Crisma o que é para o jovem católico

Crisma o que é e qual Mensagem trás para o Jovem Católico?

Como formar um grupo jovem na igreja católica

A Crisma, ou Confirmação, é um sacramento da iniciação que completa o batismo por meio do selamento no Espírito Santo e unge o recebedor, como o padre, profeta e rei. Na Igreja Católica, qualquer um que tenha sido batizado adequadamente pode e deve receber a Crisma.

É um Sacramento na Igreja Católica em que aquele que recebe as mensagens para Crisma, recebe os dons do Espírito Santo através da imposição da mão e unção com óleos pelo bispo. É considerado um sacramento de iniciação que significa que leva o fiel mais profundo na comunhão com a Igreja. Os bispos são os ministros originais da Crisma junto com outros sacramentos católicos.

Os bispos são os sucessores dos apóstolos. E eles receberam a plenitude do sacramento das Ordens Sagradas. A administração deste sacramento por eles demonstra claramente que seus efeitos são para unir os que recebem mais próximo para a Igreja, origens apostólicas, e a missão de testemunhar Cristo.

Nas igrejas orientais (ritos não latinos), o sacerdote é o ministro ordinário deste sacramento e realiza isso imediatamente após o Batismo. No entanto, é realizado com óleo de crisma que foi consagrado pelo bispo expressando a unidade apostólica.

No rito latino, que é o maior de todos os ritos, o bispo é o ministro ordinário. No ocidente, a maioria das igrejas tem o bispo que visita a paróquia local para confirmar uma classe inteira (grupo de idade) de estudantes que passam o ano se preparando para Crisma.

Mas, o bispo pode também delegar sua autoridade apostólica para realizar o Sacramento da Confirmação para o padre local que é então capaz de administrar o sacramento sem o bispo ter que estar presente.

Crisma o que é

Como o Batismo que ela completa, a Crisma é dada apenas uma vez, pois também ela imprime na alma uma marca espiritual indelével, o “caráter”, que é o sinal que Jesus Cristo marcou um cristão com o selo de Seu Espírito por vesti-lo com poder do alto, para ser sua testemunha. Em outras palavras, apenas uma vez! É algo permanente que é completo e não expira.

A Crisma católica é realizada com o ministro ordinário estendendo sua mão sobre a pessoa a ser confirmada e ungindo a cabeça dela com óleo da crisma dizendo, “Recebe, por este sinal, o Espírito Santo, dom de Deus”.

A cerimônia real de Crisma é muito mais longa que isso, mas este é o destaque da ação. O óleo da crisma é consagrado pelo bispo na Missa de Crisma na Quinta-feira Santa e é reservado para coisas especiais como Batismo, Crisma, Ordens Sagradas, abençoar sinos das torres, consagração das igrejas, altares, cálices e patenas.

Católico Mirim, material para catequese católica infantil

Crisma o que é e quais seus efeitos? Em resumo, é o pleno derramamento do Espírito Santo como uma vez concedido aos apóstolos no dia de Pentecostes. A Crisma traz os católicos para um aprofundamento da graça batismal e une todos mais firmemente com Cristo. E aumenta os dons do Espírito Santo e deixa uma marca indelével na alma apenas como o batismo.

Você pode curtir isso:

7 Dons do Espírito Santo na mensagem para Crisma

Os 7 dons do Espírito Santo recebidos pela Crisma são:

  • Sabedoria.
  • Entendimento.
  • Ciência.
  • Fortaleza.
  • Conselho.
  • Piedade.
  • Temor de Deus.

Sacramento nas Escrituras Bíblicas

A unção com óleo é uma tradição bíblica antiga originária do Antigo Testamento com o povo judeu. Judeus tinham um messias e geralmente era seu rei na época, no entanto, estavam aguardando também um messias maior, que os libertaria e os ressuscitaria.

Este messias era Jesus. O sinal do Messias era que ele se mostrava real, os messias foram colocados em sua posição por serem ungidos com óleo e uma designação de Deus. Esta tradição continuou no cristianismo com o ensinamento da participação na messianidade de Cristo e o sacerdócio real Dele. Na realidade, o primeiro exemplo da Crisma católica pode ser encontrado em Atos 8:14-17.

Crisma Aumenta os Dons do Espírito Santo

Os católicos desejam saber mais sobre estas graças seladas dentro de si. E são chamados de dons do Espírito Santo. O Papa Francisco de fato fez uma homilia sobre cada um deles, sabedoria, entendimento, ciência, fortaleza, conselho, piedade, e temor de Deus.

O católico tem estes dons desde o Batismo, mas a Crisma aprofunda e fortalece estes, já que atrai o católico ainda mais próximo para Cristo e a comunidade católica. Basta pensar sobre o assunto como uma equipe de jogadores de basquete.

É possível obter alguns bons resultados a partir de uma equipe de jogadores que acabaram de encontrar seu técnico e apenas jogaram juntos algumas vezes, mas vai obter resultados espetaculares de uma equipe de jogadores muito unidos que jogaram com o mesmo técnico por anos.

O Batismo é como ser introduzido à equipe, a Igreja, e o técnico é Jesus. A Crisma é como os anos de prática e construção de equipe que leva para realmente união da equipe.

Siga o Perfil do Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica