O que é batalha espiritual? São Pedro, em primeira carta encíclica, diz “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;”, 1 Pedro 5:8.
Do início, o Apóstolo sabia bem que o Inimigo estava à espreita e pronto para construir a morte das pessoas.
Ele não tinha nenhuma das noções humanas modernas que Lúcifer é um mito. Um dos maiores objetivos do diabo é que as pessoas vão ignorá-lo ou pensar que ele não existe. Ao invés, é importante ser vigilante!
“Onde quer que Deus erga uma casa de oração, o diabo sempre constrói uma capela ali: E será encontrado, após exame, este último tem a maior congregação”, Daniel Dafoe, The True-Born Englishman.
Esta é uma visão fascinante do manual do diabo. Ele é um autor de mentiras e manipulador sutil. Ele não convence uma pessoa a cair da graça de uma vez. Ele astuciosamente atrai alguém cada vez mais longe de Deus, um passo de cada vez.
Há até aqueles que acreditam que estão servindo a Deus, mas estão realmente servindo vários deuses. Satanás espera bem no limite da consciência das pessoas e observa qualquer sinal de fraqueza.
Ele está rondando a cerca procurando por quaisquer brechas nas correntes.
Ele senta à porta das igrejas dos fiéis, por vezes ousando até entrar no nártex ou na entrada.
Quantas vezes se envolveu em fofocas ou calúnias logo após celebração da missa? Aqueles que estão mais próximos de Deus são os que mais caem, mas também são chamados a ser os mais preparados com as próprias armas.
Como Satanás Tenta as Pessoas?
Satanás gosta de tentar as pessoas com dinheiro, fama, sexo, poder e aparência de liberdade. Ele os molda em ídolos e convida as pessoas a lentamente e sutilmente a adorá-los ao invés do bom Deus.
Por vezes, ele consegue isso com um sussurro ou sugestão para fugir da responsabilidade ou pular a oração.
Os fiéis devem ser atentos aos movimentos do inimigo.
Em seu principal romance epistolar, The ScrewtapeLetters, o escritor cristão e apologista C.S. Lewis explica algumas das formas que Satanás tenta as pessoas.
O seguinte são resumos de alguns pontos-chave. Nestas cartas, o demônio chefe Screwtape está instruindo o demônio aprendiz jovem Wormwood.
Assim, as formulações parecerão atrasadas; isso faz parte do brilhantismo da escrita de Lewis porque se tem uma visão em como os demônios planejam a morte das pessoas.
- As forças demoníacas vão tentar convencer os indivíduos a “estimar o valor da oração pelo sucesso em produzir o sentimento desejado”. No entanto, os sentimentos são geralmente produtos apenas de estar sentindo-se bem, bem descansado, e assim por diante em um dado momento.
- Eles vão atacar a ansiedade das pessoas.
- Eles vão imobilizar os fiéis nos sentimentos deles sobre uma situação.
- Vão manter as pessoas fixadas no futuro ao invés do momento presente.
- Vão fazer Jesus parecer longe.
- Eles querem que as pessoas promovam as causas favoritas delas ao invés de buscar Cristo primeiro.
- Eles vão tentar os fiéis a apenas tentar virtude até que fique difícil.
Oração para vencer uma Batalha Espiritual
A oração seguinte, Purifica-Me Senhor, é poderosa e pode ajudar qualquer um que a reza se estão sob ataque ou não, batalha espiritual. Deus nunca deixa ninguém sozinho.
Que o Preciosíssimo Sangue de Jesus, que fluiu das chagas mais sagradas do nosso amado Senhor Jesus derramem sobre mim, para lavar, limpar, purificar, curar, guiar e me proteger de todo mal, dano, doença, e abençoe e faça-me tão santo como eu posso ser. Eu peço isso no Santo Nome de Jesus e através do Preciosíssimo Sangue Dele e Chagas Santíssimas Dele. Amém.
O que Fazer Diante de uma Batalha Espiritual?
A Escritura diz para os fiéis, “Não tenha medo” 365 vezes, uma vez para cada dia do ano.
Não importa os desafios enfrentados na vida, Deus deu para os fiéis muitos dons para fortalecer e encorajar.
- Ler e usar a Escritura – Jesus usou a Escritura para renunciar Satanás, e assim devem os católicos. Armar-se com versículos poderosos que trazem luz, esperança, e paz nas lutas pessoais.
- Praticar a devoção mariana – A Mãe Santíssima é aliada dos católicos, cheia de graça, que conduz cada um para o Filho dela. O Rosário é próprio das armas mais fortes na batalha espiritual do fiel.
- Frequentar os sacramentos – Os 7 sacramentos preenchem os católicos com a graça de Deus. Cada um deles, mas particularmente a Eucaristia, ajudam a nutrir, fortificar, e santificar todos.
- Rezar e jejuar – Jesus disse aos discípulos que certos demônios poderiam ser apenas expulsos por meio da oração e jejum. A oração conecta o fiel com Deus, enquanto o jejum cria um vazio nas pessoas que as lembra que os anseios delas podem apenas ser satisfeitos por Deus.
- Invocar o anjo da guarda – Os anjos da guarda das pessoas não apenas as protegem, mas as inspiram, as instruem e iluminam para sempre ser sobre as coisas de Deus.
Assuntos católicos relacionados
- Maldição hereditária existe segundo a bíblia
- Ler, consultar ou acreditar em signos é pecado para igreja católica
- Usar tabuleiro Ouija é pecado para igreja católica
- Armadilhas de Lúcifer para tirar os jovens da igreja
- Poder da Medalha das Duas Cruzes contra as forças do mal
- Poder da medalha de São Bento contra as forças do mal
- Como rezar o poderoso Terço de São Bento passo a passo
- Ensinamentos de São Bento que valem para toda vida
Papa Francisco Ensina Discernimento para Lidar com Batalhas Espirituais
Para o Papa Francisco, o diabo não é uma figura mítica. “É precisamente a convicção que este poder maligno é presente no nosso meio que nos permite entender como o mal pode, às vezes ter tanta força destrutiva”, ele escreve.
“Nós não devemos pensar sobre o diabo como um mito, uma representação, um símbolo, uma figura de linguagem ou uma ideia. Este erro nos levaria a baixar nossa guarda, a nos descuidar e terminar mais vulneráveis”.
Francisco não está falando sobre possessão diabólica. Ao invés, ele acredita que o diabo “nos envenena com o veneno do ódio, da desolação, da inveja e vício. Quando nós baixamos nossa guarda, ele toma vantagem disso para destruir nossas vidas, nossas famílias e nossas comunidades”.
Neste combate espiritual, cristãos têm armas dadas pelo Senhor, escreve Francisco: “oração cheia de fé, meditação na palavra de Deus, a celebração da missa, adoração eucarística, reconciliação sacramental, obras de caridade, vida de comunidade, vida missionária”. Em suma, ele argumenta, “o cultivo de tudo que é bom, progresso na vida espiritual e crescimento em amor são o melhor contrapeso para o mal”.
Foto: http://www.freepik.com/
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o perfil dos Jovens Católicos no Instagram
- Conheça nossos produtos na loja oficial dos Jovens Católicos
- Conheça nosso E-book que ensina formar um grupo jovem na sua igreja