diabo sugeria que no início da manhã é quando a menor quantidade de oração estava sendo oferecida, liberando os espíritos da escuridão para fazer seu trabalho sem impedimentos pela intervenção divina. Mais recentemente, as horas entre meia-noite e 2 da manhã são consideradas a hora do diabo.

Hora do Diabo, E na Bíblia?

Apesar da especulação comum, e muitas vezes selvagem, sobre a hora do diabo ou hora das bruxas, não há nada na Bíblia para substanciar a ideia.

Quando Jesus foi preso, Ele disse à turba, “Mas esta é a hora de vocês – quando as trevas reinam”, Lucas 22:53, mas isso não tem a ver com o conceito de hora do diabo.

Jesus não estava falando de uma hora real do dia; Ele estava simplesmente dizendo que as forças das trevas tinham sido permitidas a prendê-Lo. Se não tivessem recebido permissão divina para agir, os líderes do templo teriam sido impotentes para prejudicar o Filho de Deus.

Se ou não há de fato uma hora do diabo, não é da preocupação real para cristãos. Quando entrega a vida para senhorio de Jesus, vence quaisquer poderes das trevas que mantinha a pessoa cativa.

O poder do sangue de Cristo quebra quaisquer correntes que Satanás tinha usado para prender as pessoas.

Entre para o grupo de whatsapp dos jovens católicos

Se o relógio diz que é 3 da manhã, ou 3 da tarde, as forças malignas não têm poder sobre os indivíduos. Os fiéis têm o mesmo acesso para Deus no meio da noite, como têm durante o dia.

Salmos 139:12 é uma boa oração para os que acordam com medo, “Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa”.

É importante também lembrar que a “hora do diabo” no fuso horário é em plena luz do dia em outro lugar. Deus não dorme ou fica distraído simplesmente porque em certa parte do mundo é 3 da manhã, Salmos 121:3-4, Daniel 2:22.

Mesmo quando as pessoas estão dormindo, o Senhor está acordado e vigilante, Isaías 27:3.

Você pode curtir isso:

Escuridão da Noite

Uma razão que as pessoas tendem a acreditar na ideia da hora do diabo é que tanto mal acontece durante a escuridão da noite.

Acorda-se pela manhã para saber de estupros, roubos, tráfico de drogas, e assassinatos que aconteceram enquanto dormia.

Parece que Satanás deve ter sido mais ativo durante este momento. Mas é importante lembrar que cada atitude má teve uma escolha humana por trás. Jesus disse, “E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.”, João 3:19-20.

Por mais que se queira culpar Satanás por todos os males do mundo, o fato é que os seres humanos escolhem seu próprio mal. Muito do que é feito durante a hora do diabo é feito a partir de corações humanos dedicados aos objetivos de Satanás, Mateus 15:18-19, João 8:44.

Por vezes, o Senhor pode acordar os fiéis pela noite para interceder por algo que não sabem ainda. Ao invés de ficar na cama com medo de uma hora do diabo imaginária, pode usar os momentos de vigília para louvar a Deus.

O fiel pode rezar pelas pessoas que aparecerem na mente, sabendo que o Senhor do universo está tão ativo no meio da noite como Ele está em qualquer outro momento.

Deve ver as horas logo pela manhã não como “hora do diabo”, mas como uma “hora da vigília”, como Jesus pediu para discípulos Deles a fazer.

Na noite antes que Ele fosse para cruz, Jesus pediu a eles para “vigiai comigo”, Marcos 14:37-38. Ele pede para cada católico fazer o mesmo.

Se acontecer de estar acordado no meio da noite, pode usar este momento para purificar o próprio coração diante Dele e rezar pelo dia seguinte para não “entrar na tentação”, Marcos 14:37. Desta forma, é possível resgatar o que Satanás pode ter planejado para o mal e deixar que Deus o use para o bem, Gênesis 50:20.

Siga o Perfil Oficial do site Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp