Por que o Beato Carlo Acutis é influência santa para juventude católica
Por que o Beato Carlo Acutis é influência santa para juventude católica

Beato Carlo Acutis, a influência santa para juventude católica

Beato Carlo Acutis, um adolescente italiano católico que morreu em 2006, foi beatificado em 10 de outubro de 2020 em Assis. Acutis, um gamer e programador de computador que amava futebol e a Eucaristia, chamou atenção do mundo todo.

Papa Francisco se referiu a Carlo como modelo de santidade na era digital. A vida de Carlo deve ensinar os jovens de hoje a como usar adequadamente e aproveitar da tecnologia, incluindo internet e mídias sociais.

Ele morreu em 12 de outubro de 2006, e foi sepultado em Assis, a pedido dele, por causa do amor por São Francisco de Assis. A causa dele para canonização começou em 2013. Ele foi designado “Venerável” em 2018, e foi designado “Beato” em 10 de outubro de 2020.

Beato Carlo Acutis
Beato Carlo Acutis, o futuro santo da igreja católica

Vida do Beato Carlo Acutis

Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, embora a família dele se mudou para Milão logo após. Desde jovem, Carlo parecia ter um amor especial por Deus, mesmo embora seus pais não fossem especialmente devotos.

A mãe dele disse que ela tinha ido à missa apenas na Primeira Comunhão dela, confirmação e casamento, mas que a devoção inexplicável e única do jovem Carlo, a levou à conversão profunda.

O padre promovendo a causa dele para santidade notou que Carlo “conseguiu levar seus parentes, seus pais, para missa, todo dia. E não era o oposto; não foram os pais levando o pequeno garoto para missa, mas foi Carlo que conseguiu ir à missa convencer outras pessoas a receber a comunhão diariamente”.

Que inspiração para uma criança ser modelo de testemunho de fé para uma família! Ele tinha o dom da empatia e foi conhecido por defender as crianças na escola que eram perseguidas, especialmente as com deficiência.

Carlo amava futebol e video games. Ele tentou permanecer disciplinado e apenas jogava games por uma hora por semana, mesmo embora ele realmente desejasse jogar muito mais. E também comprou livros de programação de computador e se ensinou a programar computador e animação.

Ele tinha uma grande devoção para Maria, amava rezar o Rosário. E ia para missa e confissão tanto quanto pudesse. Carlo Acutis amava a Eucaristia e era fascinado pelos milagres eucarísticos.

Ele pediu aos pais para levá-lo às peregrinações, aos lugares de santos, e para locais de milagres eucarísticos. Usando sua pesquisa, começou a criar o que eventualmente se tornaria um site para catalogar e compartilhar informação com outros.

Carlo estava preocupado com pessoas crescendo, distantes da Igreja e sacramentos, e desesperadamente desejava trazê-los de volta. No site, ele dizia para as pessoas que “quanto maior a frequência que nós recebemos a Eucaristia, mais nós nos tornaremos como Jesus, para que nesta Terra tenhamos uma amostra do céu”.

Doença e Morte

Aos 15 anos, Carlo foi diagnosticado com uma leucemia intratável. Ele ofereceu seu sofrimento para outros lidando com doença e disse, “Eu ofereço todo o sofrimento que terei que passar para o Senhor, para o Papa, e Igreja”. Carlo morreu desta doença em 12 de outubro de 2006.

Em seu pedido, foi sepultado em Assis, por causa do amor por São Francisco. Sua causa para canonização começou em 2013 e ele foi designado “Venerável” em 2018. Um milagre de cura foi atribuído para intercessão dele, e ele foi designado “Beato” em 2020.

O túmulo de Carlo foi aberto e o corpo intacto dele está em repouso em uma tumba de vidro onde pôde ser venerado pelos peregrinos. Ele está com jeans e um par de Nikes, as roupas casuais que preferia para vida.

O reitor do Santuário da Espoliação em Assis, onde está o túmulo de Acutis localizado, o chamou de testemunha de que a santidade pode ser alcançada por adolescentes. “Pela primeira vez na história, nós veremos um santo vestido em jeans, tênis, e suéter”, o reitor disse.

“Isso é uma grande mensagem para nós, nós podemos sentir a santidade não tão distante, mas algo muito ao alcance de todos, porque o Senhor é o Senhor de todos”.

Arcebispo Domenico Sorrentino de Assis disse, “Carlo é um garoto do nosso tempo. Um garoto da era da internet, e um modelo de santidade da era digital, como Papa Francisco o apresentou em sua carta para os jovens ao redor do mundo. O computador… se tornou uma maneira de ir pelas ruas do mundo, como os primeiros discípulos de Jesus, para trazer aos corações e lares o anúncio da paz verdadeira, que sacia a sede do infinito que habita o coração humano”.

No site dele, Carlo escreveu uma lista de instruções para se tornar santo… Mas sua primeira regra era essa, “Você deve desejar isso com todo seu coração”. Este é o legado do Beato Carlo Acutis, um jovem moderno, comum, que assistia desenhos e usava a internet e desejava santidade com todo coração dele.

Este é o motivo que o mundo o ama. Porque ele mostra para todos que a santidade é possível. Para cada um dos fiéis. Mesmo se tiver uma conta do Instagram, mesmo se for um gamer. Carlo Acutis nasceu em 1991. Esse fato apenas é um testemunho, a santidade é possível! Para todos e agora, mas é necessário desejá-la.

Ele já é Santo da Igreja Católica?

Pelas últimas décadas, foram destravadas as engrenagens pelo Vaticano, de processos para que a nomeação dos novos santos fosse acelerada, a bater recordes da concessão de títulos do gênero.

Assim, fica prestes ao reconhecimento do primeiro pertencente à geração millennial, como as pessoas nascidas entre 1980 e 1996 são conhecidas. Beato Carlo Acutis, o adolescente que faleceu em 2006 de leucemia, com idade de 15 anos, foi então beatificado em 2020 na Itália. Trata-se do último passo anteriormente à canonização.

Assuntos católicos relacionados

Frases do Beato Carlo Acutis

  • A única coisa que nós temos que pedir a Deus na oração é a vontade de ser santos.
  • Estou feliz em morrer, porque vivi minha vida sem perder nem mesmo um minuto dela com coisas que Deus não gosta.
  • Ser cristão, para mim, significa observar o mundo e levar minha alegria e a minha força aos demais.
  • Peça ao seu Anjo da Guarda para ajudá-lo continuamente, de modo que ele se torne seu melhor amigo.
  • A nossa meta deve ser o infinito, não o finito. O infinito é a nossa pátria. Desde sempre o Céu nos espera.
  • Todos os dias vivo a Eucaristia como um diálogo constante com Jesus, como uma autêntica esperança. A Eucaristia é a minha autoestrada para o céu.
  • Os amigos são uma das nossas maiores riquezas, devem ser cultivados, com muito cuidado e ternura.
  • A tristeza é o olhar voltado para si; a felicidade é o olhar voltado para Jesus.

Por que Beato Carlo Acutis é um dos Patronos da JMJ 2023 em Lisboa?

Beato Carlo Acutis é um dos 13 patronos da JMJ 2023 em Lisboa. Foi anunciado por Cardeal Manuel Clemente, patriarca de Lisboa. Ele destacou o amor de Carlo Acutis por Nossa Senhora e Eucaristia. Ele disse que “ele fez do seu sofrimento uma oferta e foi feliz”.

Recomendado pelos Jovens Católicos:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, saiba o significado e importância disso para os jovens católicos no dia a dia

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, veja o significado

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, saiba o significado e importância disso para os jovens católicos no dia a dia. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço da Medalha de São Bento Original com medalha de São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora de Fátima