O casamento proporciona muitas mudanças, e com estas aparecem conflitos. Para que os casais sejam auxiliados, muitas religiões promovem encontros especiais, podendo ser opção para as pessoas que buscam por conciliação. Há o grupo denominado ECC, Encontro de Casais com Cristo, da Igreja Católica, por exemplo. Este grupo iniciou no ano 1970, em São Paulo, Vila Pompéia, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
E na atualidade, tem presença em 223 arquidioceses. Porém, há mais encontros para casais da Igreja Católica.
Em 2019, sendo o tema “Puros como Sara e Tobias”, foi realizado pela Comunidade Canção Nova, o Acampamento para Casais, na própria sede, em Cachoeira Paulista, São Paulo.
O Que é ECC – Encontro de Casais com Cristo?
O ECC, Encontro de Casais com Cristo é serviço da Igreja favorecendo a evangelização familiar.
Com foco em construção do Reino de Deus aqui, agora, partindo da comunidade paroquial, família, a mostrar pistas ao reencontro dos casais com eles mesmos, com a comunidade, com os filhos, e em especial, com Cristo.
Para tal, busca entender o significado do “ser Igreja hoje”, e do próprio compromisso em relação à justiça social e dignidade da pessoa humana.
Evangelização da família e matrimônio representa missão da Igreja toda, para que os fiéis todos cooperem conforme as próprias vocações e condições.
E deve partir do exato conceito da família e matrimônio, para luz da Revelação, de acordo com Magistério da Igreja.
Como Surgiu o ECC – Encontro de Casais com Cristo?
ECC surgiu com o sacerdote inquieto Pe. Alfonso Pastore, este que fez dedicação da vida sacerdotal para Pastoral Familiar, para Pastoral Carcerária e Pastoral da Saúde.
Começava no ano de 1970, em São Paulo, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Vila Pompéia.
Seu fundador afirmou textualmente, “começou porque Deus quis, e a presença e atividade do ECC no Brasil são a prova da ação de Deus na humanidade”.
ECC – Encontro de Casais com Cristo, na Atualidade
Na atualidade, ECC se caracteriza realidade no país todo, de leste a oeste, norte a sul, com presença e atuação nas 223 arquidioceses. E se encontra estruturado em 16 regionais, com divisão geográfica da CNBB.
ECC favorece de modo eficiente para que se constituam as famílias de “Igrejas Domésticas”, “Educadoras na Fé”, “Formadoras de Pessoas”, “Promotoras do Desenvolvimento”.
Com seu lugar insubstituível em vivência e anúncio do Evangelho, já que o “Futuro da Humanidade Passa pela Família”.
Como É o Evento dos Encontro de Casais com Cristo?
O ECC é serviço da Igreja para que a família seja evangelizada, a “Igreja Doméstica”, primeiro núcleo da evangelização, “santuário da vida”.
E para que os casais sejam despertados às pastorais paroquiais, integrados de forma devida em Pastoral de Conjunto da Arquidiocese.
ECC, com idealização por Pe. Alfonso Pastore, a ser desenvolvido nas 3 diferentes etapas, inter-relacionadas entre si, indispensáveis, cada etapa apresentando finalidades e características próprias.
E uma etapa vai preparar a outra e deve ser notada partindo do crescimento da sua comunidade e dos seus integrantes.
– Etapa 1
Trata-se do momento missionário e evangelizador, um despertar, convite para casais que estão afastados da Igreja.
É visado por essa etapa, em especial, o despertar dos casais para viver o casamento de modo cristão.
Partindo de valores cristãos e humanos do casamento, de graças da Espiritualidade Conjugal, Familiar e Apostólica e de Sacramento do Matrimônio.
E inspiração do relacionamento maior entre membros da família e cônjuges.
Como levar casais da paróquia para ação em seus vários setores, a abrir-lhes possibilidade da doação, e por pós-encontro, conferir motivação ao engajamento.
Gerar convivência fraterna em paróquia como grande missão de ECC, grande apelo.
– Etapa 2
Essa etapa é para levar o casal à reflexão acerca do sentido real da fé batismal, a viver de forma plena a mensagem de Jesus.
Tem foco ainda a oferecer conhecimento para o casal de Documentos da Igreja e das Diretrizes da Ação Evangelizadora, a indicar, no final, o que se caracteriza “ser Igreja no mundo de hoje”.
– Etapa 3
A etapa 3 proporá reflexão profunda ao casal, adulta e séria do homem que está em sociedade repleta de opressão, injustiças, egoísmo, miséria, marginalização e dominação.
E leva para reflexão o casal, acerca de dignidade do ser humano, com criação à imagem e semelhança de Deus, as injustiças sociais que o impedem como “pessoa” e de levar vida como cristão.
O seu relacionamento com demais homens. O preparo dos filhos à realidade do cotidiano, para “ser”, e não “ter”.
Espiritualidade do ECC – Encontro de Casais com Cristo
A tônica do ECC é a Espiritualidade, e tem fundamento em 5 básicos pontos que são doações, pobreza, simplicidade, alegria e oração.
A doação sendo essência da vida cristã. A pobreza, ação evangélica fundamental para que Reino de Deus seja colhido.
Simplicidade representa ação que tem tradução no estilo espontâneo, autêntico e simples em se relacionar com outros.
A alegria vem da certeza que o bem vence e é vivenciada em encontro, doação, partilha, em comunhão com a outra pessoa. A oração representa relação pessoal do homem junto a Deus em Jesus Cristo.
E reúnem-se a esses valores a gratuidade, missionariedade, e fraternidade.
Foto de David Vilches na Unsplash
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o perfil dos Jovens Católicos no Instagram
- Conheça nossos produtos na loja oficial dos Jovens Católicos
- Conheça nosso E-book que ensina formar um grupo jovem na sua igreja
O ECC é maravilhoso , minha filha e o esposo são coordenadores da ECC , aqui na paróquia Santuário do Rosário de Fátima, na Serra ES pároco Pe.Luchi …já faz 5 anos. Casais não deixam de fazer , participar.
É muito bom mesmo Mônica! Assim que eu tiver uma esposa e, prestes a casar, com toda certeza farei o Encontro de Casais com Cristo – ECC. <3
Meus pais são coordenadores do ECC em breja grade do Araguaia no Pará eles fazem um lindo trabalho juntamente com todos os casais que participam.
Que legal Laurinete! O ECC é de vital importância para Igreja Católica… Dê os parabéns aos seus pais por mim. Bjs!