Significado da Ingratidão na Bíblia Sagrada

Ingratidão é pecado 🏅 significado na bíblia, que mensagem a Ingratidão passa

Como formar um grupo jovem na igreja católica

De todas as coisas que um ser humano pode ser, uma pessoa ingrata é difícil. Quando as coisas boas acontecem, quando Deus abençoa alguém, quando a família, amigos ou negócios apoiam e tratam bem, e não se reconhece tudo isso, não se é grato, e não mostrar a própria gratidão é uma característica humana terrível. Nesse artigo vamos falar o porque a Ingratidão é um pecado grave e passa uma mensagem péssima sobre a pessoa.

Ingratidão na Bíblia

O escritor de Evangelho, Lucas 17:11-19, diz do encontro de Jesus com 10 leprosos e como 9 ingratos dos 10 foram:
A caminho de Jerusalém, Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galileia. Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância e gritaram em alta voz: “Jesus, Mestre, tem piedade de nós!”. Ao vê-los, ele disse: “Vão mostrar-se aos sacerdotes”. Enquanto eles iam, foram purificados. Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano. Jesus perguntou: “Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro?” Então ele lhe disse: “Levante-se e vá; a sua fé o salvou”.

Porque é pecado grave ser ingrato

A fé no amor de Deus compreende o chamado e obrigação de responder com amor sincero para caridade divina. O primeiro mandamento manda cada um amar Deus acima de tudo e de todas as criaturas por Ele e por causa Dele.

Uma pessoa pode pecar contra o amor de Deus de várias formas, como na ingratidão. A ingratidão falha ou recusa para reconhecer a caridade divina e retornar amor por amor a Ele.

Você pode Curtir isso:

Por que Santos Dizem que Toda Ingratidão é um Pecado?

A ingratidão pode destruir o relacionamento com Deus. Na edição de 1922 de Etiquette, Emily Post menciona mais de uma centena de ocasiões e maneiras em que uma pessoa deve agradecer a outra.

Para Emily, cujo livro serviu como padrão para interação social por gerações, a ideia de deixar de expressar gratidão constituía grande quebra de boas maneiras. A maioria concordaria. Mas para católicos, uma questão mais profunda permanece: a ingratidão poderia constituir um pecado?

São Tomás de Aquino aborda esta questão em Summa Theologiae com uma condenação poderosa da ingratidão. É possível esperar encontrar a questão dele sob o título da caridade, ainda Aquino considera gratidão um componente da virtude cardeal da justiça; assim, a ingratidão viola uma virtude cardeal.

Como tal, Aquino explica, “toda ingratidão é um pecado”. Enquanto Aquino argumenta que a maioria dos pecados de ingratidão é venial, ele escreve que alguns podem ser mortais.

Ele explica que “um homem pode ser ingrato, porque ele não apenas omite pagar a dívida de gratidão, mas faz o contrário. Isso novamente é por vezes mortal e por vez um pecado venial, segundo o tipo de coisa que é feita”.

Em seu tratamento da gratidão e ingratidão, Aquino confia extensivamente em On Benefits, do orador romano Sêneca. Para parte dele, Sêneca foi mais duro sobre a ingratidão do que Aquino. Sêneca escreve, “enquanto os maiores vícios sejam comuns, nenhum é mais comum do que a ingratidão…”.

Sêneca escreve: “Entre as várias faltas dos que passam suas vidas sem cuidado e sem devida reflexão… eu devo dizer que há dificilmente qualquer um tão prejudicial para sociedade como este, que nós não sabemos doar ou como receber um benefício.”.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

É fácil ver como a ingratidão, a falta de gratidão e apreciação pelas boas obras, presentes e bondade, devasta casamentos e famílias, mas Sêneca afirma que prejudica sociedades inteiras.

As pessoas devem também reconhecer que a gratidão genuína para Deus naturalmente se estende para ser grato com outros. Talvez cada um deva começar com aqueles que se esqueceu de agradecer no passado.

Enquanto Aquino argumenta que todo benfeitor deve ser agradecido, a justiça não demanda que sejam agradecidos imediatamente. Assim, é necessário agradecer as pessoas na vida que nunca adequadamente agradeceu.

Como Sêneca colocou, “É ingrato não perceber a bondade, é ingrato não retribuir alguém, mas é o cúmulo da ingratidão esquecer isso”. Por fim, não é apenas educado seguir a orientação de Emily Post para adequadamente expressar gratidão aos outros, é um dever moral e uma virtude essencial. Assim, pode agradecer a quem hoje?

Como o Cristão Católico Deve Lidar com pessoas ingratas

Eliminar ou limitar relacionamentos tóxicos é uma opção. Nem sempre é plausível, mas em alguns casos, isso realmente é a opção mais saudável.

Se comunicar abertamente como a falta de gratidão do outro está influenciando a relação e o outro decide não mudar, pode ter que determinar se ou não deseja continuar essa relação.

Algumas pessoas não vão mudar e é a escolha delas. Mas, o que pode controlar é a própria atitude e comportamento. E por vezes, a maneira mais fácil de certificar que não fica preso na ingratidão negativa e frustração contínua é limitar o tempo com esta pessoa ou não participar mais nesta relação.

Não é bom tomar esta decisão imediatamente quando estiver frustrado pelo comportamento do outro. Reservar tempo para refletir se limitar ou eliminar a relação é realmente a decisão correta para si.

Se puder ainda dizer que após acalmar as emoções na relação para situação que precisa limitar ou eliminar o relacionamento, então pode ficar tranquilo que não era apenas uma reação emocional que veio da frustração.

Mensagens Sobre Ingratidão

  • Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também. – 2 Timóteo 3:1-5.
  • Quem retribui o bem com o mal jamais deixará de ter mal no seu lar. – Provérbios 17:13.
  • Pois quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E, se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse? – 1 Coríntios 4:7.
  • Dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. – Efésios 5:20.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico