Católico Faz Planejamento Familiar, É Pecado, o que a Igreja Católica, a Bíblia Sagrada e o Papa Francisco Falam Sobre o Planejamento Familiar para os Católicos

Planejamento familiar ❤️ Como católico pode fazer isso

Como formar um grupo jovem na igreja católica

Católico faz planejamento familiar? Católicos acreditam que o casamento é “uma parceria íntima de vida e amor” estabelecido por Deus e governado pelas leis de Deus.

É enraizado na aliança conjugal, um compromisso vitalício, permanente, e exclusivo feito livremente entre um homem e uma mulher.

Esta relação de amor conjugal, quando celebrada por 2 batizados, se torna um sacramento, um sinal vivo da relação de Deus com a humanidade.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a intimidade sexual, particularmente a relação sexual, é um sinal e penhor desta comunhão espiritual.

Não é “algo simplesmente biológico, mas diz respeito ao ser mais íntimo da pessoa humana”, e “só se realiza de maneira verdadeiramente humana se for parte integrante do amor pelo qual o homem e mulher se comprometem totalmente um com o outro”.

Atos que expressam intimidade sexual entre um casal “são nobres e honrados”, “uma fonte de alegria e prazer”, segundo o Catecismo. Cita o Papa Pio XIII, que escreveu: “cônjuges devem experimentar prazer e gozo do corpo e espírito”, eles “não fazem nada de mal em buscar este prazer e gozo”, porque “eles aceitam o que o Criador desejava para eles”.

Casamento e Procriação de Filhos

Esta intimidade sexual entre cônjuges casados atinge e expressa os 2 fins ou propósitos primários do casamento: a união dos cônjuges e a transmissão da vida, o que o Catecismo chama de “a dupla obrigação de fidelidade e fecundidade”.

A Igreja ensina que estes 2 fins não podem ser separados “sem alterar a vida espiritual do casal e comprometer os bens do matrimônio e o futuro da família”. O amor conjugal “tende a naturalmente ser fecundo”, o Catecismo explica.

“Um filho não vem de fora como algo adicionado no amor mútuo dos cônjuges, mas brota do próprio coração desta doação recíproca, como seu fruto e realização”. Como resultado, “a Igreja… ensina que cada e todo ato do casamento deve permanecer aberto ‘per se’ para transmissão da vida”.

Planejamento Familiar e Contracepção

A Igreja Católica reconhece que os cônjuges podem, por razões justas, desejar espaçar os nascimentos de seus filhos, mas “é seu dever assegurar-se de que o desejo deles não é motivado pelo egoísmo e esteja em conformidade com a generosidade própria de uma paternidade responsável”, Catecismo da Igreja Católica #2368.

O Catecismo continua: “Continência periódica, que é, os métodos de regulação de natalidade baseados em auto-observação e uso de períodos inférteis, está em conformidade com os critérios objetivos de moralidade. Estes métodos respeitam os corpos dos cônjuges, encorajam ternura entre eles, e favorecem educação de uma liberdade autêntica”.

Em contraste, “’toda ação que, se em antecipação do ato conjugal, ou em sua realização, ou no desenvolvimento de suas consequências naturais, propósitos, se como um fim ou como um meio, para tornar a procriação impossível’”, é intrinsecamente mal.

Papa João Paulo II resumiu a objeção da Igreja para métodos contraceptivos diferentes do planejamento familiar natural em sua Exortação Apostólica FamiliarisConsortio: “…A linguagem inata que expressa a doação recíproca total de marido e esposa é sobreposta através da contracepção por uma linguagem contraditória objetivamente, ou seja, a de não se doar totalmente ao outro. Isso leva não apenas a uma recusa positiva para ser aberto à vida, mas também para falsificação da verdade interior de amor conjugal, que é chamado a doar-se em totalidade pessoal”.

Entre para o grupo de whatsapp dos jovens católicos

Você pode curtir isso:

Papa Francisco Defende Proibição do Controle de Natalidade, e Endossa Planejamento Familiar Natural

Papa Francisco endossou o método Billings de planejamento natural familiar, descrevendo como uma “ferramenta valiosa” para casados.

Em uma carta para uma conferência sobre o método, ele enfatizou a importância de entender “a conexão inseparável entre os significados procriativo e unitivo do ato conjugal”.

O Papa chamou para uma nova maneira de pensar sobre a sexualidade humana. Ele falou, “Nós precisamos descobrir a beleza da sexualidade humana por mais uma vez voltando-se para o grande livro da natureza, aprendendo a respeitar o valor do corpo e geração da vida, com uma visão para experiências autênticas do amor conjugal”.

Papa Francisco também discutiu o significado da educação sexual adequada, enfatizando que “o uso de métodos com base em ritmos naturais de fertilidade devem ser encorajados”.

Ele alertou contra dependência de processos artificiais, dizendo que é “errado criar embriões de tubo de ensaio e depois suprimi-los, comercializar gametas e recorrer à prática de paternidade substituta”.

O pontífice exortou a sociedade para ajudar os jovens a se preparar para um amor grande e generoso, citando sua exortação apostólica de 2016, AmorisLaetitia: “Quem é capaz de levar os jovens a sério? Quem os ajuda a se preparar seriamente para um amor grande e generoso?”.

Planejamento Familiar Natural

A Igreja Católica apoia os métodos de Planejamento Familiar Natural, porque eles respeitam o desígnio de Deus para amor conjugal.

Na realidade, este planejamento representa a única abordagem autêntica para planejamento familiar disponível aos maridos e esposas, porque estes métodos podem ser usados para tentar ou evitar gravidez.

O Planejamento Familiar Natural é um termo geral para métodos de planejamento familiar baseados na conscientização da fertilidade que são baseados em ciência, precisos, naturais, saudáveis e eficientes.

Por exemplo, o Centro Católico FertilityCare de WNY oferece instrução em Sistema CreightonModelFertilityCare de Planejamento Familiar Natural. Quando usando este sistema, uma mulher observa mudanças em seu muco cervical e padrões menstruais para determinar quando ela está fértil e infértil.

Este Sistema ajuda casais a atingir ou evitar gravidez com base nos sinais em um ciclo menstrual da mulher. E ensina a mulher a observar suas mudanças corporais e mapeá-las ao longo do ciclo dela.

Este conhecimento do padrão de fertilidade dela permite que os casais tenham relações sexuais em dias férteis ou inférteis para atingir ou evitar gravidez.

Siga o Perfil no Instagram do Jovens Católicos Oficial Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico